Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural. Observe: “Querido, papai e mamãe VÊM almoçar com a gente domingo!”
VIM é a primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo: "eu VIM de longe...." O infinitivo é VIR, e é com ele que se formam as locuções verbais. O correto, portanto, é “eu poderei vir, nós poderemos vir, eles poderão vir”.
Presente do Indicativo: Eu venho, tu vens, ele/ela vem, nós vimos, vós vindes, eles/elas vêm. Pretérito Perfeito do Indicativo: Eu vim, tu vieste, ele/ela veio, nós viemos, vós viestes, eles/elas vieram. Futuro do Indicativo: Eu virei, tu virás, ele/ela virá, nós viremos, vós vireis, eles/elas virão.
🟢 Verbo VIR – Você acerta esta QUESTÃO? | VEM, VEEM, VÊM, VÊEM || Prof. Letícia Góes
Como se escreve vir no plural?
Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural. Observe: “Querido, papai e mamãe VÊM almoçar com a gente domingo!” Por outro lado, VEEM, com dois es, não é do verbo VIR, mas do verbo VER, e se refere à 3ª pessoa do plural do presente do indicativo.
Vimos ou viemos? Verbo “vir”. Usamos “vimos”, quando se trata de ação presente; e “viemos” quando é uma ação passada. “Ontem, viemos aqui e não o encontramos, por isso, hoje, vimos novamente”.
O verbo vir, também precedido por “se” ou “quando”, é caracterizado pelo acréscimo da vogal “e”: quando eu vier, quando tu vieres, quando ele/ela vier, quando nós viermos, quando vós vierdes, quando eles/elas vierem. Observação: os derivados de ver e vir seguem o mesmo modelo: rever, antever, intervir, convir, etc.
Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?
Isso vai depender da intenção de quem fala ou escreve. Portanto, se você pretende usar o verbo “vir” na primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, o certo é falar: “Eu vim”. Mas se o que você quer é usar esse verbo no infinitivo pessoal, o correto é escrever: “Por eu vir”.
Orientação: 1) use o infinitivo VIR depois da preposição: Ele tem a obrigação de vir; tem prazer em vir a nossa casa; fez de tudo para vir; eles têm motivos para não vir aqui. 2) use VIR numa locução de verbo auxiliar + infinitivo: Podem vir! Eles devem vir, vão vir, têm de vir.
A forma VIMOS é do presente do indicativo. Por exemplo: “VIMOS, por meio desta, solicitar..." (o verbo VIR está na 1ª pessoa do plural, no presente do indicativo); A forma VIEMOS é do pretérito, do passado.
Germano cita parte da obra “Corrija-se”, do professor Sacconi, na qual ele explica: “andam dizendo e escrevendo que a vítima ou o paciente 'veio' a óbito, quando, na realidade, uma vítima ou um paciente infeliz vai a óbito. É o verbo ir que se usa nesse caso, e não 'vir'.
Vamos lá: “venho” é forma da primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "vir". Nesse tempo, temos as seguintes flexões: “eu venho, tu vens, ele vem, nós vimos, vós vindes, eles vêm”. Como se vê, o plural de “venho” é “vimos”.
Para a segunda pessoa do discurso (a pessoa com quem falamos), há duas formas. Se usarmos o “tu”, pegamos o presente do indicativo e retiramos o -s: “tu vens” passa a ser “vem (tu)”. Se formos usar o pronome você, formamos o imperativo exatamente como se forma o Presente do Subjuntivo: venha (ele/ela/você).