Quando surgiu a tecnologia na educação? A história da tecnologia na educação se desenvolveu a partir da década de 1940 nos Estados Unidos com o objetivo de formar especialistas militares com o auxílio de ferramentas audiovisuais, durante a Segunda Guerra Mundial.
As discussões sobre o uso de tecnologias na educação começaram ainda na década de 1980, segundo o professor da área de tecnologias da educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) Gilberto Santos. Nessa época, a internet estava apenas começando.
Tal realidade começou a mudar com a realização de seminários nacionais de informática nos anos de 1981 e 1982, bem como com o compromisso do MEC, a partir de 1982, em criar mecanismos colaborativos ao estudo e à inserção dos computadores nas escolas.
Qual foi a primeira forma de tecnologia utilizada na educação?
No entanto, a educação vive as voltas com as tecno- logias desde 1650. Com aparatos como o Horn-Book (tratava-se de uma madeira com impressos), utilizado para alfabetização de crianças e textos religiosos (era uma forma na época colonial de ajudar as crianças a aprender a ler e escrever).
A inserção de tecnologias digitais no ambiente educacional possibilitou a criação de um espaço de aprendizado mais dinâmico e interativo. Plataformas de aprendizagem online, softwares educacionais, realidade virtual e aumentada, e recursos multimídia, tornaram-se ferramentas fundamentais para o ensino.
O avanço das tecnologias de informação possibilitou a criação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, o que permite maior disponibilidade de informação e recursos para o educando, tornando o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador.
Por exemplo, a tecnologia pode ajudar a personalizar a aprendizagem, permitindo que os alunos aprendam no seu próprio ritmo e de acordo com suas necessidades individuais. Ela também pode aumentar o engajamento dos alunos, tornando a aprendizagem mais interessante e relevante para eles.
A história da tecnologia na educação se desenvolveu a partir da década de 1940 nos Estados Unidos com o objetivo de formar especialistas militares com o auxílio de ferramentas audiovisuais, durante a Segunda Guerra Mundial.
A Tecnologia Educacional é um conceito que diz respeito à utilização de recursos tecnológicos para fins pedagógicos. Seu objetivo é trazer para a educação – seja dentro ou fora de sala de aula – práticas inovadoras, que facilitem e potencializem o processo de ensino e aprendizagem.
Nos primórdios do século XX, a tecnologia educacional era caracterizada pela intro- dução da máquina de escrever e do projetor de slides. Estes dispositivos foram inovações significativas, proporcionando uma maneira mais eficiente de criar e compartilhar informa- ções na sala de aula.
As novas tecnologias na educação facilitam a personalização do aprendizado, já que há ferramentas para identificar as facilidades e gargalos de cada estudante. Além disso, é possível desenvolver atividades mais interessantes e interativas.
A tecnologia na educação, quando usada da forma correta, torna-se uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes. Por meio dela, os alunos podem acessar conteúdos relevantes, mergulhar em um universo de novos conhecimentos e manter uma proximidade muito maior com os educadores.
A tecnologia permite que os estudantes acessem uma vasta quantidade de informações e recursos educacionais de forma rápida e fácil. A internet, por exemplo, é a principal fonte de conhecimento que pode ser explorada pelos estudantes e professores para complementar suas aulas e realizar pesquisas.
Concluiu-se que ao utilizar a tecnologia na escola relacionando seu uso a favor da educação, ela auxilia muito na construção e busca por conhecimentos, ampliando novos horizontes, facilitando o crescimento educacional do aluno, e disponibilizando de aulas mais interessantes e proveitosas.
Qual foi a primeira iniciativa de uso da tecnologia na educação?
A introdução dos computadores na educação foi uma das primeiras e mais impactantes iniciativas no uso da tecnologia no contexto educacional. Ao trazer recursos interativos e acesso à informação, os computadores revolucionaram a forma como o ensino e a aprendizagem ocorrem.
permite a personalização da aprendizagem, por meio de plataformas adaptativas; torna a gestão escolar mais eficiente e ágil, com o uso de softwares para gestão escolar; melhora a qualidade das avaliações, além de reduzir seus custos e agilizar a correção dos testes.
A tecnologia pode ser aplicada de várias formas na educação: na otimização da gestão escolar, no planejamento de aulas, no ensino híbrido, nas tarefas de casa e, também, no ensino em sala de aula.
Por intermédio da tecnologia na educação, os alunos podem adquirir novas habilidades e também desenvolver seus conhecimentos por meio de diversos programas on-line que oferecem a oportunidade de aprender diversos temas interessantes e úteis para suas respectivas áreas de trabalho ou estudos.
A tecnologia não é obra de demônios, mas da humanidade: as tecnologias fazem parte do desenvolvimento natural de todo e qualquer ser humano (FREIRE, 1968).
O que pode ser considerado tecnologia na educação?
Ensino híbrido, sala de aula digital, computadores e outros devices, lousa digital e ambiente virtual de aprendizagem são exemplos de tecnologias educacionais. E as instituições de ensino precisam adotar esses recursos se desejam criar um espaço inovador, atrativo e criativo para estudantes e professores.
O uso da tecnologia na educação, com recursos em sala de aula, pode estimular a criatividade, o raciocínio lógico, a colaboração, a capacidade de pesquisa e outras competências importantes para o mundo contemporâneo, para entender as tendências e desenvolver as habilidades para o futuro.
Entre os principais exemplos de tecnologia nas escolas estão: lousa digital, jogos, notebooks, softwares, soluções integradas, realidade virtual, aplicativos, sala de aula digital e muitos outros.
Tecnologia é a técnica evoluída, que é fruto de ideias oriundas do passado que ao longo dos anos foram sendo modificadas e aprimoradas, principalmente após 1970, início da terceira Revolução Industrial, quando o conhecimento científico e a pesquisa deram um salto gigantesco.