Observação: Como padrão institucional, recomenda-se bordar o símbolo do curso e o nome do aluno no bolso esquerdo do jaleco e o símbolo da instituição na manga direita do referido EPI.
Enquanto o nome não couber, deve-se seguir abreviando a penúltima palavra, sempre deixando sua primeira letra. O último sobrenome e o primeiro nome nunca devem ser abreviados.
O bordado do nome e sobrenome no peito do jaleco é uma prática comum em diversos campos profissionais, como medicina, odontologia, enfermagem e outras áreas onde o uso do jaleco é necessário.
É obrigatório colocar o nome da instituição no jaleco?
Em alguns casos, é permitido bordar apenas o nome e o curso do estudante, enquanto em outros é possível incluir o nome da instituição, o curso e até mesmo o logotipo. O importante é que o bordado seja claro e legível, facilitando a identificação do estudante por colegas, professores e pacientes.
Caso o profissional possua uma especialidade médica, deverá grafá-la, também em letras maiúsculas, logo após o termo “médico” e antes, portanto, do seu nome. Se desejar, o médico poderá ainda acrescentar a palavra “doutor” ou sua abreviatura antes do nome.
Identificação e Reconhecimento O nome completo no jaleco facilita a identificação do profissional da saúde por pacientes e colegas de trabalho. Isso permite que as pessoas saibam com quem estão lidando, estabelecendo uma comunicação mais direta e pessoal.
A partir de 1977, quando foi promulgada a lei de dissolução da sociedade conjugal (Lei do Divórcio), passou a ser facultativo para a mulher acrescer o sobrenome do marido. Esta lei alterou o então Código Civil de 1916 (parágrafo único do artigo 240), deixando optativo o acréscimo.
A lei de registros publicos não diz nada a respeito da ordem dos sobrenomes, assim, fica a critério dos pais estabelecerem como o registro do nome do filho (a) será realizado, podendo, portanto, ser “Fulano sobrenome do pai/mãe, ou, o tradicional, “Fulano sobrenome da mãe/pai”.
Todos os profissionais podem ser chamados de doutor, contanto que concluam o curso de doutorado. Sendo assim, existem doutores em Medicina, Direito, Psicologia, Letras, Odontologia, Administração, Jornalismo e em todas as áreas do conhecimento.
Doutor em Medicina (MD ou M.D.) do latim Medicinæ Doctor, ou seja, "Professor de Medicina", é o título de licenciatura para médicos (doutores médicos) outorgado pelas faculdades de medicina.
Como deve ser feito o preenchimento dos campos de nome e sobrenome do autor? Normalmente, o campo de sobrenome dos autores deve ser preenchido com o último sobrenome do autor. Contudo, nos casos em que constar informações como Filho, Neto, Júnior, deve-se registrar também o sobrenome que antecede essa informação.
Além do uso de luvas, óculos, máscara, gorro, a desinfecção das superfícies, o uso de materiais descartáveis, a esterilização dos equipamentos, entre outros, também é fundamental que o jaleco seja muito bem cuidado pelo profissional e usado corretamente.
1 – O jaleco deve cobrir todo o colo, ter gola tipo padre e botões. O zíper, apesar de mais prático, deve ser evitado por facilitar o acúmulo de sujeira. Por esse mesmo motivo é que o avental precisa ser 100% liso, ou seja, ele não pode ter detalhes em renda, bordados, correntes, pedrarias ou outras decorações.
7. Qual é a ordem dos sobrenomes? Não há qualquer obrigatoriedade legal, o mais usual no Brasil é que o último sobrenome seja o do homem. A ordem precisa ser igual para ambos, como regra, se um for “Silva Santos”, o do outro não poderá ser “Santos Silva”, por exemplo.
Sim. "De acordo com a Lei, é possível também, além dos sobrenomes dos pais, a adição ou escolha pelo sobrenome dos avós maternos ou paternos, mediante comprovação no registro de nascimento dos ascendentes", detalha o especialista.
Com este novo regramento vindo a partir de 2022, uma pessoa pode requerer a inclusão de um sobrenome de família que ainda não tenha em seu nome. O sobrenome que a pessoa desejar incluir em seu nome tem que ser de algum ascendente (pais, avós, bisavós, tataravós e daí por diante).
O logo frontal deve ser aplicado no lado esquerdo do jaleco e posicionado a 0,8 cm abaixo do termo Medicina; O logo lateral (Selo IDOMED) deve ser aplicado no braço esquerdo e posicionado 10 cm abaixo da costura do ombro.
Qual o lado correto para colocar o nome no jaleco?
Nome: O nome do profissional geralmente é bordado na região do peito, no lado direito ou esquerdo do jaleco. Pode ser o nome completo ou apenas as iniciais, seguido do título profissional (por exemplo, Dr., Dra., Enf.).
Ideal para atendimentos em clínicas, consultórios, hospitais e centros de estética, é o mais escolhido, principalmente, pelos profissionais e acadêmicos das áreas de odontologia, biomedicina e estética, pelo fato de ser um modelo diferenciado e além de garantir o conforto, é sofisticado, tornando este jaleco ideal para ...
O fato é que, usar esta vestimenta profissional fora do ambiente de trabalho, pode representar um risco de contaminação para sua saúde e das pessoas em volta.