Cápsulas de urucum: pode-se tomar 1 cápsula de urucum de 250 mg, até 3 vezes ao dia, antes das refeições. Estas cápsulas podem ser compradas em farmácias, drogarias ou lojas de produtos naturais.
- Coloque as sementes em um copo de água e deixe em imersão por um dia. - Retire as sementes com um coador. A bebida é usada para cicatrização de feridas estomacais e diminuição do colesterol. - Coloque as sementes em uma chaleira com água fervente.
O Colorau, também conhecido como Urucum, é uma semente de pequena árvore nativa das regiões tropicais da América do Sul. Atualmente o Brasil e as Filipinas são os maiores produtores mundiais do Colorau. O Colorau (Urucum) é uma especiaria de sabor forte, terroso, delicado e um pouco apimentado, com um toque amargo.
PODEROSO ANTI-INFLAMATÓRIO, ANTIOXIDANTE e Mais! Benefícios do Urucum, Como Usar e Dicas
O que pode ser feito com urucum?
Usos do urucum
As sementes do urucum são usadas tradicionalmente por índios brasileiros e peruanos como matéria-prima para tintas vermelhas (corante natural), protetor solar, repelente e item religioso de agradecimento pelas colheitas e pesca.
O urucum é rico em antioxidantes, encontrados em vários compostos vegetais, como carotenoides, terpenoides, flavonoides e tocotrienois, que auxiliam na neutralização dos radicais livres, moléculas nocivas que podem provocar o surgimento de doenças crônicas, distúrbios cerebrais e doenças cardíacas.
Além de ser uma fonte completa de vitamina E, o urucum também é rico em vitamina A, fósforo, magnésio, cálcio, potássio, carotenoides e flavonoides, sendo um poderoso antioxidante.
Nas condições do Nordeste e do Centro Sul do Brasil, a colheita do urucuzeiro é realizada aproximadamente aos 130 dias após a abertura da flor, quando se verifica ¾ das cápsulas secas.
Deixe as sementes de urucum de molho na água por 10 minutos. Passe em peneira para tirar as sementes, usando apenas água. Bata no liquidificador junto com o salsão, o pepino e o abacaxi. Passe novamente em peneira.
COMO UTILIZAR O COLORAU EM PÓ - (A BASE DE CORANTE URUCUM):
Com sabor suave e adocicado, ressalta os sabores de carnes, frangos e pescados de todos os tipos, sopas e ensopados. Mas também pode ser usado apenas para dar um tom avermelhado a uma receita.
O Urucum, planta tipicamente brasileira, ajuda a reduzir a gordura do fígado. É o que diz uma nova pesquisa realizada pela faculdade de engenharia de alimentos da Universidade de Campinas. Os pesquisadores descobriram que o extrato da semente diminui a inflamação do fígado, e ajuda, inclusive, a controlar o colesterol.
Para a nutróloga, o urucum melhora os receptores da insulina, o que promove uma baixa da glicose sanguínea e estimula a redução de gordura periférica, favorecendo, assim, o emagrecimento corporal.
As pesquisas conduzidas na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas identificaram que o extrato de urucum diminui a inflamação do fígado podendo auxiliar no tratamento para redução de gordura e no controle de colesterol no corpo.
O colorau, um popular condimento alimentar, é o pó do urucum, também chamado de colorífico e falso açafrão, especialmente devido à sua forte cor vermelha. Ele é feito a partir das sementes do urucuzeiro – árvore típica das regiões tropicais da América do Sul.
O urucum serve também para o acabamento de objetos tradicionais, com pontas de flecha e cestos. Alguns indígenas, saindo em viagem pela mata, habitualmente esfregam a tinta de urucum no corpo, ou apenas nas pernas e coxas, para afastar pulgas e outros insetos.
Quem não pode comer? Na forma de chá, o consumo de urucum não é recomendado para pessoas com pressão baixa ou que usem algum tipo de medicamento para reduzir a pressão. Já como corante, o fruto amazônico não oferece riscos à saúde humana, já que é um pigmento natural, segundo a obra “Urucum”.
Além de ser usado como repelente e protetor solar, o condimento é um importante aliado da gastronomia. O urucum, essa fruta com sementes bem vermelhas foi o primeiro corante vegetal comercializado das Américas para a Europa.
Maróstica e Aledo explicam que o complexo que está sendo estudado possui ação anti-inflamatória e um papel antioxidante, pontos essenciais para o tratamento de comorbidades causadas pela obesidade.
Se a berinjela perde as propriedades de reduzir o colesterol ao ser cozida, o urucum perde-as quando fervido. A receita é deixar 30/35 sementes (encontradiças em mercados e feiras livres) de molho em 1 litro de água e tomar a mistura três vezes ao dia. Não é preciso coar.
O urucum possui dois corantes principais: a bixina, de coloração vermelha e solúvel em óleo, e a norbixina, também denominada orelhina, éster da bixina, de coloração amarela e solúvel em água.
O uso do urucum em banhos rituais ou em cerimônias de purificação ajuda a eliminar energias negativas e a revitalizar a pessoa espiritualmente. Conexão com as Divindades: O urucum é muitas vezes oferecido às entidades espirituais na Umbanda como uma forma de honrá-las e estabelecer uma conexão mais profunda.