Conforme revelado pelo site da RiHappy, famoso namorado de Barbie surgiu apenas dois anos depois do lançamento da boneca, em 1961, como uma homenagem feita pela Mattel para o filho de uma das fundadoras da empresa, Ruth Handler, que se chamava Kenneth.
Criado pela inventora da Barbie, Ruth Handler, Ken era um namorado desenhado por mulheres para meninas. Assim como Barbie recebeu o nome da filha de Handler, Ken recebeu o nome do filho dela. E assim, a dinâmica segura de namorado-amigo do relacionamento de Barbie e Ken foi estabelecida.
O boneco Ken recebeu esse nome em homenagem a Kenneth Handler, filho de Ruth e Elliot Handler, co-fundadores da Mattel. A Barbie, claro, veio primeiro: em entrevista à BBC, Ruth disse que teve a ideia de criar a boneca quando viu a filha brincando com bonequinhas de papel. Mais tarde, veio a companhia de Ken.
Conta-se que Ken foi idealizado como uma homenagem de Ruth ao filho Kenneth, da mesma maneira que a mãe criou Barbie inspirada nas brincadeiras da filha, Barbara Handler.
Ken representa tudo o que um menino heterossexual não poderia ser – sensível, delicado, preocupado com a aparência, empenhado em realizar todos os desejos e vontades da namorada.
Ken (健): Este caractere significa "saúde" ou "forte". Reflete a ideia de vitalidade, força e boa saúde. O elemento "ken" sugere uma pessoa robusta e vigorosa. Ji (二): Este caractere significa "dois" em japonês.
Ken Encontro dos Sonhos: Esta versão de 1982 do Ken “smoking de dança” — sendo o original de 1961 — apresentava um boneco de cabelos negros em uma camisa de musselina e faixa rosa claro por baixo de uma jaqueta preta de smoking com uma rosa rosa presa à lapela.
Há três opções de bonecos: um com a clássica roupa de banho vermelha de 1961, outro com estilo atlético inspirado no Great Shape Ken de 1984 e, por fim, um boneco parecido com o Rocker Derek Ken de 1985.
Diferentemente de Valeria Lukyanova, Justin Jedlica, conhecido como Ken humano, já revelou ter feito centenas de cirurgias a fim de ficar parecido com o namorado da Barbie.
Conhecida como co-fundadora da Mattel Inc. no mundo corporativo, Ruth Marianna Handler (1916-2002) foi apelidada de “mãe da Barbie” por ser a mente brilhante por trás da criação da boneca. Mas sua história passa diretamente pela sua filha, Bárbara, para quem Ruth criou o brinquedo.
Além de Barbie, outra pessoa que leva o sobrenome Handler recebeu esse tipo de demonstração de admiração pelos empresários. Isso porque, o filho de Ruth e Elliot, o jovem Kenneth, teve seu nome usado para a criação de Ken em 1962.
Kenneth Sean Carson também conhecido como Ken é um boneco fabricado pela empresa Mattel, e introduzido em 11 de março do ano 1961 como o namorado da boneca Barbie. Semelhante a sua "contraparte feminina", Ken também possui uma vasta linha de roupas e acessórios.
Tecnicamente, Ken não tem idade oficial (afinal, ele é um boneco), embora tenha sido apresentado pela primeira vez como namorado da Barbie em 11 de março de 1961, o que significa que ele existe há 62 anos.
Ao mesmo tempo, não existe (pelo menos não foi mostrado) um Ken 100% Estereotipado, do mesmo jeito que não existe uma Barbie 100% Praia. Desse modo, Barbie e Ken de Robbie e Gosling são "forçados" a ficarem juntos. Talvez isso seja um dos motivos pelo qual Barbie passa a ter crises de identidade.
O nome completo da Barbie é Barbara Millicent Roberts. Ela foi criada em 1959 por Ruth Handler, que a nomeou em homenagem à sua filha. Já o nome completo do Ken é Kenneth Sean Carson. Ele foi criado em 1961 como o namorado da Barbie e foi nomeado em homenagem ao filho de Ruth.
No filme Barbie, os cavalos são de extrema importância para Ken. Ao avistar policiais sobre cavalos, o boneco entende quem está no poder no mundo patriarcal – e se fascina com a imagem dos animais, não dos humanos sobre eles.