De acordo com a tradição do Islã, a fundação da Meca foi realizada por descendentes de Ismael, primeiro filho de Abraão. Durante o século VII, a cidade funcionava como um grande centro comercial e, naquele mesmo período, o profeta Maomé proclamou o Islã na região.
Na época de Yazid ibn Muaiah em 683 d.C. , na disputa política ente ele e Abdullah ibn Zubair, que governava a cidade de Meca naquela época, Yazid atacou a Kaaba e a incendiou com catapultas de fogo e o terrível incêndio fez a pedra se partir em vários pedaços devido ao calor.
De acordo com a tradição islâmica, a história de Meca remontaria aos tempos de Abraão (Ibraim), que teria construído a Caaba com a ajuda de seu filho mais velho, Ismael por volta de 2 000 a.C., quando os habitantes do povoado conhecido então como Bakka havia se afastado do monoteísmo original por influência dos ...
Maomé, chamado pelos muçulmanos de Muhammad, foi o profeta do islamismo, dando origem a essa religião no século VII. Segundo a tradição islâmica, Maomé era um comerciante que recebeu uma revelação de Alá e iniciou as suas pregações em Meca. Por meio da guerra, conseguiu impor-se na Península Arábica.
No Islã, os Muçulmanos rezam cinco vezes por dia, e depois de 624 d.C. estas orações passaram a ser direcionadas para Meca e a Kaaba em vez de Jerusalém; esta direção, ou qibla em Árabe, é marcada em todas as mesquitas e permite que os fiéis saibam em qual direção eles devem rezar.
Alá é um Deus? Os Muçulmanos têm um Deus diferente?
O que tem dentro do cubo de Meca?
Várias esculturas e pinturas foram feitas dentro da Caaba. Sabe-se que uma estátua de Hubal (o principal ídolo de Meca) e estátuas de outras divindades pagãs foram colocadas dentro ou ao redor da Caaba.
Alguns hadices (tradições) narram que o profeta Mohammad disse: “Ainda que não restasse do tempo mais que um dia de vida, Allah enviará um homem da gente da minha casa que encherá o mundo de justiça assim como antes estava repleto de iniquidades”.
Sabe-se que os muçulmanos consideram Jesus como um profeta que foi morto, mas para eles é inadmissível que aquele profeta possa identificar-se com Deus. De outra parte, todas as religiões, exceto o cristianismo, também consideram escandalosa tal equiparação.
A fuga de Muhammad para Medina se deu em 622 e ficou conhecida como Hégira, evento que inaugura a contagem do calendário islâmico. Sendo assim, o ano de 622 do calendário gregoriano corresponde ao ano 1 do calendário islâmico. A fuga também se deu porque ele soube que um plano para assassiná-lo estava em curso.
Maomé ou Muhammad? O líder religioso acabou ficando conhecido, em português, como Maomé. Para muçulmanos e estudiosos do islã, contudo, a transliteração não é bem-vinda — pode soar até como ofensiva. Não há um consenso, contudo.
A Pedra Negra está localizada no canto leste do edifício. A tradição islâmica afirma que a Pedra Negra caiu de Jannah para mostrar a Adão e Eva onde construir um altar, que se tornou o primeiro templo na Terra.
Basicamente, árabe é a composição etnolinguística e muçulmano refere-se à religião do Islã. Existem povos, por exemplo, que são considerados árabes, falam o idioma árabe, mas professam outras religiões, incluindo o cristianismo.
Segundo a crença islâmica, na Noite de Miraj o profeta Maomé começou por ascender de Masjij Al-Haram, em Meca, até à Mesquita de Al-Aqsa em Jerusalém. E daí ascendeu até ao céu e chegou à presença de Alá, o todo poderoso, a convite de Alá e sob a condução do Arcanjo Gabriel.
Maomé, dada a suposta condição de iletrado, buscou recitar as revelações que lhe eram feitas e, após a sua morte, esses ensinamentos foram reunidos e compilados no chamado Alcorão, que em árabe significa “recitação”.
Maomé é uma figura central no Islã, mas sua presença não é mencionada na Bíblia. Ele é considerado pelos muçulmanos o último profeta enviado por Deus para transmitir sua mensagem aos seres humanos. Sua vida e ensinamentos são uma fonte de orientação e inspiração para os seguidores do Islã.
- Deus é chamado de Alá que significa “Aquele que é Deus”. O Corão é considerado a palavra de Deus e contém os fundamentos da fé islâmica. De acordo com a tradição, o Corão foi ditado a Maomé pelo arcanjo Gabriel.
A religião judaica não reconhece Jesus Cristo como o Messias. Os judeus ainda esperam, e isso faz parte de toda a doutrina, o Messias que virá, segundo as profecias.
Maria, a mãe de Jesus, detém uma posição muito especial no Islam. Segundo o Alcorão, Deus a proclamou como a melhor mulher dentre toda a humanidade, a que Ele escolheu sobre todas as outras mulheres por sua religiosidade e devoção para dar à luz um de seus mais importantes profetas.
Aos 40 anos, recebeu uma revelação do anjo Gabriel em pessoa: “Há um só Deus, Alá, e um só profeta, Maomé”. Captou a mensagem, montou em seu camelo e foi pregar aos povos do deserto. Mas ninguém deu muita bola para um mercador analfabeto que queria aposentar os 360 deuses adorados pelas tribos árabes no século 7.
O islamismo deriva da palavra de origem árabe islam, cuja tradução literal é submissão (à vontade de Deus, ou Alá), e se sustenta sobre o que são chamados de cinco pilares da religião: a profissão de fé, a prece legal, o jejum no ramadã, a peregrinação à Meca e o pagamento da esmola legal.