Para evitar que isso aconteça, é preciso realizar o processo de fermentação dos grãos: basta deixar a lentilha de molho (entre 8 e 12 horas) em água limpa, com algumas gotinhas de vinagre ou limão.
Deixe de molho no dia anterior: manter as leguminosas em água durante algumas horas, mudando a água ocasionalmente, permite-lhes hidratar e libertar alguns dos oligossacarídeos presentes nelas. Além disso, quanto mais tempo deixar de molho, melhor. Isso vale para qualquer leguminosa, não apenas o feijão.
- Cobrir os grãos com água junto com ½ limão espremido ou 1 colher de vinagre ou folhas de louro ou 1/2 cebola. Esses ácidos e componentes ajudam a neutralizar os antinutrientes e acelerar o processo.
Precisa deixar a lentilha de molho antes de cozinhar?
Sim, deixar a leguminosa esse tempo na água ajuda na diminuição do tempo de cozimento na panela. E se você optar por cozinhar na panela de pressão, vai ser mais rápido ainda! Além disso, esse processo também contribui para realçar o sabor das leguminosas, pois elas ficam mais macias e suculentas.
Não é necessário o grão completamente germinado para eliminação do fitato, é preciso fazer apenas o processo inicial da germinação. Para isso basta deixá-los em água (1 xícara do grão escolhido para 3 de água) em temperatura ambiente, por 8 a 12 horas.
O remolho é uma técnica simples e muito utilizada para reduzir o teor de fitato dos alimentos. Consiste em hidratar os grãos e sementes até que eles alcancem o peso máximo, assim ocorre redução de componentes solúveis em água, como o fitato, que pode ser reduzido em até 48%.
Deixe os vegetais de molho na água com um pouco de vinagre ou suco de limão. Uma maneira de tirar o amargor dos vegetais é deixá-los de molho em uma solução com água e vinagre ou suco de limão. A acidez dos dois ingredientes neutraliza o amargo do alimento, deixando seu sabor mais suave.
Recheada de nutrientes benéficos, como fibras, ferro, proteínas, cobre, vitaminas e potássio, a lentilha é muito parecida com o feijão. Porém menor, mais fácil de preparar e também de digerir (ela não dá gases como o feijão). Além disso, a leguminosa tem poucas calorias e não contém praticamente nada de gordura.
Cozinhe com água fresca: Use água fresca ao invés de água da torneira, que pode conter compostos que aumentam a formação de gases. Deixe as lentilhas de molho por 8 a 12 horas antes do cozimento. Isso ajuda a reduzir os níveis de oligossacarídeos fermentáveis.
Feijão pode causar gases devido à dificuldade de digestão. Deixar de molho por até 4h com bicarbonato de sódio pode ajudar. Outras dicas incluem retirar cascas, cozinhar por tempo adequado e usar ervas digestivas.
Presente nas leguminosas em geral (todos os feijões, grão-de-bico, lentilha, ervilha seca e fava), a solução para neutralizá-lo é bastante simples: basta deixar os grãos de remolho por cerca de 12h, em temperatura ambiente, e trocar a água na hora de cozinhar.
Como as fibras são insolúveis, a fermentação intestinal pode levar a produção de gases quando a lentilha for consumida em excesso, podendo causar um certo mal estar. Além disso, a presença de compostos oxalatos e o excesso de lisina podem causar problemas renais. Mas não se preocupe!
Para eliminar os antinutrientes em leguminosas, como o feijão, lentilha e grão-de-bico, deixe os alimentos de molho na água durante a noite para melhorar seu valor nutricional. A maioria dos antinutrientes presentes nas leguminosas é encontrada na pele.
Como tirar os gases da ervilha sem deixar de molho?
"E tem um detalhe mais importante, que é para cada litro de água, uma colher de vinagre ou limão espremido para tirar um elemento chamado rafinose do feijão ou das leguminosas, como ervilha, lentilha e grão-de-bico, que são responsáveis por dar gases.
No entanto, para a nutricionista Catia Medeiros, existe uma forma mais adequada de conduzir a lentilha para o preparo, tanto para reduzir os fatores antinutricionais quanto para evitar a formação de gases no intestino, que é colocar-la de molho antes do cozimento.
Esse molho neutraliza os fitatos - substâncias anti nutrientes - e pré difere as leguminosas, minimizando a possibilidade deles causarem desconfortos digestivos.
O grão da lentilha é mais delicado do que o grão do feijão, então, além de não ser necessário deixar de molho, não é recomendado. Se ficar de molho, o grão pode ficar muito mole para o cozimento, chegando até a desmanchar. Sendo assim, apenas lave a lentilha em água corrente antes de cozinhar.
Quantos minutos devo cozinhar lentilha na panela de pressão?
Adicione a lentilha, tempere com 1 colher (chá) de sal e pimenta a gosto, misture bem. Regue com a água, tampe a panela e aumente o fogo. Assim que a panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos.
As lentilhas verdes têm casca, pelo que para as preparar é sempre aconselhável demolhá-las durante pelo menos seis horas, ou durante a noite. Assim, tornam-se mais fáceis de digerir e reduz-se o tempo de cozedura. O tempo de cozedura é superior ao das lentilhas vermelhas, passando para entre 20 a 30 minutos.
Eles ajudam a diminuir as arritmias cardíacas e a controlar a pressão arterial, respectivamente. Além disso, as lentilhas contêm fibras que auxiliam no controle do colesterol e que também diminuem a absorção de gorduras.
Enquanto alguns afirmam que não a colocar de molho pode causar problemas como gases e diarréia, além de não eliminar os antinutrientes, outros explicam que a lentilha é muito mais sensível do que o feijão, e deixá-la de molho pode fazer com que os grãos fiquem moles demais e desmanchem durante o cozimento.
Para engrossar o caldo, coloque a maizena dissolvida e mexendo sempre. Quando estiver um caldo bem grosso, salpique o cheiro verde. Sirva com pão e queijo se preferir.