O lambe-lambe, geralmente, é impresso em papel de baixa gramatura como o sulfite ou couché e pode ser aplicado diretamente nas paredes, portas, painéis de madeira ou até no drywall. “A superfície não precisa passar por um tratamento específico, sendo lisa e com poucas imperfeições é fácil a aplicação.
Essa arte consiste na criação de cartazes em papel, muitas vezes produzidos à mão, que são colados em muros, postes, tapumes e outros espaços públicos. Os lambe-lambes abraçam uma variedade de temas, desde manifestações políticas e sociais até arte urbana, poesia, eventos culturais e divulgação de serviços.
O lambe- lambe é uma forma de intervenção artística urbana contemporânea feita através do papel e cola muito usada na cidade, onde um desenho é colado em postes, muros, portas e viadutos transmitindo geralmente uma mensagem e transformando o contexto urbano do local.
A afixação de "lambe-lambe" somente é permitida em suportes cilíndricos para afixação gratuita de pôsteres, mobiliários urbanos de uso e utilidade pública, previstos no artigo 30, inciso XXI e §17, da Lei n° 13.525/03.
Pincele um pouco de cola por cima do papel e está pronto”, explica Petrus Vieira, da gráfica Fidalga, empresa especialista no item. Vieira explica que, se aplicado da maneira correta, o pôster não precisa de manutenção.
Cola. A cola é muito simples de ser feita: uma mistura de farinha de trigo com água. Essa é a fórmula mais comum, tradicionalmente usada desde o surgimento do lambe-lambe, pois rende muito e não custa caro de fazer. A proporção é de 3 colheres da farinha de trigo para 750 ml de água.
Quais são os materiais utilizados para fazer um Lambe-lambe?
LAMBE-LAMBE MANUAL
Seja com a mistura de látex e pigmento xadrez (como no exemplo da foto), por meio de marcadores, tinta acrílica. É uma das maneiras mais simples e, talvez, rápidas de produção.
O papel seda é uma excelente opção para lambes manuais e em serigrafia também. Ele pode ser encontrado colorido ou transparente. É um papel extremamente leve (em média 18g) e super fácil de colar.
Uma dica rápida: Misturar cola branca com pva à colas caseiras (base de farinha) é uma boa solução e mantém o seu lambe colado e firme. Existem as opções mais baratas e totalmente caseiras: as colas de farinha, polvilho azedo e soda cáustica.
O lambe-lambe é uma vertente da arte de rua que utiliza cartazes como intervenção urbana, com o intuito de transmitir ideias e pensamentos, divulgar as artes ou até mesmo protestos elaborados através de imagens e textos.
Coloque a cola na bandeja para tinta. Faça uma mistura de uma parte de cola branca com duas partes de água. 2- Aplique a cola diluída direto na parede com a ajuda do rolo de pintura e da escada, na sequência cole os cartazes em cima. Não passe a cola diretamente no cartaz, pois o papel é muito fino e pode rasgar.
Os lambe-lambes foram testemunhas das transformações da cidade e das mudanças no perfil socioeconômico dos frequentadores dos espaços públicos. Seu trabalho refletia as atividades urbanas: nas áreas de lazer, retratavam famílias em formato postal; perto de repartições públicas, faziam fotos 3 x 4 para documentos.
Caso queira remover lambe-lambes que estão aplicados na parede há muito tempo, precisa utilizar água quente e uma esponja e esfregar com a parte áspera. Pode demorar um pouquinho, mas vai sair tudo. Caso fiquei algum resíduo, pode tirar com uma espátula.
Diferentemente do cartaz, o lambe-lambe não possui um padrão de funções a ser seguido para que atinja seus públicos ou, até mesmo, como é o caso encontrado em nossa análise os lambe-lambes são utilizados apenas a divulgação de suas próprias ideias.
Os tamanhos são variados, mas o mais popular é o formato A3 (30x42cm). A cola usada para colar o Lambe-lambe é originalmente feita com farinha de trigo, vem daí o nome Wheat-paste (pasta/cola de trigo), que nada mais é uma forma barata de aplicar diversos cartazes de forma eficiente.
Cola branca: A cola branca comum, muitas vezes usada em trabalhos escolares, pode ser usada para colar lambe-lambe em superfícies mais planas, como cartazes em paredes e afins.
O QUE é? Pôster lambe-lambe, OU poster-bomber, é um pôster artístico de tamanho variado que é colado em espaços públicos. Podem ser pintados individualmente com tinta látex, spray ou guache. Quando feitos em série sua reprodução pode ser através de foto copiadoras ou silkscreen.
Por que os fotógrafos de praça de antigamente se chamavam lambe-lambe? Eles lambiam as chapas de vidro que capturavam a imagem – depois ela era transferida para um papel. Apenas um lado da lâmina era revestido pela emulsão sensível à luz, e essa camada era invisível.
A afixação de "lambe-lambe" somente é permitida em suportes cilíndricos para afixação gratuita de pôsteres, mobiliários urbanos de uso e utilidade pública, previstos no artigo 30, inciso XXI e §17, da Lei n° 13.525/03.
Não existe papel correto para lambe-lambe, você pode inclusive utilizar colagens de revista ou fazer pinturas sobre jornais. Papéis mais grossos demoram mais para cola penetrar no papel; Para fazer a cola, qualquer marca de cola branca serve.