E quando são usados preenchimentos não absorvíveis, como o PMMA, a única maneira de retirá-lo é através de cirurgias, com incisões, que permitem ao cirurgião acessar as áreas de acúmulo do material.
Na harmonização facial utilizando a técnica da Bioplastia, o produto utilizado pode ser permanente ( PMMA - Polimetilmetacrilato ) de longa duração ou temporário ( Ácido Hialurônico ) que tem durabilidade de 6 meses a 2 anos dependendo da marca e concentração utilizadas.
O laser aquece, fragmenta e dissolve parcialmente o produto que, na sequencia, é removido com aspiração suave através de uma delicada cânula. Normalmente, não há cicatrizes neste procedimento. Algumas vezes podem ser necessárias pequenas incisões na pele ou lábios.
Quem tem preenchimento de Pmma no rosto pode fazer depilação a lazer no local ? Pode sim. A depilação a laser só atinge a camada superficial da pele, sem interferir em preenchimentos.
O PMMA é barato, definitivo e traz um monte de riscos, mas as pessoas se enganam pelo sonho, pela mentira, pela fantasia", diz Níveo Steffen, presidente da SBCP. O material é permanente, ou seja, não é absorvido pelo corpo, e pode causar deformações, inflamações, necrose e até a morte.
O polimetilmetacrilato (PMMA) é utilizado em preenchimentos faciais e corporais definitivos. Entretanto, devido às complicações que já foram observadas em decorrência de seu uso, o PMMA não é recomendado para fins estéticos, sendo mais indicado para procedimentos reparadores.
O ideal é que não seja realizado o procedimento no mesmo local com ambos os produtos (PMMA - não absorvível e ácido hialurônico - absorvível), há grandes chances de processos inflamatórios no local.
O produto está autorizado para as seguintes aplicações pela Anvisa: Correção de lipodistrofia (alteração no organismo que leva à concentração de gordura em algumas partes do corpo) provocada pelo uso de antirretrovirais em pacientes com síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).
"O PMMA não é absorvível e, em caso de complicação, não há como dissolvê-lo. Dentre as ocorrências indesejáveis estão o surgimento de nódulos, processos inflamatórios e infecciosos e danos irreversíveis", destaca em nota. O cirurgião plástico Alberto Goldman realiza cirurgias de remoção da substância há 15 anos.
A remoção do PMMA cirurgicamente é realizada pelo cirurgião plástico dr. Luís Fernando Gomes. Em casos que a indicação é com o laser é realizada com anestesia local, sem sedação e ambulatorial.
Enquanto uma sessão de aplicação de ácido hialurônico custa R$ 2 mil, a de PMMA vale cerca de R$ 900 e nem sempre é feita por médicos. Na internet, é possível encontrar clínicas de estética, consultórios odontológicos e até salões de beleza oferecendo o procedimento.
No caso de preenchimento estético para aumento de glúteo, a quantidade utilizada de PMMA pode variar de 400 ml a até 1,5 l, o que aumenta exponencialmente a imprevisibilidade dos efeitos colaterais, e é absolutamente desaconselhado, orienta a Dra.
A cirurgia para a remoção do PMMA da face consiste em um descolamento da pele da face, em técnica similar ao lifting facial. Os tecidos alterados, devido ao produto, são então individualizados e retirados com todo o cuidado e delicadeza necessários para evitar problemas de lesão dos nervos da face.
PMMA é uma técnica de bioplastia muito parecida com o hidrogel. Um produto chamado polimetilmetacrilato é injetado também em pouca quantidade e com a mesma finalidade de preenchimento de rugas e deformidades. Porém, o PMMA é definitivo, jamais será absorvido pelo corpo. É como se fosse um cimento.
O jato de plasma pode proporcionar alguns efeitos colaterais para a pele. Entre eles, estão a vermelhidão e o inchaço do rosto que pode ocorrer após a realização do procedimento.
Não é indicado preencher locais com ácido hialurônico que já tenham preenchimento de pmma, uma vez que o pmma não é absorvido pelo organismo e pode apresentar reação inflamatória!
Entretanto, se o paciente tiver o preenchedor PMMA (poli-metil-metacrilato) no local a aplicação de fios deve ser evitada.. A aplicação de fios de PDO é um procedimento minimamente invasivo.
Quem tem preenchimento com PMMA pode fazer Ultraformer?
PMMA no rosto, pode ser feito ultraformer no rosto e pescoço? PMMA é um preenchedor definitivo e não é recomendado a realização de ultraformer ou qualquer outro ultrassom micro/macrofocado no local, assim como deve-se evitar o uso de bioestimuladores de colágeno injetável (sculptra/radiesse) no mesmo local.
O polimetilmetacrilato, ou PMMA, é um preenchedor definitivo utilizado em procedimentos estéticos ou reparadores com o objetivo de volumização e projeção. Uma vez que possui moléculas biocompatíveis, é um material estável mesmo após décadas desde o implante inicial.
Existem algumas opções terapêuticas para o manejo dessa complicação: infiltrações intralesionais com corticosteroides, corticoterapia e antibióticos orais, e alopurinol. Em casos mais graves ou resistentes a outras terapias, a excisão cirúrgica é imperativa.