Para remover tinta de piso você vai usar CIF Perfumado. Basta aplicar o produto em cima da mancha de tinta, aguardar por alguns minutos e esfregar com uma esponja. Após enxágue e seque bem.
Caso a tinta já tenha secado, uma mistura de água, sabão e álcool isopropílico será mais eficiente para removê-la. Outra solução eficiente é uma combinação de vinagre e bicarbonato de sódio que pode ser usada para limpar pisos de porcelanato e cerâmica.
Aqui, você vai precisar de: detergente, amônia e água morna. Basta misturar esses produtos em um potinho e aplicar no piso com a ajuda de uma esponja. Então, é só esfregar até que a tinta saia!
Para as soluções produzidas à base de solvente, é necessário investir em um produto para tirar tinta do piso. Nesses casos, você pode passar a Suvinil Aguarrás sobre os respingos com auxílio de um pano limpo.
Assim como os produtos químicos, alguns solventes, como o thinner, por exemplo, também podem ajudar a amolecer e tirar tinta seca do piso. O ideal é aplicar diretamente na área manchada e deixar agir por alguns minutos.
COMO REMOVER PINGOS DE TINTA EM PISOS CERÂMICOS - Passo a passo - DICA INFALÍVEL- Faça você mesmo
O que é bom para remover tinta de piso?
Aplique água quente
Se ver as manchas acontecendo, aproveite para diluir as gotas de tinta em água quente. Manchas super frescas conseguem ser removidas apenas com água. Use um pano para limpar os excessos e seguir o tutorial de como limpar tinta do piso.
O que tira tinta do piso quando o produto usado é à base de solvente? Nesse caso, a combinação de aguarrás ou thinner com uma esponja é mais eficaz. Além disso, os acessórios usados na pintura, como pincéis e rolos, também podem ser limpos com o diluente.
O álcool isopropílico ajuda a quebrar moléculas da tinta e amolecer, auxiliando na remoção. Uma mistura de água, sabão e álcool isopropílico pode ser usada em um balde e passado um pano no chão, retirando aqueles pequenos pingos de tinta.
A função industrial do querosene é remover graxas, tintas e gorduras em geral. Por isso, o produto é um importante aliado em diversos tipos de limpeza pesada, como piso, máquinas, vidros e automóveis.
Tendo em vista que seu piso já está umedecido, passe o pano com aguarrás sobre toda superfície. Não é preciso fazer esforço, apenas assegure que todos os lugares recebam o produto para diluição da tinta.
Ao lavar piso pintado com tinta epóxi, opte por detergentes neutros. Evite produtos abrasivos ou químicos agressivos que danifiquem o revestimento. Os detergentes neutros garantem uma limpeza eficaz sem comprometer a integridade do epóxi, preservando a estética e a resistência do piso.
Como tem plástico na composição, a tinta acrílica depois de seca pode ser mais difícil de remover da roupa. Você pode aplicar álcool líquido comum no local da mancha e usar um pano seco para remover os resíduos. Com acetona, usada para remover esmaltes, também funciona. Não faça movimentos bruscos.
A aguarrás é um solvente que foi desenvolvido para diluir tinta e esmalte. Além disso, pode tirar manchas de piche de tecido, fazer a limpeza de ferramentas, acessórios cromados, telas de janelas e até mesmo inox. Vale lembrar que a aguarrás não remove esmaltes e tintas, apenas funciona para diluí-las.
Você pode utilizar álcool isopropílico para essa etapa. Ele age como um removedor de manchas, sendo necessário apenas umedecer um pano branco com o álcool e esfregar delicadamente sobre a mancha. Por fim, deixe a peça de molho em um balde com sabão e água quente por cerca de dez minutos.
Para tirar tinta de parede do chão à base de água, é indicado esfregar o local com uma esponja molhada e água quente. Caso a substância não saia com essa técnica, a dica é usar a espátula.
O vinagre branco é outra excelente opção para limpar as manchas de tinta de cabelo, tanto na pele como nas roupas. Para tirar a coloração do rosto, orelhas e mãos, a dica é pingar o vinagre diretamente sobre a mancha e usar uma escovinha para limpar. Depois, é só enxaguar.
Em casos de pequenos respingos, basta mergulhar um cotonete ou algodão na acetona e dar leves esfregadas na mancha. A acetona reage diretamente com as moléculas da tinta, amolecendo o produto e deixando-o mais mole. Esse é um truque simples que funciona muito bem para quem não quer ter muito trabalho.
Como tirar tinta seca ou rejunte seco? Comece raspando o excesso de tinta seca com uma espátula ou lixa, tomando cuidado para não danificar a superfície. Em seguida, aplique um produto especializado para limpeza pós-obra, preferencialmente a base de solvente, específico para tinta látex ou tinta óleo.
O detergente neutro é um produto versátil e pode ser usado para limpar todos os tipos de piso, como a cerâmica, o porcelanato, o vinílico, o mármore, o granito e o cimento queimado, por exemplo.
Para esses casos fique com o que há de mais tradicional em termos de limpeza: esponja de louça, detergente neutro, vassoura, pano de chão seco e por fim, uma espátula sem corte de plástico ou silicone. Retire a poeira com a vassoura, depois com o uso do detergente e da esponja esfregue sobre a mancha de tinta.
Ao contrário do thinner, a aguarrás é ideal para diluir tintas, sem causar danos nas características de cada tinta, apenas a tornando mais fluida e de fácil aplicação; Lavagem a seco nas lavanderias; Aplicação em madeiras.
Se você quer saber como clarear piso encardido, prepare uma solução de 1 litro de água, 200 ml de vinagre branco, 1 colher de bicarbonato de sódio 1 colher de sopa de detergente neutro, balance a mistura, despeje no local encardido, esfregue uma vassoura com cerdas firmes e depois finalize com um pano úmido.