História do Dia do Pi O físico Larry Shaw iniciou o “Pi Day” em 1988 no Exploratorium de São Francisco para celebrar o famoso número e a matemática em geral. Em 2009, a Câmara dos Representantes dos EUA aprovou uma resolução para reconhecer o Dia do Pi.
A comemoração é feita no dia 14 de março porque a notação americana da data (3/14, com o mês na frente) faz referência à redução mais notável de pi: 3,14. A data foi transformada em Dia Nacional de Pi pelo Congresso dos EUA em 2009.
A história do π começa há muitos anos com os egípcios, chineses e mesopotâmicos. Ao calcular a razão entre a medida do comprimento de uma circunferência e o seu diâmetro, observou-se que esse valor era sempre constante.
Os primeiros 17 dígitos do pi, o qual tem mais de 2 mil anos de idade são 3,1415926535897932… A notação matemática da constante, π, foi definida pelo matemático Leonhard Euler (1707-1783) e é essencial para a área das ciências exatas, pois ela indica a relação entre o comprimento de um círculo com o seu diâmetro.
A letra grega π (lê-se: pi), foi adotada para o número a partir da palavra grega para perímetro, "περiμετρος", provavelmente por William Jones em 1706, e popularizada por Leonhard Euler alguns anos mais tarde. Ele é um número irracional, com infinitas casas decimais e não periódico.
Os primeiros estudos sobre essa constante foram feitos por Arquimedes na Antiguidade. Tanto que uma de suas nomenclaturas é a Constante de Arquimedes. A letra grega que o representa, como conhecemos hoje, o π, foi introduzida por William Jones, em 1707.
Hoje, 14 de março, o mundo inteiro celebra o Dia do Pi — ou Dia da Aproximação de Pi, para os matemáticos e fãs de plantão. Trata-se de uma data comemorativa em homenagem à constante π, usada para cálculo das medidas de uma circunferência e com impacto real na vida de muita gente.
O número é uma constante representada pela letra grega p, que dá nome a ele. Essa data foi escolhida para a homenagem em função do modelo norte-americano para representação de datas. Lá o mês aparece primeiro que o dia, dessa forma, a data 03/14 mostra o padrão inicial da sequência de Pi: 3,14.
O primeiro uso da letra π para representar a razão entre o comprimento e o diâmetro de uma circunferência foi o matemático galês William Jones em 1706.
A área de um círculo é pi vezes o raio elevado ao quadrado (A = π r²). Aprenda a usar esta fórmula para calcular a área de um círculo, quando souber a medida do diâmetro. Criado por Sal Khan e Instituto de Tecnologia e Educação de Monterey.
Além disso, esse data presta homenagem ao nascimento do respeitado físico alemão Albert Einstein (1879-1955). As festividades do Dia do Pi iniciam exatamente à 1 hora e 59 minutos no horário de cada nação, coincidindo com os próximos algarismos que são 159.
Em alguns países falantes do inglês, como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, a data é celebrada com tortas. Isso acontece porque, no idioma, a pronúncia de Pi (pi) e de torta (pie) são iguais (a pronúncia é equivalente a "pai" em português).
Como foi criado o Dia Internacional da matemática?
Esta data é comemorada informalmente pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) em homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan que nasceu em 6 de maio de 1895, no Rio de Janeiro.
A história do aparecimento do pi remonta ao tempo dos antigos egípcios, ou seja, há mais de 4000 anos. Ainda que nessa altura, não fosse designado pela letra grega que o tornou famoso.
Enquanto isso, muitos outros ao redor do mundo honram o Dia do Pi da maneira mais deliciosa: cozinhando tortas (pie, em inglês). "As pessoas gostam de comemorar", diz Hipschman, "especialmente quando há torta".
Quando o comprimento da circunferência é dividido pela medida do seu diâmetro, o valor obtido sempre poderá ser arredondado para 3,14. Uma das técnicas que podem ser usadas para encontrar uma aproximação mais precisa para o valor de pi foi desenvolvida por Arquimedes.
Qual é a história é o significado do número pi síntese?
O número pi (π ) representa o quociente entre o perímetro de uma circunferência e o seu diâmetro. O primeiro matemático a investigar o número π foi Archimedes (287-212 a.C.). Uma das importâncias deste número deve-se ao fato da sua presença em várias equações de diferentes campos da ciência.
O número, pi, tem um número infinito de dígitos em sua representação decimal, porque é um número irracional. (Já foi comprovado que pi é irracional.) Um número é racional ou não. Se for racional, o equivalente decimal será um decimal final ou um decimal infinitamente longo, mas repetitivo.
O Pi serve ainda para o desenvolvimento do GPS em carros (que utiliza a constante matemática para a localização) e para o cálculo de rotas de aeronaves, segundo o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).