A navegação aérea requer uma orientação constante, seja por conhecimento da região ou no interior das nuvens usando o recurso de instrumentos, como a bússola magnética ou ainda usando como referencial as estrelas.
Sempre que o voo é realizado por instrumento de navegação, o piloto segue rotas específicas, também chamadas de aerovias. Essas rotas são como ruas, que ficam delimitadas em cartas aeronáuticas e oferecem a orientação no espaço aéreo para o piloto.
ATIS – Serviço de comunicação com o aeroporto que auxilia na descida. Ao realizar a descida de um avião e se aproximar do aeroporto, a aeronave pode escutar o ATIS (automatic terminal information service – serviço automático de informação terminal).
A acuidade visual é a medida da capacidade de uma pessoa de enxergar detalhes finos à distância. Os pilotos da Força Aérea geralmente são exigidos a ter uma acuidade visual de 20/20 ou melhor (corrigida ou não corrigida) em cada olho.
Em jatos comerciais, como nos Boeing 737 MAX da Gol, utiliza-se o piloto automático de três eixos de controle (lateral, vertical e longitudinal) com autothrottle (acelerador automático). Ou seja, é um sistema capaz de movimentar a aeronave em qualquer direção.
Como os pilotos sabem o CAMINHO POR ONDE DEVEM VOAR?
O que significa 10 mil pés quando o piloto fala?
Por que os pilotos anunciam 'tripulação, 10 mil pés' durante os voos? Quem costuma voar já deve ter ouvido o aviso "tripulação, 10 mil pés" no sistema de som do avião. Essa mensagem, geralmente, é ouvida quando a aeronave passa por essa marca, de cerca de 3.050 metros de altura, e é fundamental para a segurança do voo.
O piloto é o líder a bordo, responsável por todas as fases do voo, desde a preparação pré-voo, incluindo a verificação das condições meteorológicas e do estado da aeronave, até o pouso e desligamento dos motores.
À noite, o ar tende a ser mais frio do que de dia, melhorando as condições para que a aeronave decole. O ar mais frio e, ocasionalmente, mais seco, se torna mais denso, o que facilita o pouso e a decolagem dos aviões.
Os pilotos utilizam a bússola para determinar a direção do avião em relação ao norte verdadeiro, o que é fundamental para a definição de rotas e o cálculo de tempos de voo.
A principal tarefa de um piloto é operar a aeronave, controlando todos os seus sistemas e navegando de um ponto a outro de forma precisa. Antes de cada voo, o piloto realiza um planejamento minucioso, revisando as condições meteorológicas, o plano de voo e os documentos pertinentes.
Mas isso não é algo grave e na maioria dos casos, os radares meteorológicos da aeronave identificam com antecedência se o avião irá passar por uma zona de turbulência, sendo que dependendo da situação, o piloto pode até desviar o caminho.
A tração é uma força responsável por impulsionar a aeronave para frente, sendo originada de algum tipo de motor. Normalmente, no dias de hoje a aviação está servida de motores convencionais, a quatro tempos e motores a reação, utilizando-se de turbo-jatos e turbo-fan.
Por que os pilotos sempre avisam quando o avião cruza 10 mil pés na subida e na descida?
A mensagem muda de companhia para companhia - por vezes, pode ser apenas um sinal sonoro - e serve, no caso de uma decolagem, para avisar à equipe de comissários que o avião acaba de sair da sua fase crítica, também chamada de "sterile cockpit".
O GPS é um sistema secundário de auxílio à navegação – seu uso como sistema principal ainda está sendo testado. Ele é formado por uma constelação de 24 satélites, na órbita de 20 mil quilômetros de altitude, que enviam sinais captados por aparelhos receptores nas cabines dos aviões.
Dito pelos Comissários: Sejam bem vindos a bordo. Observe o número de seu assento no cartão de embarque. Por medidas de segurança, acomodem as bagagens de mão nos compartimentos acima de seus assentos e as que não couberem abaixo da poltrona a sua frente.
Instrumento de bordo das aeronaves que, por meio da medida estática da pressão do ar atmosférico, indica a altitude da aeronave. O altímetro é calibrado em conformidade com o modelo internacional padronizado de pressão atmosférica e temperatura.
Bom, na verdade, não existem muitos mistérios em voar à noite. A aeronave possui instrumentos no painel. que funcionam como o GPS do seu carro, porém com uma complexidade um pouquinho maior. Além disso, as aeronaves normalmente têm sensores, radares meteorológicos e sistemas de piloto automático.
A navegação aérea requer uma orientação constante, seja por conhecimento da região ou no interior das nuvens usando o recurso de instrumentos, como a bússola magnética ou ainda usando como referencial as estrelas.
Embora a segurança dos voos não varie significativamente ao longo do dia, há algumas considerações que podem tornar os voos matutinos uma escolha preferida para alguns passageiros. Os voos no início do dia tendem a enfrentar menos atrasos e turbulência, pois a atmosfera é geralmente mais estável.
O mínimo de visibilidade para a tripulação pousar e decolar pode variar de 350 a 400 metros. Por isso, as torres de controle possuem um radar especial que capta a chegada de chuvas e sua densidade. Assim, em caso de chuvas muito fortes, o voo pode ser adiado para a segurança de todos.
Como regra, o transportador é responsável pelos danos que causar durante o voo, e isso inclui a morte de um passageiro. Entretanto, na hipótese de a companhia aérea não ter causado o fato, exclui-se sua responsabilidade.
Desta forma, se um dos pilotos passar mal, o outro está habilitado para realizar a aterrissagem. Além disso, em voos de longa duração há outros pilotos a bordo do avião. Também em voos curtos, é comum a presença de pilotos a caminho de outro voo no qual estarão em serviço ou que estão simplesmente viajando.
CRC é "Crew Rest Compartment" ou, literalmente, o compartimento de descanso da tripulação. Ele pode ser encontrado em aeronaves de grande porte, que geralmente realizam voos transatlânticos — mais longos e, por isso, que demandam que os funcionários possam mesmo esticar todo o corpo por questões de saúde.