Em 1986, o Vietnã mudou sua política econômica e se “reabriu”. Hoje vive um bom crescimento econômico, mas há bastante corrupção no país. Ainda hoje, a República Socialista do Vietnã é um país socialista. Só que bem aberto economicamente, com políticas bem capitalistas.
Hoje o Vietnã é um dos países emergentes que mais cresce globalmente e, aos poucos, tem diminuído seus problemas de desigualdade social e infraestrutura precária. Uma mistura rara que é imperdível para qualquer desbravador de novas culturas!
O Vietnã é um dos cinco Estados comunistas de partido único que restam no mundo. Nenhuma oposição política é permitida. Dissidentes são regularmente presos e a repressão ficou ainda mais acirrada nos últimos anos.
Com o “milagre” econômico vivido nas últimas décadas, com forte impacto no nível de emprego, o país deixou a lista dos países mais pobres do mundo e desde 2010 passou a integrar o grupo dos países de renda média baixa.
O Vietnã tem leis extremamente rígidas contra drogas ilegais, incluindo maconha, cocaína e heroína. A posse, o uso e o tráfico dessas substâncias são considerados crimes graves no país e podem resultar em penas de prisão perpétua ou até mesmo pena de morte.
COMO ESTÁ O VIETNÃ HOJE? || VOGALIZANDO A HISTÓRIA
Quais são os perigos do Vietname?
O Vietname é considerado um país seguro, aconselhando-se, contudo, as precauções necessárias quando se viaja em regiões turísticas e nas grandes cidades, especialmente Hanói e Ho Chi Minh City, onde podem ocorrer pequenos roubos de objetos pessoais, sendo aconselhável deixar os documentos e valores em lugares seguros ...
Hoje, mães solteiras no interior ainda enfrentam dificuldades, discriminação e vergonha, mas recebem benefícios de iniciativas do governo que começaram com a geração mais velha. Em Loi, só restam quatro das 17 mulheres que fundaram a comunidade.
A partir de 1º de julho de 2024, o governo vietnamita estabeleceu novos salários mínimos por meio do Decreto 74/2024/ND-CP. O salário mínimo mensal agora é de 4,96 milhões de VND na Região I, 4,41 milhões de VND na Região II, 3,86 milhões de VND na Região III e 3,45 milhões de VND na Região IV.
A maioria dos moradores do Vietnã vive na zona rural. O PIB do país é de US$ 354,87 bilhões, e sua economia se concentra no setor terciário. A indústria responde pela segunda maior parcela do PIB, e sua produção é orientada para os setores de base principalmente.
É um país de clima tropical, quente e úmido, e, como uma regra geral, podemos dizer que seu clima é condicionado por duas monções. A Monção de Inverno vem do nordeste entre os meses de outubro e março, trazendo frio e umidade para o norte do país, e temperaturas quentes com um clima seco para o sul.
O presidente é também o comandante das forças militares vietnamitas e o chefe do Conselho para a Defesa e Segurança Nacionais. Sendo o Vietname um estado de partido único, o presidente é o mais alto cargo do Partido Comunista do Vietname. O atual presidente do Vietnã é Tô Lâm 22 de maio de 2024.
Se você está procurando um lugar com uma cultura fascinante, ótima comida e uma boa qualidade de vida a um preço acessível, o Vietnã é o destino perfeito para você. Muitos expatriados e nômades digitais que se mudam para o sudeste asiático escolhem morar no Vietnã.
Os casamentos fictícios estão no auge no Vietnã, onde a instituição do matrimônio é sagrada e 70% das pessoas com mais de 15 anos são casadas. O fenômeno vai além da honra das mães solteiras, já que também se pode alugar mães, tios e primos para evitar disputas quando as famílias desaprovem a união.
Como o Estado vietnamita não oferece uma rede de proteção social suficiente e a aposentadoria é incerta, os pais dependem dos filhos para sustentá-los na velhice.
A cultura vietnamita é muito centrada na família e nas relações interpessoais, e a família é considerada a base da sociedade. Os vietnamitas têm uma forte tradição de respeito pelos mais velhos e pela autoridade, e isso se reflete na forma como a família é estruturada.
Em geral, eles buscam o Brasil, regularizam-se como refugiados para uma estadia temporária e rumam ao norte do país, para então empreender, muitos por terra, o caminho até a América do Norte.
No Vietnã, 85% da população é budista, o taoísmo e confucionismo são as religiões seguintes com maior número de fiéis. O cristianismo representa 8% da população, a religião foi influência dos portugueses e holandeses entre os séculos 16 e 17.
O projeto de lei que propõe a implantação do chamado Auxílio Mãe Solteira (PL n. 2099/2020) é uma iniciativa que busca oferecer um repasse de R$1.200 por mês para mulheres que sejam provedoras de um grupo familiar e não tenham companheiro ou cônjuge para contribuir com os gastos e tarefas da casa.
Com uma população de mais de 98 milhões de habitantes, o Vietnã vem apresentando crescimento econômico expressivo, especialmente após a pandemia, com expansão do PIB de 8% em 2022.