2) Divida a leitura em segmentos “A criança com TDAH apresenta maior dificuldade em decodificar a palavra e em memorizar, ou seja, um déficit na rota fonológica”, aponta Silva. “Os intervalos devem ser frequentes para que a concentração, atenção e memórias sejam impactadas de forma positiva”, reforça Antoszczyszen.
Se você tem TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), provavelmente já enfrentou desafios para manter a concentração em leituras longas. ...
Conclusão: Escolares com TDAH apresentaram vocabulário mais restrito e mais dificuldades de compreensão verbal quando comparados aos seus pares sem o transtorno.
Guia para Compreensão e Manejo do TDAH da World Federation of ADHD. ...
Como lidar com mentes a mil por hora: Entenda o TDAH de uma vez por todas e descubra como mentes hiperativas e desatentas podem ter uma vida bem-sucedida. ...
TDAH: o que fazer e o que evitar: Guia rápido para professores do Ensino Fundamental.
TDAH e problemas de leitura: O que fazer? | 5 Minutos
O que acalma um TDAH?
Pratique exercícios – Indicado para todos em geral, as pessoas que tem TDAH podem se beneficiar ainda mais. Alivia o estresse, melhora o humor, acalma a mente e ainda ajuda a gastar o excesso de energia que as pessoas com TDAH tem. Durma bastante – e durma bem!
Como a concentração dos alunos com TDAH é mais dispersa, procure dividir as atividades em partes bem delimitadas para não causar confusão. Além disso, dê uma instrução por vez, sempre fazendo contato visual para reforçar a informação.
Os principais sinais do TDAH em crianças e adolescentes são desatenção, inquietude e impulsividade, em uma intensidade que traz prejuízos relacionados à interação social, aprendizagem, memória, linguagem e baixa autoestima.
A puberdade, por exemplo, agrava os sintomas, e a vontade de ser independente, típica da adolescência, funciona como um gatilho para a impulsividade. É mais comum que adolescentes com o transtorno se envolvam com álcool, drogas, sexo compulsivo e brigas. Esses pacientes também possuem um atraso na maturidade emocional.
“Organize as tarefas por prioridades. Faça lista de tarefas, utilize alarmes como lembrete, estabeleça horários para lazer, lições, ajudar na arrumação da casa, brincar, entre outros”, acrescenta. “É necessário um espaço de tempo para que as repetições se tornem memórias para o cérebro no longo prazo.
Na presença de algum déficit sensorial, as dificuldades de escrita excedem aquelas habitualmente a este associadas. O problema se caracteriza por dificuldades na composição de textos, erros de gramática e pontuação, má organização dos parágrafos, erros frequentes de ortografia e caligrafia precária.
Além disso, crianças com TDAH geralmente enfrentam dificuldades nessas áreas, o que pode tornar a escrita uma tarefa árdua e desagradável para elas. Já que o ato de escrever sobrecarrega o sistema cognitivo dessas crianças, levando a frequentes erros e resistência em refazer as atividades.
Existem várias estratégias que podem ser eficazes para alfabetizar alunos com TDAH. Uma das mais importantes é a utilização de recursos visuais, como imagens e diagramas, para ajudar a criança a compreender melhor o conteúdo.
Quem tem TDAH tem dificuldade em interpretação de texto?
Quando exposta a uma atividade complexa de leitura e interpretação, ou palavras com grafia mais elaborada, a criança que apresenta déficit de atenção e hiperatividade, podem apresentar uma deficiência nestas habilidades, tendo risco de fraca conquista acadêmica.
Como é feito o laudo de TDAH? O laudo de TDAH é elaborado por profissionais de saúde mental, como psiquiatras ou neurologistas, após avaliação detalhada. Eles realizam entrevistas, observam o comportamento, analisam histórico médico e aplicam questionários. O diagnóstico é baseado nos critérios do DSM-5 ou CID-10.
Têm com frequência dificuldades para organizar tarefas e atividades. Com frequência evitam, não gostam de ou relutam em se envolver em tarefas que exigem esforço mental prolongado. Perdem coisas com frequência. São facilmente distraídas por estímulos externos.
Trazer o tdha como deficiência não é um preconceito e sim um alívio e uma luz no fim do túnel para as pessoas serem reconhecidas e poderem exercer seus direitos. O tdha traz diversas barreiras em nossas vidas. Em Países desenvolvidos o tdha já é considerado como uma deficiência.
O entendimento de que o TDAH não é Deficiência se baseia no fato do transtorno ser uma disfunção, não podendo ser contemplado pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência. Isso porque não é uma condição que impossibilita seu portador de exercer uma função específica, mas sim somente dificulta a realização da mesma.
Supõe-se que ela possa estar subjacente a dificuldades na regulação das reações fisiológicas que sucedem as emoções – pacientes com TDAH sentem-se intensamente sobrecarregados pelas emoções, tem menor capacidade de regular e controlá-las, além de uma maior tendência à ruminação e à resignação.
O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.
Um dos sintomas não muito conhecido do TDAH é a dificuldade na regulação emocional. Pessoas com o transtorno geralmente experimentam mudanças de humor, que podem ser por pequenos aborrecimentos ou até mesmo eventos cotidianos sem muita importância.
Estabeleça horários regulares para estudar. Seu cérebro vai se acostumar e cooperar mais com o tempo. Divida seu tempo em blocos de estudo de 25 minutos (chamados de "pomodoros") com pausas de 5 minutos entre eles. Seu cérebro vai agradecer pela regularidade e pelas pausas merecidas.
Exercícios em que há maior necessidade de atenção ao corpo, como balé, lutas ou ginástica, tendem a ser mais eficientes. Como já falamos nesta coluna, o exercício físico feito com regularidade traz grandes benefícios para a saúde mental, em diversos aspectos. Foco, humor, aprendizado, autoestima.
Os dados do estudo acusaram uma dificuldade maior na aprendizagem da escrita que na aprendizagem da leitura. Na prova de leitura por decodificação ou reconhecimento de palavras, o Grupo TDAH apresentou 3,1 vezes mais erros que o Grupo C.