Segundo a diretora Flávia, a proposta do cabelo maluco surgiu entre os membros da equipe pedagógica que assistiram na mídia a atividade na internet e daí foi um pulo a ideia de articular o encanto da brincadeira com o interesse das crianças, e com as propostas de aprendizagem e total apoio e participação das famílias.
A Dayane Lobato entrou na brincadeira com os filhos Adrian Gerard e Ayla, numa escola da Zona Sul da capital. O Adrian tem autismo e o hiperfoco dele e o tema de planetas 🪐, que também virou o tema do "cabelo maluco". Já a Ayla optou por lindos e coloridos cupcakes 🧁.
A tendência do "Cabelo Maluco" teve suas raízes nas redes sociais, particularmente no TikTok e Instagram. Influenciadores e pais começaram a compartilhar vídeos e fotos de seus filhos com penteados coloridos e divertidos, utilizando hashtags como #CabeloMaluco e #CrazyHairDay.
Dentro da programação da SEMANA DA CRIANÇA aconteceu o "Dia do Cabelo Maluco" tendo por objetivo incentivar as crianças a usarem a criatividade. As crianças foram encorajadas a irem para a escola com o penteado mais criativo possível.
A celebração fortalece o senso de comunidade na escola e encoraja a diversidade, enquanto todos têm a oportunidade de mostrar sua personalidade de forma única e divertida. É um dia especial em que a imaginação dos alunos se reflete em seus cabelos. 📷🥳 Confira os divertidos cliques!
A jovem também revelou que, além de fazer penteados criativos, sua mãe, April Castillo, também é confeiteira. “Ela não fez uma trança espinha de peixe porque ainda é uma iniciante na arte de fazer tranças, então esse modelo era um pouco complexo para ela. Ela fez o que podia e ainda assim teve sucesso”.
“O cabelo maluco, para além das maluquices do gel e das cores, traz em si um uma potência, que se traduz pela parceria entre a escola e sua comunidade, e é mágico poder fazer parte desse projeto que engajou a todos, fruto de um processo de conquista e consolidação dos laços com a comunidade do entorno”, constata Milene ...
Donuts, pipoca, macarrão instantâneo, aranha, barbie, docinho de festa. Esses adereços criativos e inusitados fizeram parte do penteado dos alunos das escolas municipais de Nova Iguaçu, nesta quarta-feira (11), no Dia do Cabelo Maluco.
Como trabalhar o Cabelo Maluco na educação infantil?
Pode ser penteando os cabelos, organizando os materiais e espaço, registrando ou utilizando outros materiais disponíveis. Valorize as diferentes ações das crianças, observando, apoiando e respeitando aquelas que não desejam se envolver na brincadeira com os cabelos.
O Dia do Cabelo Maluco é a versão brasileira do Crazy Hair Day, tradicional evento das escolas e creches nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, começou a viralizar aos poucos nas redes sociais, principalmente no Tiktok. Nos vídeos, postados por familiares, mostram as crianças com os cabelos mais criativos e inusitados.
A ideia de usarmos o macarrão instantâneo surgiu da alergia que ela tem a tintas. Procuramos algo diferente e que ficasse bem maluco. Ela quase não dormiu querendo fazer logo o penteado”, disse Igor Dutra, pai da Fátima, de três anos.
Dia 6 de março celebra-se o Dia Mundial do Cabelo, um dia para refletir sobre a importância de cuidar da saúde do nosso cabelo. Embora não se saiba ao certo porque é que este é o dia escolhido no calendário, é certamente a oportunidade perfeita para dar ao seu cabelo alguns mimos extra.
Qual o objetivo de trabalhar o cabelo na educação infantil?
Objetivos: Reconhecer algumas características dos cabelos; Valorizar as diferenças relacionadas a cor de pele e ao tipo de cabelo; Cuidar do corpo; Respeitar-se e respeitar o outro valorizando asas diferenças físicas de cada um.
O objetivo pedagógico do "Dia do Cabelo Maluco" é para que além de demonstrar a criatividade, nossos alunos percebam que podemos ser diferentes uns dos outros e a respeitar tais diferenças.
Nas últimas semanas, o "dia do cabelo maluco" vem bombando nas redes sociais. A ideia da brincadeira é simples: apostar nos penteados mais criativos nas cabeças das crianças para um dia de diversão na escola.
O dia foi foi organizado por diversas escolas com o objetivo de promover um dia leve, divertido e também encorajar a autoexpressão dos estudantes através de um penteado.
A trend do momento é com os pequenos. Crianças com cabelos diferentões estão tomando as redes nesta véspera de Dia das Crianças, 11 de outubro. Tudo isso porque o Dia do Cabelo Maluco, que acontece próximo a data voltada para a garotada, chegou.
O cabelo ondulado ressecado exige produtos hidratantes e nutritivos, quanto os oleosos pedem produtos que controlam a oleosidade, agora o cabelo ondulado com pontas frágeis e quebradiças precisam de produtos de reparação. Dessa forma é possível entender qual produto utilizar na rotina de cuidados com o cabelo ondulado.
A jornada pela história do cabeleireiro e dos penteados modernos começa na antiguidade. Esta é a época em que as primeiras ferramentas de corte de cabelo apareceram. Na maioria dos casos, elas se assemelhavam às lâminas retas ou ganchos afiados de hoje.
A expressão “Bad Hair Day”, caso você siga a tradução literal, significa “Dia do Cabelo Ruim”, e realmente é muito difundida para se referir àqueles dias em que você se olha no espelho e não se sente satisfeito com a cabeleira.