Espalhe sal grosso sobre a superfície de teflon e leve ao fogo. Quando o sal começar a ficar amarelado, apague o fogo. Com muito cuidado, remova todo o sal, sem esfregar. Recomendamos usar um papel-toalha para evitar danos ao material.
Quando ferver por alguns minutos, desligue o fogo e espere-a esfriar. Em seguida, retire todos os resíduos (da mistura, de resto de comidas e até mesmo de manchas) com uma esponja macia e lave bem a panela com detergente neutro e água. Para finalizar, seque-a com um papel-toalha.
Uma dica para recuperar o antiaderente da panela é espalhar sal grosso pelo fundo da frigideira e levá-la ao fogo por alguns minutos. O truque é bem simples e funciona mais como uma solução emergencial, mas faz toda a diferença no dia-a-dia, principalmente quando a panela ainda está em bom estado.
Se a sua panela antiaderente estiver queimada, misture: 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio ou de sal de cozinha; 1 copo de vinagre branco; 1 copo de água e algumas gotas de detergente. Então, mergulhe uma esponja macia nessa mistura e aplique por toda a panela, deixando a solução agir por alguns minutos.
COMO TIRAR O TEFLON OU REVESTIMENTO DE ANTIADERENTE DAS PANELAS E FRIGIDEIRAS
Pode usar CIF no teflon?
Qual tutorial de como limpar frigideira antiaderente? Coloque um pouco de água e algumas gotas de CIF Lava Louças dentro da frigideira e deixe de molho. Em seguida com uma esponja macia esfregue bem devagar. Depois enxague e seque bem.
Passe água corrente para tirar o excesso da panela; Ao fim, coloque 3 gotas de detergente neutro e uma colher de sopa de vinagre branco; Com a panela ligada no fogo, esfregue o interior da panela. Faça isso com o fogo baixo, pois o fogo alto pode danificar ainda mais o revestimento externo da panela.
Espalhe sal grosso sobre a superfície de teflon e leve ao fogo. Quando o sal começar a ficar amarelado, apague o fogo. Com muito cuidado, remova todo o sal, sem esfregar. Recomendamos usar um papel-toalha para evitar danos ao material.
Vale lembrar que a panela de teflon e nem a de cerâmica têm data de validade específica. Se você perceber que a superfície da panela está com muitos arranhões, é hora de trocar por uma nova.
Sim, o bicarbonato de sódio tira risco de inox. Basta fazer uma pasta de bicarbonato de sódio e água. Passe essa pasta pela superfície com um pano ou esponja macia. Depois retire o excesso da pasta e passe um pano de microfibra.
Se algo grudar no antiaderente jogue um pouco de água morna, espere alguns minutos e sairá facilmente. Estes procedimentos são indicados pelos fabricantes há muitos anos, mas muita gente esquece ou nem sabe, então espero que tenha ajudado!
Em seguida, seque bem e unte a parte interna generosamente com óleo de cozinha. Leve a fogo baixo por dois minutos. Deixe esfriar e depois lave mais uma vez. Pronto, agora é só aproveitar todos os benefícios da sua panela antiaderente!
Para conservar a camada antiaderente, deve-se evitar as esponjas de aço, que podem riscá-la e até removê-la. Utilizar produtos abrasivos como saponáceos, esfriar a panela na água ou deixá-la aquecer demais quando vazia também danificam o revestimento.
No caso de panelas de Teflon ou de cerâmica, quando o material começa a descascar, é sinal para parar de usar. Em recipientes de alumínio, se a comida passar a grudar ou queimar com mais frequência, está na hora de substituir. A panela de vidro não libera toxina, mas lascas são perigosas.
Água, sabão e esponja bastam para finalizar a limpeza. Dica importante: tenha cuidado com panelas coloridas. Nesse caso, o uso da acetona não é recomendado porque ela pode desbotar a cor do utensílio.
Para panelas que apresentam material antiaderente, como o Teflon, é recomendada a troca a cada seis ou oito anos. O desgaste do material da panela vai depender essencialmente do tempo de cozimento dos alimentos e do seu pH (medida de acidez). Juntos, esses dois fatores podem favorecer o processo de lixiviação.
Qual a diferença entre panela antiaderente e teflon?
Teflon é o nome comercial do PTFE (Politetrafluoretileno). Essa substância é a mais comum do mercado, mas possui durabilidade menor em comparação com outros tipos de antiaderente. O uso do Teflon que contém PFOA (ácido perfluorooctanoico atualmente proibido) ainda causa risco à saúde e ao meio ambiente.
Caso você esteja preocupado com o uso de teflon em suas panelas, existem alternativas disponíveis no mercado, como panelas de aço inoxidável, ferro fundido esmaltado ou cerâmica. Essas opções podem ser uma melhor escolha para quem prefere evitar o uso de revestimentos antiaderentes.
A diferença está na vida útil: o T1 suporta cinco mil ciclos de abrasão (o uso no fogão e a lavagem), enquanto o T5 alcança até 80 mil ciclos. O fabricante garante que o Starflon é livre de PTFE/PFOA, a matéria-prima do teflon, que ainda está presente na fabricação de panelas no Brasil.
Esta panela é ideal para ferver água e cozinhar legumes no vapor. A recomendação é nunca levar esta panela ao fogo vazia, pois o revestimento ficará queimando, e como trata-se de um plástico, pode se depreender com relativa facilidade.
Primeiro, lave-a bem, com detergente neutro e uma esponja macia. Depois, unte a panela com óleo e leve ao fogo baixo por dois minutos. Espere esfriar e lave novamente. Pronto, esse processo ajuda a conservar o teflon nunca usado.
O aquecimento de sal grosso em uma frigideira pode ajudar a restaurar a propriedade antiaderente das superfícies. Aqueça uma quantidade de sal grosso na sanduicheira, esfregue suavemente com um pano macio e depois enxágue bem. Esse processo pode ajudar a remover resíduos e revitalizar a superfície antiaderente.
Porém, o uso de tábuas de carne ou outros utensílios, ajudam evitar arranhões. Assim como o fogão de inox, para tirar essas marcas, você pode usar a técnica do bicarbonato, onde você mistura com água quente e aplica em cima da pia, deixando reagir. Em seguida, remova e passe um pano seco para polir.
Separe 1 colher (sopa) de sal ou bicarbonato de sódio, 1 copo de vinagre e alguma gotas de detergente. Misture com um pouco de água e novamente deixe de molho por alguns minutos. Esfregue delicadamente com o auxílio de uma escova com cerdas macias. Enxague bem e seque tudo com um pano de prato.
Assim como dito anteriormente, o teflon presente na panela é muito sensível, e a facilidade que ele tem para riscar ou desgastar é mais fácil do que nos tipos de panelas tradicionais. Para isso, de maneira alguma, deve-se utilizar saponáceos para a limpeza do produto, apenas detergente e sabão neutro.