Geralmente, se utiliza o teste do imã por algumas empresas para distinguir o que é aço inox de aço carbono. Como a segunda opção possui magnetismo, quando um aço inox reage, mesmo que de maneira leve ao imã, fica aquela dúvida se ele é então um aço carbono.
Diferentemente do aço inox genuíno, a cor de inox pode ser identificada por sua superfície mais opaca e pela presença de características como manchas, descamação ou arranhões que revelam o material subjacente.
Usa um íman. Outra forma de testar se uma peça de joalharia é feita de aço é usar um íman. O aço inoxidável é um metal não magnético, portanto, se a jóia for de aço inoxidável, não será atraída pelo íman. Se a peça for atraída pelo íman, é provável que seja feita de outro tipo de metal.
O imã adere no inox Ferrítico pois são magnéticos (contém apenas cromo na sua composição), Já no inox austenítico ele não adere (exceto após alterações de conformação mecânica), pois os austeníticos contém cromo e níquel em sua composição.
O magnet é um teste que realiza a distinção dos materiais por meio do magnetismo, ou seja, utilizando um ímã. Basta aproximar o ímã do metal e, se ele for atraído e se aderir ao metal, será aço inox, pois no alumínio esse processo não acontece.
Geralmente, se utiliza o teste do imã por algumas empresas para distinguir o que é aço inox de aço carbono. Como a segunda opção possui magnetismo, quando um aço inox reage, mesmo que de maneira leve ao imã, fica aquela dúvida se ele é então um aço carbono.
Para identificar um Aço inox de um Aço não inox a maneira mais fácil é a utilização de um Imã. Se este não for atraído pelo Imã, esta liga deve ser inox. Se o imã for atraído pelo metal, é provável que este não seja Aço Inox, salve raras exceções de inox especiais.
O ferro, o níquel, o cobalto e algumas ligas metálicas são ditas substâncias ou materiais ferromagnéticas, ou seja, na presença de um campo magnético eles se imantam fortemente, fazendo com que o campo magnético resultante seja bem maior que o inicial.
Aços inoxidáveis austeníticos com teores de Cr superiores a 20% e teores de Ni superiores a 8% podem enferrujar se forem mal manuseados e processados, ou no caso de defeitos de construção. Os aços inoxidáveis reagem com o oxigénio da mesma forma que os aços normais, formando uma camada de óxido.
A diferença mais importante na composição química entre o aço inox 201 e o aço inox 304 é o teor de cromo e níquel. O aço inox 304 possui uma composição química de, pelo menos, 18% de cromo e 8% de níquel, enquanto o aço inox 201 tem uma composição química de, pelo menos, 16% de cromo e 3,5% de níquel.
Verifique o selo de autenticidade: se for prata legitima, terá o selo garantindo o seu valor. Se for aço, não terá esse selo. Use um ímã: a maioria dos tipos de aço são magnéticos, o que significa que o ímã será atraído pelo objeto.
Para saber se você tem em mão um metal ferroso ou não ferroso, a maneira mais fácil é utilizar um ímã. Se o ímã grudar no metal, você tem um metal ferroso nas mãos, como o aço. Se o ímã não grudar no metal, ele é não ferroso, como o alumínio.
O aço inox possui uma alta resistência a corrosão e oxidação, diferentemente dos materiais de ferro puro, que naturalmente enferrujam com mais facilidade. Na prática, isso faz com que os materiais compostos por aço inox durem por muito mais tempo, já que não serão afetados pelos problemas expostos acima.
Os Parafusos Inox são identificados pela família de aços que contém no mínimo 10,5% de cromo, garantindo elevada resistência à oxidação. Os Parafusos Inox diferenciam-se dos Parafusos de Aço Carbono pela quantidade de cromo presente em sua massa.
Por exemplo, a cor do aço inoxidável ou inox pode ser encontrada em diversos tons, como bronze, dourado, azul, verde, preto, marrom e púrpura. Além dele, temos o aço corten, um material patinável que possui uma cor avermelhada que lembra bastante a ferrugem.
Nas lojas, você pode identificar facilmente o aço inoxidável usando 3 logotipos “18/10”, “18/8” ou 18/0”. O aço inoxidável 18/10 contém 18% de cromo e 10% de níquel. A composição é ideal para fazer frigideiras, panelas e frigideiras. O níquel oferece melhor resistência ao calor.
Não faça a limpeza do inox com cloro ou água sanitária. Os dois são agentes que podem eliminar a barreira de proteção do metal e torna-lo mais propício à corrosão; Mas, não deixe de higienizar as peças constantemente, com água e sabão neutro.
Agentes mais agressivos ao inox, como o cloro, devem ser rapidamente removidos do produto. Geralmente, em artefatos voltados para a indústria de alimentos, como em cozinhas, o cloro é frequentemente utilizado. Por isso, é necessário enxaguar os itens e não deixa-los de molho nesses tipos de produtos químicos.
Geralmente, o teste do imã é utilizado por algumas empresas para distinguir o que é aço inox de aço carbono. Como a segunda opção possui magnetismo, quando um aço inox reage, mesmo que de maneira leve ao imã, fica aquela dúvida se ele é então um aço carbono.
A atração do ímã pode ocorrer em materiais que têm maior nível de carbono. De forma geral, aços inoxidáveis ferríticos e martensíticos são magnéticos, enquanto os austeníticos não são. Os austeníticos são conhecidos pela nomenclatura 300. Nesse caso, o inox tende a ser menos suscetível à atração do ímã.
Alguns exemplos de metais paramagnéticos são o alumínio, magnésio, sulfato e cobre. Já os metais diamagnéticos incluem o bismuto, prata, chumbo e ouro.
Aparência. × Aço Inox: São peças elegantes e modernas, mas não possuem muito brilho. ♥ Aço Cromado: Aparência brilhante e se destaca diante de qualquer outro aço.
Esfregando-se contra o escovado vai estragar o acabamento e aço inoxidável irá perder o seu brilho. Pior, esfregando contra o escovado pode danificar a superfície criando fendas microscópicas onde a sujeira pode acumular.
Como regra geral, evite usar produtos abrasivos, como álcool, solventes e saponáceos, já que podem danificar o inox e reduzir seu brilho. Também não são recomendados os panos e esponjas ásperas, lã de aço e outros materiais que possam arranhar o metal.