Os Jacus vivem em grupos familiares de 3 a 5 indivíduos onde utilizam o solo e as árvores para seu deslocamento em busca de alimento. Movimentam-se por trechos grandes de mata em busca de frutos e pequenos insetos.
O jacuguaçu ou jacuaçu (nome científico: Penelope obscura) é uma ave da família dos cracídeos (Cracidae), que habita a Mata Atlântica no Brasil, nas regiões Sudeste e Sul do país. Sua área de distribuição estende-se também à Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.
Além de grãos, essa ave também se alimenta de insetos e frutos encontrados na copa das árvores ou no solo. Por isso, passa boa parte do tempo no chão e é conhecida pelo seu canto alto e penetrante.
Habita o interior da floresta e ocupa o estrato alto da mata. Produz som instrumental com as asas, muito conhecido pelos caçadores. Costuma pousar sempre nos mesmos locais para dormir.
É predominantemente frugívoro, e nisto altamente especializado, embora alimente-se também de folhas, brotos, grãos e insetos. Dentre as frutas de árvores nativas, essa espécie de ave é muito atraída por frutos de araçá.
Curiosidades Sobre o "Jacuaçu" Veja os Fatos Interessantes Sobre a Ave
O que afasta jacu?
Odor. O olfato também funciona como um repelente para os passarinhos. Normalmente, eles não gostam do cheiro de canela. Por isso, esse é um tipo muito usado para espantar as aves.
Põe três ovos grandes, uniformemente brancos. O período de incubação é de 28 dias, geralmente entre os meses de outubro a março. As ninhadas são de dois a três filhotes.
O Santuário Ecológico desempenha um papel importante para o refúgio desses e de outros animais também. Como toda e qualquer espécie, o Jacu tem sua função no ecossistema local como um ótimo engenheiro na distribuição das espécies vegetais nas matas.
Predador: Seus principais predadores são cobras, aves de rapina e raposas. Entre os principais predadores de seus ovos estão as gralhas e os gaviões. O principal fator que levou o Jacu Vermelho a entrar na lista dos animais ameaçados de extinção é a caça.
Quando assustada a ave emite um forte grito de alarme seguido de um forte ruflar das asas. Geralmente o jacu canta no período da manhã e final da tarde.
O casal constrói o ninho pequeno nos cipós, ou no alto das árvores, ou em troncos caídos; algumas vezes aproveita ninhos abandonados de outras aves. Os ovos são brancos, lisos e grandes. A incubação dura aproximadamente 28 dias.
O jacu-verdadeiro é ameaçado de extinção (IUCN Red List, Silveira 2008), devido, principalmente, a caça. Hoje em dia, o jacu é raro ou localmente extinto em quase toda sua antiga área de ocorrência, até mesmo em regiões onde ainda existe hábitat apropriado.
Uma opção ainda é pendurar CDs ou fitas brilhantes, em linhas instaladas em paralelo aos canteiros. O reflexo do sol nos materiais, que se movimentam por causa do vento, afasta as aves. Também tem o mesmo efeito amarrar as fitas em estacas de plástico, ou de madeira, fixadas entre as plantas e por toda a horta.
O jacu se alimenta de flores de ipês e tarumãs em cipós, durante a florada. Caminhando pelo chão, costuma comer frutos, sementes e pequenos invertebrados. Mas não dispensa um bom milho, fazendo jus ao seu nome, que significa “o que come grãos”.
O filhote de jacu possui a íris cinza-clara e com duas semanas de vida essa íris se torna marrom- escura, permanecendo assim até a vida adulta. Outra característica da espécie nessa fase é o bico alaranjado, podendo em alguns indivíduos variar para a cor rosa.
O Projeto de Lei 1487/19 altera a Lei de Proteção à Fauna para proibir a criação de pássaros em gaiolas ou viveiros domésticos. A proibição valerá para pássaros de quaisquer espécies, nativas ou exóticas, silvestres ou domésticas, a partir de 180 dias da promulgação da lei.
Também usada com frequência para falar de Jove, "jacú" tem sentido de "cheio de frescuras". Em uma conversa, "cramulhão" pode ser um insulto, visto que a palavra significa "diabo".
O pássaro jacu é frequentemente associado a símbolos espirituais de renovação, transformação e conexão com o divino. Sua presença é considerada um sinal de boa sorte, proteção e orientação espiritual.
🔵O macho possui a íris dos olhos vermelhas enquanto o olhar das fêmeas é caracterizado pela cor preta. 🔵O significado do seu nome Jacu, que vem do tupi é “o que se alimenta de grãos”.