Para realizarmos a operação inversa, isto é, encontrarmos o ângulo correspondente ao valor da razão trigonométrica, digitamos o valor do seno, cosseno ou tangente e apertamos as teclas SHIFT e SIN–1.
Por exemplo, o arco de tangente de 1 é o ângulo cuja tangente é igual a 1 ou o ângulo π/4 (0,785398 radianos). Arco tangente (também chamado de tangente inversa) e pode ser representado por tan −1 x, arctan x ou atan x.
Pressionar a tecla MODE mais de uma vez exibe telas de configuração de cálculo da calculadora. Define graus, radianos ou grados como unidades angulares tanto para os cálculos quanto para as soluções dos problemas inseridos.
A cotangente é o inverso da tangente. É a razão entre o comprimento do cateto adjacente e o comprimento do cateto oposto a um ângulo agudo de um triângulo retângulo.
O comprimento de arco no círculo 1 é ℓ 1 = θ 360 ° ⋅ 2 π r 1 . Como sabemos? A circunferência inteira do círculo 1 tem um comprimento de 2 π r 1 . Todos os graus do arco passam por 1 360 do total da circunferência.
O arco tangente é o ângulo cuja tangente é núm. O ângulo que devolve é dado em radianos no intervalo -pi/2 a pi/2. Sintaxe: ATAN(núm) núm - é a tangente do ângulo desejado.
Então, como vamos achar a derivada do arco tangente de x? Podemos chamar de y o arco tangente de x. Então, nós temos que tg y = x, porque a tangente do tg⁻¹x é o próprio x. Derivando em ambos os lados, nós vamos ter: dtg y/dx = d(x)/dx.
A tangente de um ângulo qualquer é a razão entre o seno e o cosseno desse ângulo. A função f(x)=tg x é definida para ângulos x expressos em radianos, tais que cos cos x≠0. O gráfico da função tangente apresenta assíntotas verticais para os valores, em que x=π2+kπ, com k inteiro, como x=−π2.
Para calcularmos a tangente de 150° precisamos calcular o seno e o cosseno de 150°. Pelo círculo trigonométrico, podemos observar que: sen(150) = sen(180 - 30) = 1/2. tg 150° = -√3/3.
O grau (símbolo: °), é uma medida dos ângulos planos correspondendo a 1/360 de uma circunferência. Cada grau pode ser dividido em minutos (′), que equivalem a 1/60 do grau, e segundos (′′), equivalente a 1/60 do minuto.
A inclinação mínima é calculada em percentual, relacionando o comprimento e a altura do telhado. O que determina esse valor é o tipo de telha que será usado na obra. Por exemplo: Um telhado com inclinação de 10% é o mesmo que: 10% = 10cm/1m.
Note também que o ponto P tem o raio do círculo trigonométrico prolongado até atingir o eixo das tangentes a fim de determinar o valor da mesma. Além disso, repare que quando for 90° o prolongamento do raio não atingirá o eixo das tangentes, logo não existe a tangente de 90°.
A medida do lado oposto ao ângulo de 60° é o valor que estamos procurando e pode ser chamada de x. Na tabela trigonométrica, podemos ver que a tangente de 60° vale √3.