Como fazer verificação de extintores?
O QUE DEVE SER VERIFICADO NA INSPEÇÃO DE EXTINTORES DE INCÊNDIO
- Verificação da integridade do lacre;
- Quadro de instruções;
- Componentes externos;
- Pesagem da carga dos extintores de CO²;
- Possíveis obstruções;
- Sinalização e posicionamento.
Como inspecionar extintores?
Verifique o manômetro para certificar-se de que o indicador está na faixa de operação. Certifique-se da presença do lacre e se está intacto; Verifique data da última inspeção; Vire o cilindro de PQS com o gatilho para cima e para baixo e certifique-se que o agente extintor se movimenta no interior do casco.Como avaliar um extintor?
“Ao adquirir o extintor é fundamental conferir a presença do selo da conformidade do Inmetro, que deve conter a perfuração do mês e ano da realização do serviço de inspeção técnica, e manutenção de extintores de incêndio, bem como a etiqueta de garantia”, esclareceu.Como fazer um check list de extintores?
Certifique-se de que o lacre do extintor está intacto e que o selo do INMETRO é visível. Confira o indicador de pressão para garantir que o extintor esteja dentro da faixa verde. Verifique a data da última recarga e a validade do extintor. Caso esteja próxima do vencimento, providencie a recarga imediata.Inspeção de Extintores - Como fazer a inspeção dos extintores - Manutenção do Extintor
Como verificar se o extintor está em boas condições?
Como verificar se o extintor está em boas condições? Para saber o validade do extintor (carga) procure pelo selo do INMETRO que está fixado no próprio vasilhame (cilindro) do extintor. O selo do INMETRO tem partes destacáveis são elas que mostram a data de realização do serviço.Quais são os 3 níveis de inspeção dos extintores?
A manutenção de nível 1 deve ser realizada a cada 6 meses e tem caráter de inspeção apenas. Já a de nível 2 deve ser realizada a cada 12 meses e envolve a desmontagem e o reparo do extintor. A manutenção de nível 3 deve ser realizada a cada 5 anos e inclui a troca do cilindro do extintor.O que observar em um extintor de incêndio?
1) O extintor não deve apresentar sinais de ferrugem, amassamento ou tinta raspada. 2) O lacre ou trava da válvula deve estar intacto. Não compre se estiver rompido, com a trava da válvula quebrada, danificada ou faltante. 3) O bico deve estar limpo e sem vestígio de pó.O que a NR 23 fala sobre extintores?
23.17.1 Os extintores deverão ser colocados em locais: a) de fácil visualização; b) de fácil acesso; c) onde haja menos probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso. 23.17.2 Os locais destinados aos extintores devem ser assinalados por um círculo vermelho ou por uma seta larga, vermelha, com bordas amarelas.O que deve conter no relatório de inspeção periódica de extintores?
Sobre o relatório de inspeção, é necessário, pelo menos, conter as seguintes informações:
- Data da inspeção e identificação do responsável pela execução;
- Identificação do extintor;
- Localização do extintor;
- E por fim, o nível de manutenção executado, discriminado claramente e de forma objetiva.
Quem faz inspeção de extintores?
É enfático dizer que a inspeção e recarga de extintores devem ser realizados por empresas credenciadas no Corpo de Bombeiros e autorizadas pelo Inmetro e você cliente deve exigir a nota fiscal do serviço, a qual será exigida pelo Corpo de Bombeiros durante visitas.Como verificar o manômetro do extintor?
O manômetro indica a pressão interna do extintor. Verifique se o manômetro está na faixa verde indicada. Se o manômetro estiver na zona vermelha, o extintor precisará ser recarregado.Qual a periodicidade de inspeção de extintores?
A periodicidade da inspeção depende do nível de inspeção de cada extintor. O nível 1 deve ser realizado a cada 12 meses, o nível 2 a cada 6 anos e o nível 3 a cada 12 anos. Essa periodicidade pode variar de acordo com as normas e regulamentações de cada estado.Como validar um extintor?
Como verificar a validade do extintor: na etiqueta há 8 colunas de círculos, nas quais as 6 primeiras correspondem às iniciais de todos os meses do ano, por exemplo (J – Janeiro; F – Fevereiro; M – Março; A – Abril e assim por diante). Já as 2 últimas colunas constam os anos, tal como (2019, 2020, 2021 e 2022).Pode testar extintor?
O teste hidrostático de extintores de incêndio só pode ser realizado por empresas profissionais cadastradas no INMETRO, como a Brasinil, que estão no mercado há mais de 10 anos e atendem desde pequenos edifícios e empresas até grandes empresas com respeito, confiança e segurança.Como saber se o extintor está despressurizado?
Verifique regularmente o indicador de pressão na parte superior do cilindro. Se estiver na zona verde, está tudo certo. Se estiver na área vermelha, o extintor está despressurizado e precisa de correção.Qual a regra para extintores?
Os extintores de incêndio devem ser adequados à classe de incêndio predominante dentro dá área de risco a ser protegida, de forma que sejam intercalados na proporção de dois extintores para o risco predominante, e um para a proteção do risco secundário.Quantos extintores de incêndio por m2?
QUANTIDADE DE EXTINTORESIndependentemente da área ocupada, deverá existir pelo menos 2 (dois) extintores para cada pavimento.
Porque o extintor não pode ficar no chão?
Visibilidade: Quando fixado em uma altura adequada, o extintor é mais visível, permitindo que as pessoas o identifiquem rapidamente durante um incêndio. Proteção contra danos: Deixá-lo no chão pode expô-lo a danos físicos, como ser derrubado, amassado ou corroído por umidade, o que pode comprometer seu funcionamento.Como conferir extintores?
Para saber o validade do extintor (carga) procure pelo selo do INMETRO que está fixado no próprio vasilhame (cilindro) do extintor. O selo do INMETRO tem partes destacáveis são elas que mostram a data de realização do serviço.Quais são os 4 tipos de extintores?
Quais são os tipos de extintores?
- Classe A: incêndios sólidos como papel, madeira, plástico ou borracha.
- Classe B: incêndios causados por líquidos inflamáveis.
- Classe C: incêndios causados por equipamentos elétricos.
- Classe D: incêndios causados por metais pirofóricos como alumínio, sódio e magnésio.
Quais são os 7 tipos de extintores?
Agentes extintores
- Água (H2O);
- Gás Carbônico (CO2);
- Pó Químico B/C;
- Pó Químico A/B/C;
- Espuma mecânica.
O que devo inspecionar em extintor?
O que se deve verificar numa inspeção de extintores?
- Integridade do lacre. ...
- Quadro de instruções. ...
- Componentes externos. ...
- Passagem de carga dos extintores CO² ...
- Local de instalação e existência de obstruções. ...
- Sinalização e posicionamento. ...
- Prazos de próximas intervenções. ...
- Manutenção de nível 1.
Como fazer um relatório de extintores?
De acordo com a NBR 12962, em seu item 4.1.3 o relatório de manutenção de extintores deve conter como informações mínimas:
- Data da manutenção;
- Identificação do responsável pela sua realização;
- Identificação do extintor inspecionado;
- Localização do extintor;
- Nível de manutenção executado.