Terra. Nosso planeta, o terceiro da fila no Sistema Solar, se chamava Gaia, entidade titânica grega que representa a terra. Aí, os romanos escolheram batizá-lo em homenagem à deusa Terra, geradora de todos os deuses. A inspiração foi a fertilidade do planeta.
Os gregos a nomearam o planeta de Gaia, entidade titânica que representa a terra. Já os romanos escolheram a palavra Telo para representar a Terra. O nome atual tem mais de mil anos, é de origem germânica e significa “solo”.
Todos os planetas do nosso sistema foram batizados com nomes de deuses romanos. A Terra é a única que não seguiu essa regra e é chamada assim há pelo menos mil anos. A palavra Terra tem origem germânica e significa “o solo”.
Os nomes de origem grega dos planetas são: Hermes, Afrodite, Gaia, Ares, Zeus, Cronos, Uranus e Poseidon. Os nomes que conhecemos hoje são de origem romana; assim, Hermes é Mercúrio, Afrodite é Vênus, Gaia é a Terra, Ares é Marte, Zeus é Júpiter, Cronos é Saturno, Urano é Urano e Netuno é Poseidon.
Ele vem do latim terra, que já continha os diversos significados que a palavra mantém ainda hoje na maioria das línguas: chão, solo, território, região de origem e nação, além de dar nome ao nosso planeta. A fonte está no radical ters (enxuto, seco), termo usado pelos latinos em oposição a mare (mar).
Como Nasceu Nosso Planeta Documentário History Channel Brasil
Qual é a origem do nosso planeta?
A Terra foi formada há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, provavelmente como resultado de uma supernova (explosão de uma estrela). Os detritos desta explosão começaram a se unir devido à gravidade, formando o sol.
Sendo assim, os nomes que até hoje usamos para planetas e suas luas são uma homenagem a deuses da mitologia greco-romana, nomes esses que atravessaram os séculos. Entretanto, para outros povos, os planetas eram chamados por outros nomes, e não havia uma regulamentação geral para nomear objetos espaciais.
O planeta Terra é o planeta habitado por nós, seres vivos. Conhecido também como planeta água, é o maior dentre os quatro planetas rochosos que fazem parte do Sistema Solar.
Contando nossa Terra, os planetas de nosso Sistema Solar têm nomes inspirados em diversas culturas. Os nomes de Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno têm origem em deuses romanos, tradição essa que se manteve até hoje; Outros povos os nomearam de maneira diferente; Unificação se deu em 1919.
O nome dela é Lua! A palavra vem do latim Luna, que na mitologia romana era o nome da deusa relacionada ao satélite que orbita o planeta Terra. A deusa ligada ao astro também existia na mitologia grega. Por lá se chamava Selene, mas esse nome não pegou.
“Planeta” chegou ao português igual a como era em latim, “planeta”. Veio da expressão grega “asteres planetai”, “astros que vagueiam”, ou “astros ambulantes”. A princípio, seu correspondente em latim era “stellae errantes”, “estrelas errantes”, e daí poderíamos imaginar um outro nome possível para “planeta”: “errante”.
Planeta Terra, também conhecido por planeta água, é o corpo celeste que habitamos. Nosso planeta apresenta uma dinâmica diferenciada e diversas particularidades. O planeta Terra possui 70% da sua superfície coberta por água.
Porque o deus Júpiter foi escolhido para nomear o planeta?
Para os romanos, o deus Júpiter seria o deus dos deuses, como Zeus o é para os gregos, e filho de Saturno, que seria Cronos na Grécia. Júpiter recebeu esse nome por ser o maior dos planetas e o que, de certa forma, reina sobre os demais.
O PLANETA TERRA É UM ELEMENTO DO ESPAÇO. A VIDA NA TERRA COMO CONHECEMOS, SÓ É POSSÍVEL DEVIDO À EXISTÊNCIA DE ALGUNS COMPONENTES, COMO AS ROCHAS, A ÁGUA E O AR.
Acredita-se que os vários planetas se formaram a partir da nebulosa solar, a nuvem em forma de disco de gás e poeira que sobrou da formação do Sol. O método atualmente aceito pelo qual os planetas se formaram é o acreção, no qual os planetas começaram como grãos de poeira em órbita ao redor da protoestrela central.
A Terra é azul graças à grande quantidade de água! A luz emitida pelo Sol é formada pela combinação de diversas cores, que podemos ver no arco-íris ou ao passar a luz solar por um prisma.
Mas, se os gregos já sabiam que nosso planeta é esférico, porque lhe deram justamente o nome de planeta? A resposta é simples, pelo menos para quem estuda etimologia e sabe um pouco de grego: é que a palavra grega planétes, que deu nosso planeta, não tem nenhum parentesco com o latim planus, que deu o português plano.
Terra. Nosso planeta, o terceiro da fila no Sistema Solar, se chamava Gaia, entidade titânica grega que representa a terra. Aí, os romanos escolheram batizá-lo em homenagem à deusa Terra, geradora de todos os deuses. A inspiração foi a fertilidade do planeta.
A sua nomenclatura homenageia o deus Urano da mitologia grega, que representava a personificação do céu. O planeta Urano é o único do Sistema Solar que recebeu um nome mitológico de origem grega, sendo os demais nomes dos planetas oriundos de deuses romanos.
Na antiguidade, os astrônomos notaram como certas luzes se moviam no céu em relação às outras estrelas. Os antigos gregos chamaram essas luzes "πλάνητες ἀστέρες" (planetes asteres: "estrelas errantes") ou simplesmente "πλανήτοι" (planētoi: "errantes"), a partir do que derivou a palavra atual "planeta".
Os primeiros a batizar planetas do Sistema Solar foram os sumérios, povo que ocupava a região da Mesopotâmia (atual Iraque) há 5 mil anos. Eles já haviam identificado cinco “estrelas” que se moviam no céu, enquanto as demais permaneciam paradas, e acreditaram que fossem deuses.
Qual é o nome da verdadeira forma do planeta Terra?
Até o século 17, a Terra era considerada uma esfera regular. Hoje, o nosso planeta é representado fisicamente como um geoide, uma forma arredondada com superfície irregular. A figura matemática que mais se adapta a essa forma da Terra é o elipsoide (esfera achatada nos polos).
Comparado com outros corpos do sistema solar, Plutão é relativamente pequeno. Ele possui um pouco mais de 2370 quilômetros de diâmetro, mas é 5 vezes menor que a Terra e 1,5 vezes a Lua. Se uma viagem de carro fosse feita no equador do planeta anão, ela poderia ser feita em cerca de cinco dias.
Atualmente, ele é formado por oito planetas, sendo eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os chamados planetas rochosos, mais próximos do Sol, são formados predominantemente por rochas. Já os planetas gasosos, localizados mais distantes do Sol, são constituídos por gases diversos.
A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um “caminho de leite” ao observar o céu. Essa aparência leitosa fica mais visível a olho nu em noites de inverno e em locais com pouca poluição luminosa.