Processo de obtenção de Aço via refinamento de Ferro Fundido A obtenção do aço é feita através da mistura de minério de ferro, coque (retirado do carvão mineral) e argilas calcárias (fundentes) que são fundidos em um equipamento chamado “alto-forno” sob temperaturas da ordem de 1.500 Cº.
O aço é produzido por remoção de impurezas, como o carbono do ferro em bruto ou da gusa, produzido pelos altos-fornos. O processo industrial principal é o de oxigénio, no qual a gusa ou a sucata fundidas são colocadas num contentor de tijolos alcalinos (básicos) revestido com resistências elétricas.
O que é necessário para transformar o ferro-gusa em aço?
O ferro-gusa é levado para a aciaria, ainda em estado líquido, para ser transformado em aço, mediante queima de impurezas e adições. O refino do aço se faz em fornos a oxigênio ou elétricos a uma temperatura de aproximadamente 1700°C.
O aço é produzido, basicamente, a partir de minério de ferro, carvão e cal. A fabricação do aço pode ser dividida em quatro etapas: preparação da carga, redução, refino e laminação. Grande parte do minério de ferro (finos) é aglomerada utilizando-se cal e finos de coque. O produto resultante é chamado de sinter.
É extraído da natureza sob a forma de minério de ferro, mas passa para o estágio de ferro-gusa através de processos de transformação. Ao passar por um processo chamado descarbonetação, o metal é aquecido em um ambiente em que há presença de oxigênio, o que faz com que o metal oxide e perca carbono.
Qual a DIFERENÇA do FERRO para o AÇO? FERRO ou AÇO?
Como ocorre a transformação do ferro para aço?
Processo de obtenção de Aço via refinamento de Ferro Fundido
O produto do alto-forno, o ferro-gusa, tem um teor excessivo de carbono que torna a liga um metal de baixa resistência mecânica e frágil quando sólido, chamado ferro fundido. O2 + 2 C → CO, onde o monóxido de carbono segue para a atmosfera.
A ferrugem é a oxidação do ferro que acontece por meio da proximidade de metais ferrosos com o oxigênio liberado pela água, quando isso acontece, aumenta o número de hidróxido de ferro.
Basicamente, o aço é uma liga de ferro e carbono. O ferro é encontrado em toda crosta terrestre, fortemente associado ao oxigênio e à sílica. O minério de ferro é um óxido de ferro, misturado com areia fina. O carbono é também relativamente abundante na natureza e pode ser encontrado sob diversas formas.
O processo mais empregado é o do alto-forno, que, de modo geral, consiste na produção de ferro fundido no alto-forno e após refinamento, esse se transforma em aço no conversor de oxigênio.
O aço rápido é um tipo de aço carbono capaz de cortar metais (usinar) em alta velocidade, resistindo a grandes temperaturas. Para ser fabricado, é empregado ao aço ligas de tungstênio, cromo, molibdênio, vanádio e cobalto.
EXTRAÇÃO. O aço, na verdade, é uma liga produzida a partir do ferro, que é um dos elementos mais abundantes da superfície de nosso planeta, sendo extraído em minas de céu aberto e de galerias subterrâneas. O ferro é encontrado em quantidade inferior apenas ao oxigênio, ao silício e ao alumínio.
O aço carbono é resultado da combinação de dois elementos, ferro e carbono, que juntos compõem uma liga metálica amplamente empregada na indústria e na construção civil. Essa constituição de liga confere ao aço o seu nível de resistência mecânica, dispondo de 0,008% a 2,11% de concentração de carbono em sua composição.
Que nome se dá ao processo que transforma gusa em aço?
O processo de Bessemer, inventado em 1856, deve o seu nome ao engenheiro inglês Sir Henry Bessemer (1813-1898). Consiste numa maneira de converter ferro-gusa de um alto forno em aço.
O aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste último variando entre 0,008 e 2,11%. Distingue-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono acima de 2,11%.
O processo de Bessemer envolvia a passagem de ar através de ferro fundido aquecido, o que removia o excesso de carbono e produzia aço. Esse processo permitiu a produção em massa de aço, o que impulsionou a revolução industrial e transformou a indústria siderúrgica em uma das mais importantes do mundo.
Para transformar o gusa em aço, é necessário que ele passe por um processo de oxidação - combinação do ferro e das impurezas com o oxigênio - até que a concentração de carbono e das impurezas se reduza a valores desejados. Até que se descobrisse como fazer isso, os engenheiros deram tratos à bola.
Assim, o aço é produzido a partir de minério de ferro ou sucata. A qualidade do minério de ferro é determinada principalmente por sua composição. Alto teor de ferro e baixo teor de enxofre e fósforo são favoráveis para a fabricação do aço.
Sua principal matéria-prima é o Ferro Gusa Líquido que vem do beneficiamento do minério de ferro nos altos fornos das grandes siderúrgicas. Em diversas indústrias o aço tornou-se matéria-prima, principalmente por seu baixo custo. Ele passou a representar cerca de 90% de todos os metais consumidos na indústria.
Para contabilizar ACO, o aluno deve participar de cursos, palestras, congressos, seminários ou eventos voltados à graduação ou relacionados à sua área de formação como ouvinte ou cursista. A data de emissão do Certificado deve corresponder ao período vigente do curso na Faculdade.
Uma das formas de se fazer isso é por injetar gás oxigênio no interior do alto-forno onde o ferro é produzido. O carbono reage, então, com o oxigênio e forma dióxido de carbono (CO2), que é um gás que se desprende, separando-se do ferro.
Através do minério de ferro, cal e carvão, é feita a produção do aço, que passa por quatro importantes etapas, que incluem desde a preparação da carga até a redução, refino e laminação do material.
O mecanismo completo da corrosão do ferro ainda não está completamente esclarecido, mas sabe-se que ela está relacionada à oxidação do ferro por meio de agentes oxidantes, que são a água e o oxigênio. Por isso, o ferro oxida-se facilmente quando é exposto ao ar úmido, principalmente se houver grande presença de água.
Isso se deve ao fato de que a superfície de óxido de ferro não oferece proteção ao ferro subjacente. Enquanto o ferro puro será o mais rápido a corroer, a maioria dos metais que o contêm, eventualmente, sucumbirá à ferrugem e isso inclui o aço carbono, que é uma liga composta principalmente de carbono e ferro.