Os remédios caseiros, como vitamina de mamão com linhaça, chá de sene e iogurte natural com ameixa seca, são boas soluções naturais para soltar o intestino, porque são ricos em fibras e compostos bioativos que estimulam os movimentos intestinais e ajudam a amolecer as fezes, facilitando a evacuação.
Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.
Evite laxativos estimulantes (óleo mineral, bisacodil, etc). Um supositório ou um enema (medicação administrada via retal) são melhores se a constipação se tornar acentuada. Lembre que a constipação é um efeito colateral de vários medicamentos comumente utilizados, e isto pode ser revisto com seu médico.
O que acontece quando as fezes ficam muito tempo no intestino?
A obstipação intestinal pode oferecer risco para a saúde quando ela não recebe a devida atenção porque a compactação e o ressecamento das fezes podem causar hemorroidas, fissura e prolapso anal; além disso, contribuir para a doença diverticular, problema que pode causar rupturas na parede intestinal.
Quantos quilos de fezes pode acumular no intestino?
Muitas das vezes, as evacuações são difíceis e dolorosas, sendo comum que pessoas também apresentem Fissuras Anais ou Hemorroidas. Além disso, quando uma pessoa não vai ao banheiro, pode acumular de 2 a 10 kg de fezes em seu intestino grosso, o que é perigoso para a saúde, como mostra no post.
Qual o suco que limpa o intestino de fezes acumuladas?
Suco de laranja com mamão
O suco de laranja com mamão é um excelente remédio caseiro para soltar o intestino, porque essas frutas são ricas em fibras que aumentam o volume das fezes e estimulam os movimentos naturais do intestino, facilitando a evacuação. Ingredientes: 1 laranja; 1/2 mamão papaia cortado em cubos.
Sendo assim, é possível esvaziar o intestino usando laxantes osmóticos. Laxantes osmóticos são aqueles que puxam água para as fezes, o que acelera o trânsito intestinal e a eliminação de fezes.
Como limpar o intestino de fezes acumuladas de forma natural?
A vitamina de ameixa seca e aveia é outra excelente opção de laxante, já que a ameixa seca e a aveia são muito ricas em fibras, ajudando a regular o funcionamento do intestino, aliviando a prisão de ventre. Além disso, a ameixa seca possui sorbitol, que é um laxante natural que favorece a eliminação das fezes.
Em alguns casos, é necessário usar laxantes ou supositórios. Em situações extremas, pode ser necessário fazer lavagem intestinal ou a remoção manual das fezes! Todos esses procedimentos são sérios e devem ser realizados por uma equipe especializada. Então nada de tentar se autodiagnosticar e se tratar sozinho em casa.
Portanto, a manobra para evacuar correta é fazer força com os músculos abdominais e relaxar a musculatura anal. Outra das manobras para evacuar é a prática de massagens abdominais. A massagem deve ser feita seguindo o “formato” do intestino.
A hidrocolonterapia é feita com um tipo de mangueira que é introduzida pelo ânus com o objetivo de limpar, com líquido, as fezes que supostamente estariam acumuladas ali. Geralmente é feito em pessoas que têm o intestino preso.
O tratamento para o fecaloma tem como objetivo remover a massa endurecida de fezes e, assim, desobstruir o sistema digestivo. Por isso, o gastroenterologista pode indicar o uso de laxantes, supositórios ou lavagem intestinal, com o objetivo de estimular a eliminação do fecaloma.
Tomar medicamentos que facilitam a passagem de fezes ou que as tornem mais macias e que são prescritas pelo médico. Manter a atividade, mesmo que seja apenas um passeio diário. Beber muita água e comer alimentos com muita fibra para manter o intestino a funcionar de forma regular.
FALSO – As fezes devem sair na forma inteira (como uma salsicha), macias e fáceis de serem colocadas para fora. Algumas pessoas necessitam de manobras manuais (tirar as fezes com o dedo, inserindo no canal anal, ou com duchas de água) para retirada das fezes endurecidas.
As fezes têm uma grande quantidade de fibras em sua composição, portanto, manter uma alimentação rica em fibras auxilia a melhorar o funcionamento intestinal e deixar as fezes mais moles. Além disso, a ingestão de água é muito importante, já que a água ajuda a amolecer as fezes.
A técnica mais simples é com um produto que você provavelmente já tem na despensa: água sanitária. Você pode usar água sanitária para desentupir a privada se a causa for excesso de fezes ou papel.
Em alguns casos, pode ser feita a remoção manual. A introdução de um dedo devidamente enluvado no ânus costuma ser suficiente para liberar as fezes. Se necessário, pode-se usar tubos colônicos, que carregam um fluido de desimpactação. Raramente será necessária uma remoção cirúrgica.
“É essencial uma garrafinha de água ou suco sempre ao lado, para ser ingerida ao longo do dia e lubrificar as fezes”, diz. Importante destacar que se o problema agravar deve-se procurar orientação médica.