A quantidade recomendada varia, podendo adicionar de 20 a 50 gramas de Criscito para cada quilo de farinha, além da quantidade usual de fermento. Essa proporção pode ser ajustada de acordo com as necessidades específicas da sua receita.
O Criscito é um fermento desidratado, natural, obtido pela mistura de farinha de trigo "0" e água, acidificada por um complexo de leveduras e bactérias lácticas, capaz de iniciar a fermentação de massas para produtos de panificação e patisserie.
Fermento Natural desidratado ativo. Utilização direta juntamente com a farinha, com todos os benefícios da fermentação natural e sem ter que preocupar em refrescar seu levain. Deve ser usado na proporção de 3 a 5% da farinha utilizada.
Para usar o fermento fresco é só esfarelá-lo diretamente na farinha já misturada com a água. A quantidade padrão é de 3% em relação ao total de farinha, ou seja, 30g para cada quilo de farinha. Ele precisa ficar na geladeira e sua validade é de 15 a 45 dias, dependendo do fabricante.
A quantidade recomendada varia, podendo adicionar de 20 a 50 gramas de Criscito para cada quilo de farinha, além da quantidade usual de fermento. Essa proporção pode ser ajustada de acordo com as necessidades específicas da sua receita.
- mesmo que não vá fazer pães com frequencia, você precisa cuidar do seu fermento. Nutrindo o fermento com a proporção recomendada de água e farinha, ele é capaz de aguentar 15 dias na geladeira — mas aconselho que você só faça isso de vez em quando, por ocasião de uma viagem, por exemplo.
Quantas gramas de fermento químico para 1kg de farinha?
MODO DE USO:Para cada 1 kg de farinha, adicionar de 40 a 80 g de fermento químico em pó. NÃO CONTÉM GLÚTEN (pode conter traços devido ao ambiente). ARMAZENAMENTO:Manter em local seco, arejado e limpo, distante de produtos químicos, materiais de limpeza, odores fortes, luz solar e umidade.
Coloque 50g do fermento desidratado num recipiente. Adicione 50g de água levemente morna. Misture bem até dissolver bem o fermento. Se puder, use um multiprocessador, mixer ou liquidificador para diluir melhor o fermento e incorporar ainda mais ar na sua mistura.
O levain, também chamado de “massa mãe”, precisa ser guardado na geladeira em pote de vidro levemente fechado. Ao utilizá-lo novamente, deve-se retirá-lo da geladeira e ativá-lo novamente antes de usar: 100g de farinha integral + 100 ml de água.
Costumo desidratar pelo menos 50 gramas de levain. Para reativar, pegue as 50 gramas de levain desidratado, misture 100 gramas de água e espere alguns minutos. Acrescente 70 gramas de farinha de trigo e misture. Tampe o pote com papel filme deixando um bom espaço para o crescimento.
Modo de Usar: Misturar o Fermento Biológico Instantâneo Mauri com farinha antes de acrescentar os demais ingredientes. Obs: Não é preciso reidratar o fermento instantâneo. Dosagem para massas caseiras: Pães – 10g para cada 1kg de farinha. Pizza ou Pães de Massa Doce: 20g para cada 1kg de farinha.
O fermento biológico fresco e seco são ótimas opções para pães e massas, enquanto o fermento químico é ideal para bolos e sobremesas. Já o fermento natural proporciona um sabor exclusivo e textura excepcional a pães artesanais.
Quando o fermento biológico está bom você aperta levemente com os dedos e ele esfarela, porém quando ele está velho, ou impróprio para uso ele fica massudo, úmido e fica parecendo uma massinha de modelar quando você aperta.
O instantâneo pode ser adicionado diretamente à massa, enquanto o seco deve ser dissolvido em água morna. Ambos podem ser guardados tanto no armário quanto na geladeira. O fermento fresco, por sua vez, deve ser conservado na geladeira.
Mexer rapidamente irá diminuir o resultado da fermentação. 3- A quantidade de fermento usada em uma receita deve ser de cerca de 3% do total de farinha utilizada.
O fermento biológico fresco é aquele que vem em tablete e é muito fácil saber se está bom: basta amassá-lo. Se ele esfarelar, pode usar tranquilamente. Agora, se ele grudar nas mãos e ficar tipo uma massinha de modelar, já era, caro leitor. Vai ter que correr no mercado para comprar um novo!
A maioria dos cheiros vem de bactérias boas, então você pode ter certeza de que seu levain é saudável. Você deve ter cuidado se ele receber cheiros muito fortes e desagradáveis. Se seu levain cheirar a queijo muito forte, vômito ou meias sujas, provavelmente está estragado e não é seguro usar.
Como saber se ele está pronto para ser utilizado? O fermento natural estará pronto a partir do momento em que surgirem bolhas de ar na mistura. Isso mostra que a cultura de micro-organismos está viva e estabilizada, gerando boas quantidades de gases e ácidos.
Manter sua massa mãe em temperatura ambiente e alimentá-la duas vezes por dia (ajustando a proporção de alimento para este ciclo) é a melhor forma que conheço de impulsionar uma atividade forte no seu fermento.
Quando o fermento começa a libertar o dióxido de carbono, a massa vai expandindo o seu volume e, como tal, aumentando. É, por isso, o fermento ideal para a confeção de pão, brioches, coroas de fruto/chocolate e de toda a padaria "francesa".