Para deixar de roer as unhas, é interessante manter as unhas bem cortadas e lixadas, usar um esmalte especial, distrair-se com uma bola anti-estresse e, nos casos necessários, consultar o psicólogo.
Uma boa alternativa para quebrar a rotina de roer unhas é deixá-las bem curtinhas. Corte rente a pele e lixe qualquer excesso de forma uniforme. Evite deixar qualquer descamação ou rebarba nas unhas, já que podem ser um chamariz para a vontade de roer.
Manter as unhas aparadas e curtas, bem como fazer manicure regularmente, reduz a tentação de roê-las. Afinal, as unhas estarão sempre bem cuidadas. Além disso, é possível aplicar esmaltes ou soluções amargas para desencorajar o hábito.
A vontade de roer as unhas pode ser causada por vários motivos: insegurança, nervosismo, mas até um filme muito emocionante pode levar a pessoa a morder, roer e beliscar as unhas. Geralmente, é uma reação ao medo, estresse ou tédio.
Roer unhas é um hábito. Por isso, assim como ocorre no tratamento de tabagismo, é possível substituir esse hábito por outro mais saudável. Apertar bolinhas de estresse, mascar chicletes ou morder outro objeto mais seguro são algumas opções.
Roer as unhas é um hábito compulsivo, que facilmente se torna incontrolável. Mavala stop tem gosto amargo e não estraga o esmalte. Ele auxilia no combate do mau hábito de roer as unhas e chupar o dedo.
A psicóloga clínica Marina Genova acrescenta que roer unhas não é considerado um distúrbio, mas um sintoma de que algo não está bem. – Não há causas isoladas que gerem a onicofagia.
Os esmaltes com gosto ruim são uma boa saída para evitar a roeção de unhas – tanto para as mulheres quanto para os homens. Além do gosto, que serve para dar aquele susto quando você colocar a mão na boca, eles deixam as unhas mais lisas, dificultando o contato com os dentes.
O ato de roer as unhas geralmente é associado a situações de estresse, ansiedade ou nervosismo. Nesse cenário, roer as unhas é uma forma de “aliviar” essa carga. Então, para abandonar esse hábito, é fundamental entender o que desencadeia o comportamento, avaliando, inclusive, se é passível de intervenção especializada.
Utilizar mordedores de borracha ou de silicone para aliviar a vontade de morder algo e manter a boca ocupada; Mascar chicletes sem açúcar para manter a boca ocupada e assim evitar a onicofagia; Procurar ocupar as mãos, pois assim não haverá a possibilidade de roer as unhas.
Infecções: Roer as unhas pode causar danos nos dedos que facilitam a entrada de bactérias e fungos, aumentando o risco de infecções. Impacto psicológico: Esse hábito pode ser um mecanismo de resposta a situações de ansiedade e estresse, o que pode perpetuar o desconforto psicológico.
ritual para quem rói unha, 1 copo com água, 1 colher de sopa de Pimenta do reino, 1 colher de sopa de azeite de oliva. e 1 colher de sopa de noz moscada. Coloque as suas mãos de molho por 5 minutos. no 1º dia da lua minguante, você não vai chupar o dedo depois né?
Manter as unhas curtas e bem lixadas é uma forma simples e eficaz de evitar roer. Quanto maiores forem as suas unhas, mais fácil vai ser cair na tentação. Além disso, elas são mais frágeis quando estão grandes, o que pode servir como um gatilho e provocar o comportamento.
A aloína é um produto que pode ser adicionado ao esmalte para ajudar a parar de roer unhas. Ela possui um gosto amargo, o que causa repulsa ao levar as unhas à boca. Além disso, a aloína tem propriedades antioxidantes, regeneradoras, hidratantes e calmantes, além de possuir ação antifúngica e bactericida.
A solução é simples: quando se sentir tentado a roer uma unha ou cutucar uma cutícula, por exemplo, toque sua pele de maneira suave, esfregando as pontas dos dedos na palma da mão ou na parte de trás do braço pelo menos duas vezes ao dia.
O hábito de lixar as unhas com frequência ajuda no fortalecimento e no crescimento delas, evitando assim que quebrem com facilidade e fiquem com aquele aspecto de unha sensível e frágil. Você sabia que lixar as unhas também ajuda na remoção de células mortas e impurezas do dia a dia?
A estratégia encontrada pelo estudo, "substituição de hábito", que ainda está sendo estudada, pode ser aliada a outras técnicas comportamentais já existentes, como desacoplamento e treinamento de reversão de hábitos, que são usados para ajudar pessoas com transtorno do comportamento repetitivo focado no corpo.
Onicofagia é o hábito de roer as unhas que afeta cerca de 30% da população mundial. O hábito pode causar problemas nas unhas e na cavidade oral, e pode estar associado principalmente ao déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou transtorno de ansiedade por separação (TAS).
O tratamento da condição é feito com terapia psicológica e pode ser necessária a combinação com antidepressivos. Treinar-se para trocar os estímulos danosos por outros mais sutis, como fechar as mãos em casos de estresse, também pode ajudar.
Modo de Usar: Aplique uma camada sobre toda a superfície da unha (ou sobre o esmalte) e deixe secar. Evite lavar as mãos diretamente após a aplicação. Reaplique a cada dois dias, até que o hábito tenha parado. Antes de cada reaplicação, é recomendado remover o Mavala Stop com um removedor de esmaltes.
Antigamente, a minha família dizia que ia passar pimenta na ponta dos meus dedos e a base amarga para unhas é quase isso, com o benefício de que ela também trata e ajuda a fortalecer a unha. No final do dia, ela serve justamente para te lembrar, com um gosto ruim, que lugar de dedo não é na boca.