Para mudar de radianos para graus, você precisa multiplicar o número de radianos por 180/π. Este número vai ajudá-lo a alternar entre as duas unidades. Por exemplo, se você multiplicar π/2 radianos por 180/π, você vai obter 90 graus.
A conversão de uma medida em radianos para uma medida de graus (e vice-versa) é realizada por uma regra de três. Para desenvolver essa conversão, devemos observar que π radianos é igual a 180°.
Uma volta completa no círculo trigonométrico corresponde, em graus, a 360º e em radianos, 2π, pois no caso de medida de ângulo, o valor de π (pi) passa a ser referente a 180º.
Para converter de graus para radianos, multiplique o número de graus por π/180. Isso vai dar a medida em radianos. Se você tem um ângulo de 90 graus e deseja saber quanto é em radianos, multiplique 90 por π/180. Isso dá π/2.
Quando você pega um círculo unitário, a circunferência desse círculo se torna 2(pi). E em tal círculo, o ângulo que um ponto no círculo unitário faz com o eixo X positivo é igual ao comprimento do arco de (1,0). Então pi radianos = 180 graus em trigonometria.
Pressionar a tecla MODE mais de uma vez exibe telas de configuração de cálculo da calculadora. Define graus, radianos ou grados como unidades angulares tanto para os cálculos quanto para as soluções dos problemas inseridos.
A ideia de volta está presente nos círculos trigonométricos. Como o comprimento da circunferência é 2·π, podemos dizer que uma volta completa nesses círculos tem essa medida. Repare apenas que o ângulo formado por essa volta mede 360°. Dessa maneira, o número 2·π relaciona-se com o ângulo 360°.
Para mudar de radianos para graus, você precisa multiplicar o número de radianos por 180/π. Este número vai ajudá-lo a alternar entre as duas unidades. Por exemplo, se você multiplicar π/2 radianos por 180/π, você vai obter 90 graus.
O número \pi é um valor constante, não é uma medida de ângulo. Quando escrevemos \pi rad estamos dizendo que o ângulo é de aproximadamente 3,14 radianos.
Definição: Um radiano é a medida do ângulo central de uma circunferência e que determina um arco com o mesmo comprimento que o raio desta circunferência. A medida desse ângulo, quando expressa em graus, é igual a 180°/π que é aproximadamente 57,3°.
Como é um número irracional, ele é uma dízima não periódica e possui infinitas casas decimais, então é comum utilizarmos uma aproximação do valor de π para a resolução de problemas. Esse número é uma constante, e o seu valor é de aproximadamente 3,141592653..., mas a aproximação mais utilizada para o valor de π é 3,14.
Existem equipamentos que trabalham com três unidades de medida: grau, radiano e grado. A escolha por uma das medidas é feita apertando a tecla MODE e a tecla da unidade escolhida: DEG (grau), RAD (radiano) ou GRA (grado).