PARTICÍPIO PASSADO O particípio passado é usado nos tempos verbais compostos e na voz passiva. O particípio passado é formado a partir do infinitivo, retirando-se a terminação -ar, -er ou -ir e adicionando-se a terminação correspondente. Exemplo: Verbo dançar: danç(-ar) > danç(+ado).
Essa forma verbal pode funcionar na frase tanto para compor um tempo verbal quanto como adjetivo, acompanhando um substantivo ou frase nominal. Há dois tipos de verbos no past participle: os regulares e os irregulares. De maneira geral, não existem regras para saber quando um verbo é regular ou irregular.
O simple past é usado para exemplificar situações que já aconteceram, isto é, ações do passado (She went swimming last Thursday – Ela foi nadar quinta-feira passada). Já o past participle serve como auxílio de algumas estruturas gramaticais (voz ativa, passiva, tempos modais, etc).
Com os verbos ter e haver, devemos usar o particípio regular (marcado pelas terminações -ado ou -ido). Por exemplo: "Ele tinha salvado o arquivo" e "Ela havia prendido o dedo". Já com o ser e o estar, emprega-se o irregular: "Ele foi salvo por um herói" e "Os bandidos estão presos".
Por particípio passado, entende-se a construção em que usamos a terminação IDO ou ADO. Essa forma verbal expressa uma ação concluída e tem a função de transformar o verbo em um substantivo ou adjetivo.
O verbo no particípio possui duas formas: regular e irregular. O particípio regular é aquele que termina em -ado e -ido; o irregular, por sua vez, costuma ser mais curtinho, reduzido. Dentro desta classificação principal, existem os verbos que são apenas irregulares, ou seja, não aceitam o final -ido ou -ado.
PARTICÍPIO PASSADO O particípio passado é usado nos tempos verbais compostos e na voz passiva. O particípio passado é formado a partir do infinitivo, retirando-se a terminação -ar, -er ou -ir e adicionando-se a terminação correspondente. Exemplo: Verbo dançar: danç(-ar) > danç(+ado).
Qual a regra para usar o particípio que tem duas formas?
Use ter e haver com o particípio regular e ser e estar com o particípio irregular. Atualmente, no entanto, alguns particípios podem ser usados com todos os auxiliares. É o caso dos verbos ganhar, gastar, pagar, pegar: tem gasto ou tem gastado, havia pegado ou havia pego,tinha pago ou tinha pagado.
Na tradição da língua, o particípio passado de pegar é pegado, não ocorrendo jamais a forma pego. Por analogia com verbos que têm duas formas de particípio passado, uma regular e outra irregular (como pagar: pagado e pago), criou-se a forma irregular pego.
Qual a diferença entre passado simples e particípio passado?
A principal diferença entre o past simple e o past participle é que o passado simples é um tempo verbal, enquanto o particípio passado é uma forma verbal que compõe outros tempos, como o past perfect e present perfect.
Quando usar been? Been é a forma do verbo to be no past participle e sua tradução pode ser “esteve” ou “foi”. Quando dizemos que alguém já esteve em certo lugar em um passado não especificado, usamos been: I've been to Paris twice.
O Past Participle é uma forma verbal. Em português, ele é chamado de particípio passado e é marcado pelas terminações -ado e -ido nos verbos, por exemplo: falado, lido, andado, pedido. Na língua inglesa, esse formato aparece em algumas estruturas verbais, na voz passiva e quando adjetivamos um substantivo.
E você sabia que tanto o verbo come como o verbo go têm dois particípios passados diferentes cada um? Além do particípio come, o verbo come também possui o particípio been, e além de gone, o go também tem o particípio been. Existe uma importantíssima diferença de significado entre os dois particípios em cada caso.
Integrante das formas nominais do verbo, o Particípio indica uma ação já finalizada ou relacionada com o passado e caracteriza-se pela terminação -ADO e –IDO. Ele, também, possibilita a formação de tempos verbais compostos.
Na norma culta da língua não existe o particípio 'chego', apenas 'chegado'. Não se trata, portanto, de um verbo considerado abundante. Assim também não admitem dois particípios os verbos 'trazer', 'abrir', 'cobrir', 'dizer' e 'escrever'.
De acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa, não há diferença entre havia ou tinha. Ambos os termos estão corretos e podem ser utilizados, pois possuem o mesmo significado.
Qual a diferença entre past participle e present perfect?
O "present perfect" de qualquer verbo é composto por dois elementos: a forma apropriada do verbo auxiliar to have (no presente) e o "past participle" do verbo principal. A forma do "past participle" de um verbo regular inclui o radical + ed (ex.: played, arrived, looked).
O que eu quero que você perceba é que Past Simple tem um uso e Past Participletem outro. Past Simple é o tempo verbal usado para falar de ações que já aconteceram (ações e eventos que ficaram no passado). Past Participle forma do verbo usada em construções gramaticais específicas (tempos compostos, voz passiva, etc).