Experimente: use o mel cru diretamente na área afetada em um movimento circular por um a dois minutos, depois lave. “As propriedades anti-sépticas naturais ajudam a prevenir infecções e proteger as feridas”, diz Engelman. Isso pode ajudar a reduzir as cicatrizes e o tempo de cicatrização.
Mel: Conhecido por suas propriedades antibacterianas e hidratantes, o mel pode ajudar a suavizar a pele. Aplicar uma camada fina na cicatriz por 10-15 minutos algumas vezes por semana pode ajudar na redução das cicatrizes de acne.
Para preparar, basta misturar uma colher de mel a uma colher de açúcar em um recipiente. Em seguida, aplique na pele em movimentos circulares e deixe agir por 10 minutos. Para fazer o enxágue, dê preferência à água corrente morna. O resultado final é uma pele limpa e macia.
Esta técnica pode ser feita entre 2 a 3 vezes por dia, mas só deve ser feita depois que a casquinha se formou. Caso o local fique muito inchado ou cause dor, deve-se retirar a compressa e evitar aplicar calor durante esse dia ou, então, aplicar a compressa por menos tempo.
Mel é indicado para tratar feridas? Especialista em tratamento de feridas da Dr. Curativos responde
O que acelera a cicatrização?
Aplicar compressas frias ajudará a reduzir a inflamação e a curar a ferida mais rapidamente. Além disso, as compressas frias irão fornecer alívio da dor. Aplique a compressa algumas vezes ao dia até que a ferida esteja curada. Se você tiver uma lesão nas articulações, aplicar calor pode ajudar.
As pomadas cicatrizantes, como a pomada de sulfato de neomicina + bacitracina, o gel de silicone ou a pomada de sulfadiazina de prata são uma ótima forma de acelerar o processo de cicatrização, pois possuem substâncias com ação anti-inflamatória ou antimicrobiana, ajudando as células da pele a recuperar mais ...
É melhor cobrir o machucado ou deixar ele respirar?
E já adiantamos que deixar o ferimento “respirar” não acelera em nada a cicatrização. Pelo contrário. Isso pode atrasar o tempo de cura, além de a área ficar mais dolorida e exposta a infecções.
A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.
Tendo em conta os vários compostos que constituem o mel todas as suas maravilhosas propriedades, a aplicação de mel numa ferida ou queimadura promove a cura ao mesmo tempo que acelera o processo e evita a sobre infeção. Assim, o mel tem todas as qualidades necessárias para ser considerado um «curativo ideal».
O mel é um ingrediente valioso para a nossa alimentação, mas também é um aliado incrível para o skincare. “Ele oferece inúmeros benefícios para a pele, como o poder hidratante, calmante e a ação antioxidante. Além disso, ele tem propriedades cicatrizantes e estimula a produção de colágeno”, comenta Gisele Magatti.
Bicarbonato de sódio limpa profundamente, reduz oleosidade, esfoliante e pode ajudar no tratamento de infecções da pele. Mel é um poderoso antisséptico e antioxidante, hidrata e garante um aspecto saudável a pele. Vitamina E, além de conservar o produto, hidrata e rejuvenesce a pele.
Algumas opções são o peeling químico, a microdermoabrasão, uso de laser, radiofrequência, ultrassom ou carboxiterapia. O fisioterapeuta dermato funcional deverá avaliar pessoalmente e indicar o melhor tratamento para cada caso, alcançando ótimos resultados.
– Cremes e Pomadas Tópicas: existem cremes e pomadas disponíveis no mercado que contêm ingredientes como silicone, corticosteróides ou agentes clareadores. Esses produtos podem ser aplicados diretamente na cicatrização e podem ajudar a amaciar e limpar a área.
As plantas abordadas foram a Calêndula, o Barbatimão, a Babosa e a Copaíba, bastante conhecidas como cicatrizantes e reepitelizantes teciduais, apresentadas como sugestão no tratamento de afecções dérmicas contribuindo de forma significativa para melhora e evolução das lesões.
Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrização.
Áreas bem vascularizadas têm tendência a cicatrizar com mais rapidez. Isso porque a migração celular e outros processos da cicatrização ocorrem com mais facilidade. Vamos pensar no exemplo de úlceras vasculares. Na maioria dos casos, esse tipo de ferida surge em pacientes com problemas na circulação sanguínea.
Conforme a cicatrização progride, o tecido vermelho se transforma em uma tonalidade cor-de-rosa. Essa coloração rosada é conhecida como tecido epitelial e é um sinal de que o processo de cicatrização está entrando em seus estágios finais.
Para que serve: Cutisanol Pó tem na sua fórmula três substâncias que agem formando uma fina camada sobre a pele, evitando ou diminuindo a formação de processos irritativos.
O Nebacetin é um medicamento indicado para o tratamento de infecções da pele e/ou de mucosas, causadas por diferentes bactérias, como por exemplo: nas “dobras” da pele, ao redor dos pelos, na parte de fora da orelha, nos furúnculos, nas lesões com pus, na acne infectada, nas feridas abertas e nas queimaduras de pele.
A escolha entre Nebacetin e Rifocina pode depender da preferência do médico, da condição específica do paciente e da natureza da ferida. O Nebacetin é uma pomada e geralmente é aplicado diretamente na ferida, enquanto o Rifocina, na forma de spray, pode ser mais fácil de aplicar em áreas maiores ou de difícil acesso.
Experimente: use o mel cru diretamente na área afetada em um movimento circular por um a dois minutos, depois lave. “As propriedades anti-sépticas naturais ajudam a prevenir infecções e proteger as feridas”, diz Engelman. Isso pode ajudar a reduzir as cicatrizes e o tempo de cicatrização.
Para melhorar a cicatrização é recomendado também beber bastante água, já que essa bebida é fundamental para transportar os nutrientes no organismo e melhorar a elasticidade da pele, promovendo uma boa cicatrização.