Movimento “Black Money” surge com objetivo de diminuir desigualdades, promovendo o empoderamento financeiro de pessoas negras. Publicado em 12 de setembro de 2021 às 13h00. Talvez você ainda não tenha ouvido falar sobre o termo “Black Money”, mas este é um conceito que vem crescendo a cada ano.
No Brasil, em 1978 surgiu o Movimento Negro Unificado Contra a Discriminação Racial (MNU), a data ficaria conhecida como o Dia Nacional de Luta contra o Racismo, que se deu após a discriminação ocorrida contra quatro jovens negros no Clube de 9Regatas Tiete dando assim origem ao movimento.
Em tradução livre, Black Money significa “Dinheiro Negro”. Essa expressão não é nova, sendo usada nos Estados Unidos há anos de forma pejorativa, para designar o dinheiro sujo.
O movimento Black Power, que significa literalmente "Poder Negro", surgiu nos anos 60, como uma forma de renascimento cultural da comunidade negra dos EUA, a exemplo do que tinha acontecido nos anos 20 com a "Harlem Renaissance".
O que significa black power em relação à cultura afro-brasileira?
O chamado black power se caracteriza pelo penteado volumoso e arredondado, com os fios formando uma coroa sobre a cabeça. Na década de 1960, o penteado se tornou um dos principais símbolos dos grupos que lutavam pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, que sofriam com a segragação racial no país.
Como surgiu o Movimento Black Money ? | BlackTude #TQSP
Quem popularizou o black power?
O partido contou com a contribuição da professora e filósofa socialista estadunidense, Angela Davis, que usou e popularizou o black power. Davis participou ativa de movimentos negros e feministas que transformam a sociedade norte-americana da época.
Como o movimento Black Money auxilia a comunidade afro?
O movimento Black Money visa favorecer negócios de pessoas negras e fortalecer a comunidade afrodescendente. Seu objetivo é conectar aqueles que se interessam por esse propósito e construir uma sociedade mais igualitária.
“Negros movimentam uma renda própria de R$ 1,9 trilhão por ano, mesmo assim, a média salarial de um empreendedor negro equivale à metade da média de remuneração de um empreendedor branco” disse Nina.
Old money é usado para definir fortunas acumuladas por gerações, como as famílias brasileiras Safra, Trajano, Moreira Salles, Pinheiro e Batista, segundo o Uol. Os new money são pessoas que construíram a fortuna na atual geração com criptomoedas e fintechs, por exemplo.
As primeiras concepções racistas modernas surgem na Espanha, em meados do século XV, em torno da questão dos judeus e dos muçulmanos. Até então os teólogos católicos limitavam-se aqui a exigir a conversão ao cristianismo dos crentes destas religiões para que pudessem ser tolerados.
Após sete anos de tramitação, em 16 de junho de 2010, o Plenário do Senado aprovou o Estatuto da Igualdade Racial. O texto, sancionado na Lei 12.288, de 2010, busca garantir uma série de direitos à população negra, bem como diminuir a desigualdade e combater o preconceito e a discriminação.
Quais são os principais desafios enfrentados pela comunidade negra no Brasil?
Os negros enfrentam dificuldade na progressão de carreira, na igualdade de salários e são os mais vulneráveis ao assédio moral no ambiente de trabalho, apesar da proteção constitucional contra o racismo e a discriminação.
O que é colorismo? Como falado, o colorismo é uma manifestação específica do racismo, que se baseia nas características físicas visíveis, especialmente a cor da pele. Ou seja, o colorismo determina que, quanto mais escuro for o seu tom de pele, mais atos preconceituosos uma pessoa poderá sofrer.
Black Lives Matter (BLM) significa “Vidas Negras Importam” ou “Vidas Negras Contam”. É um movimento ativista iniciado nos Estados Unidos e difundido pelo mundo.
Qual é o objetivo da consciência negra em relação à cultura afro-brasileira?
A consciência negra diz respeito à tomada de consciência a respeito das raízes históricas dos afrodescendentes, bem como à conscientização dos problemas causados pelo racismo. A consciência negra nos permite resgatar e valorizar a cultura afrodescendente, bem como tomar consciência dos problemas causados pelo racismo.
Qual foi a contribuição dos negros africanos na economia e cultura do nosso país?
Trabalharam intensamente na produção de cana-de-açúcar, que na passagem do século XVIII para o XIX foi substituída pelas plantações do café. A força escrava também foi usada para a extração de ouro e diamantes nas regiões de Goiás, Mato Grosso e em Minas Gerais, na época do Brasil Colonial, e em diversas outras áreas.
Qual o principal objetivo do movimento black power?
O movimento Black Power foi proeminente no final dos anos 60 e início dos 70, enfatizando o orgulho racial e a criação de instituições políticas e culturais negras para cultivar e promover interesses coletivos negros e avançar valores negros.
Quais as principais reivindicações do movimento Black Power?
Entre as reivindicações do movimento negro hoje em dia está a compensação por todos os anos de trabalho forçado e à falta de inclusão social após esse período; a falta de políticas públicas destinadas a maior presença do negro no mercado de trabalho e nos campos educacionais.
O termo “racismo capilar” refere-se ao racismo e violência direcionado aos cabelos e penteados de pessoas pretas, como associar seus cabelos a “palhas de aço”.
O Partido dos Panteras Negras foi um movimento político e social negro dos Estados Unidos, fundado em 1966 por Huey P. Newton e Bobby Seale na cidade de Oakland, Califórnia. O partido tinha como objetivo combater a violência policial e a opressão racial, além de promover a igualdade de direitos para os afro-americanos.
Quais os principais líderes do movimento Black Power?
Grandes nomes surgiram nesse contexto, como Martin Luther King Jr., pastor batista que ficou conhecido por defender uma luta não violenta contra o racismo; e Malcolm X, membro de uma organização chamada Nação do Islã.
Na música e dança, estão presentes o maracatu, samba, etc. No folclore, a cultura africana influenciou diversos mitos populares. Nas festas, a influência africana está no Carnaval, no Dia de Iemanjá etc. Na religião, a umbanda e o candomblé são exemplos da influência cultural africana.