O protocolo J.A indicado para o controle e tratamento da tristeza parasitária bovina é a utilização de Ganavet Plus, babesicida à base de Diminazeno e Fenazona, associado ao Diclotril, antimicrobiano e anaplasmicida à base de Enrofloxacina e Diclofenaco de Sódio.
O Imidofort B12 é um medicamento hemoparasiticida injetável, indicado no tratamento da Anaplasmose e da Babesiose dos bovinos, enfermidades hemolíticas conhecidas popularmente como TPB (Tristeza Parasitária Bovina). “Com o Imidofort B12, o produtor tem em mãos o tratamento completo da doença.
Qual o medicamento indicado para tristeza parasitária?
O tratamento para a Tristeza Parasitária deve ser realizado assim que os primeiros sintomas forem observados. Têm-se no mercado vários tipos de medicamentos que são utilizados para o tratamento desta doença. Para a Anaplasmose, pode-se lançar mão de dois medicamentos de eleição: o Imidocarb e as oxitatraciclinas.
marginale é variável de duas a quatro semanas, ou mais, pois depende da sensibilidade do hospedeiro e da quantidade de parasitas no sangue. Se houver inoculação com sangue contaminado o período pode ser de uma ou duas semanas, até cinco semanas.
É importante a utilização de esterqueiras ou biodigestores para evitar a proliferação de moscas hematófagas que se desenvolvem nas fezes e restos alimentares dos animais, o que auxiliará na prevenção da ocorrência da anaplasmose bovina.
Tristezinha parasitária bovina: Características e tratamento
O que dar para vaca com tristeza?
O protocolo J.A indicado para o controle e tratamento da tristeza parasitária bovina é a utilização de Ganavet Plus, babesicida à base de Diminazeno e Fenazona, associado ao Diclotril, antimicrobiano e anaplasmicida à base de Enrofloxacina e Diclofenaco de Sódio.
A vacinação deve ser feita nos bovinos a partir dos três meses de idade sob a orientação do médico-veterinário. A vacina deve ser descongelada em banho-maria (38ºC a 40ºC) e transferida para o frasco com diluente para aplicação nos animais.
A tristeza parasitária carrega esse nome pelos sintomas típicos da doença: o animal fica apático, emagrece, apresenta quadro de febre e anemia, além de comprometer a produção de leite.
Izoot B12 50ml é indicado para o tratamento e prevenção da tristeza parasitária (babesiose e anaplasmose) em bovinos. Mas também é recomendado para o tratamento da piroplasmose em equinos e da babesiose em cães.
A Tristeza Parasitária Bovina (TPB) é um complexo hemoparasitário causado por Babesia spp e pelo Anaplasma marginale, podendo ocorrer de forma isolada ou associada no hospedeiro.
O produto Imidofort® B12, indicado no tratamento da Babesiose e Anaplasmose bovina, possui em sua composição, além do diproprionato de imidocarb, a vitamina B12 (cianocobalamina). A suplementação com vitamina B12 contribui com a formação dos glóbulos vermelhos, células fortemente afetadas na TPB.
O Imizol é referência quando falamos em quimioprofilaxia da tristeza parasitária, sendo diretamente eficaz contra a anaplasmose e a babesiose, evitando perdas no rebanho e garantindo eficácia no tratamento.
Ganaseg™ 7% é indicado para o tratamento de bovinos infectados com babesia causada por Babesia bigemina e Babesia bovis e em equinos para Babesia caballi e Theileria (Babesia) equi. Uma única administração oferece completo alívio das manifestações clínicas da “Tristeza Parasitária Bovina”(TPB).
O Tristezina é apresentado em ampola de 20 ml e deve ser administrado por via intramuscular profunda, sendo aplicado na dosagem de 3,5 mg/1 kg de peso corpóreo.
Basta administrar por via intramuscular profunda, seguindo as instruções do médico veterinário. Dosagem: A dose recomendada é de 35 mg para cada 1 kg de peso corpóreo, ou seja, 1mL para cada 20kg, por via intramuscular profunda. Alterações na posologia devem ser feitas conforme orientação do veterinário.
Curto período de carência para o leite (apenas 96 horas). ABATE: O abate dos animais tratados somente deve ser realizado 34 dias após a última aplicação. LEITE: O leite dos animais tratados com este produto não deve ser destinado ao consumo humano até 96 horas após a última aplicação desse produto.
Apatia, febre, anemia, urina vermelha, diminuição na ruminação e icterícia são alguns dos sintomas clínicos da Tristeza Parasitária Bovina (TPB), um complexo de duas doenças, babesiose e anaplasmose, transmitidas pelo carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus.
Uma das ideias é uma pré-adaptação com o fornecimento de ração para os animais. O período pode variar de 30 a 90 dias. “Uma recomendação é fornecer 0,3% de ração por peso vivo no cocho, ou mesmo 0,5%, à medida que a qualidade dos pastos vai caindo. Nesse momento eu começo suprir a necessidade dos animais”, diz Resende.
As principais causas da tristeza parasitária bovina é o contato dos animais com os agentes transmissores, os carrapatos e insetos que se alimentam de sangue. É importante ressaltar que é esperado que os animais jovens tenham contato com um número pequeno de carrapatos para desenvolver imunidade contra eles.
Embora diversas riquetsioses, viroses e parasitoses sejam transmitidas por carra- patos, tanto para o homem quanto para os animais domésticos, pode-se considerar que a tristeza parasitária bovina (TPB) é a doença transmitida por carrapatos de maior importância econômica para a pecuária.
Na primeira fase da imunização, você deve gastar por volta de R$180 a R$270, já que são três doses. Os valores das vacinas V8 e V10 são similares, sendo a déctupla, geralmente, um pouco mais cara.