Para usar corretamente a palavra onde , lembre-se sempre de que ela deve remeter a um lugar. Também é importante se atentar para o fato de que onde dá a ideia de permanência, ou seja, sem a presença de movimento. Por exemplo: A cidade onde você vive é muito pacata.
Usamos “onde” com verbos que, quando questionados, aceitam a expressão EM ALGUM LUGAR. Usamos “aonde” com verbos que indicam movimento e que aceitam a expressão A ALGUM LUGAR ou PARA ALGUM LUGAR.
É errado usar “onde” para indicar o que não é um lugar. Ele deve ser substituído por termos como: que, em que, no qual, nos quais, quando, de maneira que melhor se adapte na frase.
“Aonde” ou “Onde”: qual a diferença? O uso correto dessas duas palavras vai depender do contexto da frase. “Aonde” indica destino e movimento, significando a que lugar a pessoa vai ou foi, por exemplo. Já “Onde” indica um local fixo, significando em que lugar.
Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência.
Essa é uma dúvida comum para quem escreve. No entanto, o uso de cada um desses termos é bem simples. A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”.
Diferenças entre “onde” e “aonde” Apesar de serem semelhantes tanto na escrita quanto na função, ambas servem pra indicar lugar, mas cada uma tem um uso específico. A palavra “aonde” é usada pra dar uma ideia de movimento. Enquanto “onde” é usado no sentido oposto, quando não há movimento.
Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. A principal diferença é que, enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento.
OBS: “Onde” somente deve ser empregado para designar locais físicos, ou seja, não pode ser usado em situações como "Ele conta piadas onde a vítima é sempre um português". Nesse caso, o correto é usar em que.
Para deixar mais clara e objetiva a diferença entre o uso de “onde” e “aonde”, apresento mais exemplos: “Aonde você vai?” Neste caso há o sentido de destino, expresso pelo verbo ir. “Onde você mora?” Nesta frase o significado expressa a ideia de local fixo, moradia, justificando o uso do advérbio onde.
Emprega-se, indistintamente, onde e em que sempre que houver referência a um lugar físico. “Foi nesta cidade onde vivi os melhores anos de minha vida.” “Foi nesta cidade em que (ou na qual) vivi os melhores anos de minha vida.” “Nova Zelândia é o país onde se adotaa melhor política de prevenção contra a Covid-19.”
Onde: indica o lugar em que algo ou alguém está e deve ser utilizado para expressar ideia de lugar, de permanência. Observe os exemplos: Não pare agora...
Aonde é um advérbio que, assim como onde, indica lugar. Entretanto, só pode ser utilizado como indicativo de movimento, por isso deve ser usado ao lado de verbos que indiquem esse deslocamento (ir, levar, chegar, dirigir etc.).
Pequenas Dicas de Português aonde= use- com verbos que indicam movimento e aonde usa-se com verbos que indicam permanência. Depende, se vc estiver falando de pessoas é onde vamos. Se vc estiver falando de lugar é aonde vamos. Se refere a movimento, portanto: "Aonde vamos?" é o correto.
O advérbio aonde deve ser empregado quando a intenção for transmitir a ideia de lugar para o qual se vai, ou seja, quando exprimir ideia de movimento. O advérbio onde deve ser empregado quando a intenção for transmitir a ideia de lugar para o qual se vai, ou seja, quando exprimir ideia de movimento.
Como dito anteriormente, onde costuma ser utilizado como advérbio de lugar ou como pronome relativo. Essa palavra possui noção de lugar, mas sempre no sentido estático, permanente, isto é, sem movimento.
– Se há dois verbos na frase que pedem coisas diferentes, não dá para usar nem “aonde”, nem “onde”. Exemplo: “Vou aonde você está” ou “Vou onde você está”. Os verbos “ir” e “estar” exigem construção diferente (um indica movimento e outro permanência). Além disso, o verbo “estar” não admite a preposição “a”.
Por exemplo, "onde está a educação das pessoas?" refere-se ao lugar onde a educação está situada. Esse termo é equivalente a "em que lugar". "Aonde", por sua vez, implica um movimento em direção a um lugar específico, como em "aonde você vai?" que pergunta sobre o destino de alguém.
O advérbio onde indica o lugar em que algo ou alguém está; expressa a ideia de local fixo. Nesse caso, deve acompanhar verbos que indicam permanência como, por exemplo, “estar”, “morar” “permanecer”, “localizar-se”.