Teste de contato na alergia a esmalte Geralmente se solicita o teste de contato padrão e cosméticos e ocasionalmente o teste de contato unhas. Por vezes, pode-se fazer o teste de contato aberto.
4FREE - Nessa classificação, os esmaltes hipoalergênicos estão livre de 4 tipos de substâncias: as presentes na categoria 3FREE e a cânfora. 5FREE - Nessa categoria, os esmaltes estão livres de substâncias classificados na categoria 4FREE e também se encontra livre de resina de formaldeído.
O teste de contato é composto por fitas adesivas contendo pequenas câmaras onde serão colocadas as substâncias a serem testadas. Essas substâncias são as principais causadoras de alergia de contato no Brasil. Cada fita tem dez câmaras e, geralmente, são colocadas três fitas, testando-se, então, trinta substâncias.
A alergia ao esmalte é geralmente causada pelos produtos químicos contidos no esmalte, como tolueno ou formaldeído por exemplo, e embora não tenha cura, esta pode ser controlada usando esmaltes antialérgicos ou adesivos de unha, por exemplo.
É por isso que existem os esmaltes hipoalergênicos e os "5free". Esses são excelentes produtos para usar em caso de alergia, pois são produzidos com substâncias menos agressivas à pele. Assim, é possível pintar as unhas normalmente, sem ter nenhum sintoma desagradável.
Sobre exame de sangue para alergias. Um exame de sangue, também chamado de teste de IgE específica, é uma poderosa ferramenta de diagnóstico de alergia que mede a concentração de anticorpos IgE específicos no sangue. Ele pode testar centenas de desencadeantes alérgicos, como pólen, mofo, alimentos e pelos de animais.
✅ Vizzela – os esmaltes são 5Free, CRuelty Free, Veganos e livres de parabenos. ✅ Vult – são 5 Free (não contem Formaldeído, Tolueno, dibutilftalato (DBP), resina de formaldeído e cânfora). ✅ Whatcha (artesanal) – são 5 Free (não contem Formaldeído, Tolueno, dibutilftalato (DBP), resina de formaldeído e cânfora).
O produto utilizado para as unhas de gel é composto por elementos químicos – tais como pentaerythritol e isobornyl acrylate. Esses, apesar de apresentados como inofensivos para a saúde das unhas, podem acabar causando alergias em organismos mais sensibilizados.
Especialistas da SBD afirmam que as reações alérgicas podem envolver o afrouxamento das unhas ou uma vermelhidão com coceira. No caso desse último sintoma, vale o alerta: ele não acontece apenas nas pontas dos dedos, mas em qualquer parte do corpo que tenha entrado em contato com as unhas.
Durante o procedimento, pequenas fitas adesivas contendo diferentes alérgenos, escolhidas pelo médico após anamnese detalhada, que são aplicados nas costas do paciente. O teste tem duração de 5 dias. Após início e aplicação dos adesivos, paciente retorna para uma primeira leitura e análise em 48horas.
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei estabelecendo a cobertura, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelos planos de saúde, do teste de provocação oral, ou outro teste considerado “padrão ouro de referência”, para o diagnóstico de alergias alimentares.
O teste de contato com a bateria padrão possui 30 substâncias, por exemplo níquel, couro, tintas, plástico, cimento, borracha, produtos de limpeza, além de alguns medicamentos como anestésicos locais.
Esse exame é feito no próprio consultório médico e é indicado evitar o uso de cremes antes do exame e o uso de medicamentos anti-histamínicos, já que pode interferir no resultado do exame.
O teste de alergia IgE específica é um exame de sangue que detecta alergia para inúmeras substâncias, como pólen, pelos de animais, alimentos, medicamentos, fungos, produtos de limpeza, entre outros. Nesse exame, a amostra de sangue do paciente é levada a um laboratório e exposta a diversos alérgenos.
Um exame de sangue para detectar alergias, ou teste de IgE específico, mede a concentração de anticorpos IgE específicos no sangue. Esses anticorpos ajudam a determinar se você é alérgico a alguma coisa.
Irritação em locais de pele fina, como face, lábios, pálpebras, orelhas e pescoço; Inchaço nas pálpebras; Vermelhidão, bolhas de água e descamação ao redor das unhas, na palma das mãos e no pescoço; Coceira em qualquer área do corpo, principalmente nas pálpebras e nos olhos.
Em geral, esse tipo de alergia tem como agente catalisador os produtos químicos presentes na composição do esmalte, como o tolueno ou o formaldeído. Geralmente não há cura, mas existem formas de controlar as reações com produtos antialérgicos, adesivos para unha, entre outras opções disponíveis no mercado.
O Esmalte Hipoalergênico Allergic Center 7FREE é um produto especial para pessoas alérgicas. Sua formulação é livre de tolueno, formaldeído e dibutiftalato. Por serem fabricadas com pigmentação importada para cosméticos hipoalergênicos, suas cores têm maior durabilidade e secagem mais rápida.