Para converter uma fração em um número decimal, dividimos o numerador pelo denominador. Se temos um número misto, o número inteiro fica à esquerda da vírgula decimal. O fica à esquerda da vírgula decimal. Em seguida, dividimos por .
Por exemplo, 65% pode ser convertido para a forma decimal ao resolvermos 65÷100. Então, 65%=0,65. Outra forma de entender a divisão por 100 é mover a vírgula duas casas para a esquerda.
Para converter de qualquer base para decimal, basta realizar as contas de acordo com os valores numéricos dos símbolos usados nas representações de outras bases e multiplicar o valor pela posição relativa de cada símbolo no número.
Devemos somar parte inteira com parte inteira, décimos com décimos, centésimos com centésimos e assim sucessivamente. Em outras palavras, devemos colocar vírgula abaixo de vírgula.
Nessa história, conhecendo uma quantidade e um total, você viu como se calcula a parte (quanto por cento do total) a que essa quantidade corresponde. Veja mais um exemplo: 2 corresponde a quanto por cento de 5? >> Para responder, considere a fração 2/5. >> Escreva-a na forma decimal: 2/5 = 0,4 = 0,40 = 40%. >>
Os números decimais podem ser representados também como fração. Para fazer sua representação, colocamos o número decimal no numerador, mas sem a vírgula, e contamos quantos algarismos esse número tinha em sua parte decimal.
O sistema de numeração decimal utiliza o número 10 como base, nele os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 são utilizados para contar unidades, dezenas e centenas, e assim sucessivamente. Nesse sistema, quando colocamos o número 0 à direita de um algarismo, é o mesmo que multiplicá-lo pela base, isto é, por 10.
Veja como converter valores binários em decimais: Um modo simples de fazer essa conversão é dividir o número decimal que você quer converter em binário por dois. Faça a divisão "na mão", e anote o resto (será 0 ou 1). Pegue o quociente dessa divisão e divida-o, também, por dois.
Como o número 1, é menor que o 4. Acrescentamos, "0," no resultado, e acrescenta um 0 no 1, e vamos ter, 10 dividido por 4. Ou seja, 1/4 na forma decimal, é 0,25.
Daí termos informado que a divisão de "2" por "3" vai dar como quociente uma dízima periódica igual a "0,6666......". Ou seja: 2/3 = 0,66666....... <--- Esta é a resposta.
Uma forma mais simples de realizar este procedimento é a seguinte: dado um número decimal exato, passamos a vírgula para a direita quantas vezes for necessário até que o último número ocupe o lugar das unidades e, depois a quantidade resultante é dividida por um seguido pela quantidade de zeros que a vírgula foi movida ...
O primeiro método consiste em “andar” a mesma quantidade de casas decimais, ou seja, multiplicar por potências de 10 até que a vírgula não esteja mais presente. O segundo método consiste em representar os números em forma de fração e realizar a divisão de frações.
Veja alguns exemplos: 0,9 = nove décimos 0,17 = dezessete centésimos 0,254 = duzentos e cinqüenta e quatro milésimos 5,6 = cinco inteiros e seis décimos 7,18 = sete inteiros e dezoito centésimos 18,391 = dezoito inteiros e trezentos e noventa e um milésimos.