Como você acha que o mundo antes da internet e das redes sociais?
Antes da rede mundial, usava-se fita cassete para ouvir - e piratear - música; mapas impressos no lugar de GPS; telefone em vez de e-mail, mensagens instantâneas ou redes sociais. Livros, jornais e revistas eram a maior fonte de informação.
Como era o mundo antes da internet e das redes sociais?
Antes da internet, as pessoas se comunicavam por meio do tato e da visão, além de gestos feitos pelo corpo durante a interação. Antes da criação do celular, a comunicação era feita por meio de cartas. As pessoas mandavam cartas umas às outras para saber sobre acontecimentos do dia a dia, para felicitar no natal, etc.
Como era o mundo antes da internet nas redes sociais?
Há algumas décadas, a vida sem internet era muito diferente. As pessoas se comunicavam por cartas, telegramas e telefonemas. As pesquisas eram feitas em livros, dicionários e enciclopédias, e a televisão e os jornais impressos eram as principais fontes de notícias.
Sem a tecnologia, a vida seria muito mais difícil em muitos aspectos. Não seria possível pesquisar informações rapidamente na internet ou trabalhar de forma tão produtiva. Por outro lado, as pessoas passariam mais tempo juntas, se comunicando pessoalmente e se conhecendo melhor.
A falta de internet afetaria negativamente todas as fases da cadeia alimentar, do cultivo à distribuição, passando pela logística e monitoramento, e isso poderia ser fatal para grande parte da população mundial.
Como era o mundo antes das redes sociais? | #PraEntender
Como era antes sem internet?
Como era o mundo sem a internet? Há algumas décadas, a vida sem internet era muito diferente. As pessoas se comunicavam por cartas, telegramas e telefonemas. As pesquisas eram feitas em livros, dicionários e enciclopédias, e a televisão e os jornais impressos eram as principais fontes de notícias.
É bom lembrar logo de início que, em termos globais, há milhões de pessoas que não tem acesso à internet. Aliás, a maioria delas não têm nem mesmo acesso aos elementos mais básicos: habitação, alimentação, vestuário. Então, a resposta mais simples é sim, é possível viver sem internet.
Ao longo do tempo o ser humano desenvolveu ferramentas de caça, descobriu o fogo, criou a roda para ajudar na locomoção, tudo com o intuito de tornar a vida mais fácil. A lógica sempre foi criar invenções capazes de contribuir para a sociedade, como o telefone, a luz elétrica, televisão, rádio e internet.
As primeiras formas de comunicação aconteceram por meio de sinais, gestos e sons. A escrita surgiu a partir dos primeiros registros de desenhos (pinturas rupestres) em cavernas, datados de 15.000 a.C., na África. Outros registros de escrita foram encontrados em outras partes do mundo, como os hieroglifos, no Egito.
A história da internet teve início com a Arpanet, uma rede de troca de informações que havia sido desenvolvida para conectar instalações de pesquisas e militares com o Pentágono, nos Estados Unidos, na década de 1960. O crescimento dessa rede permitiu que seu uso se estendesse para fins privados e comerciais.
Você já parou pra pensar como seria a sua vida sem um celular? Se nenhuma tecnologia parecida fosse desenvolvida, você não iria poder comunicar-se quando estivesse andando, nem quando estivesse no banheiro (a não ser que o seu banheiro tenha um telefone fixo), não iria poder jogar antes de dormir etc.
Antes do surgimento da internet — criada em 1969, nos Estados Unidos, e trazida ao Brasil em 1988 —, o telefone, a carta e o telegrama eram os métodos utilizados para entrar em contato com amigos e familiares.
Entre os inúmeros benefícios da internet estão: servir de enciclopédia mundial, realizar comprar de maneira prática, atividades de lazer, se informar, usar Internet Banking, diminuição de distâncias, buscar empregos, quebra de fronteiras, educação chega onde a educação formal pode não chegar de forma efetiva.
Orkut, MSN e Foursquare estão entre as plataformas que faziam sucesso no início da década. O início da década de 2010 foi de consolidação das redes sociais como meios de comunicação e interação.
Qual é a diferença da tecnologia de hoje e de antigamente?
As principais diferenças entre tecnologia antiga e moderna residem na eficiência, complexidade e integração com a vida cotidiana. A tecnologia antiga é caracterizada por ferramentas e métodos mais simples e manuais, enquanto a moderna é definida por soluções digitais, automatizadas e altamente interconectadas.
Quais foram os meios de comunicação predominante no passado antes da internet e das redes sociais?
O telégrafo, o telefone, o rádio e o computador prepararam o palco para a integração de capacidades únicas da Internet, que é, ao mesmo tempo, um mecanismo de disseminação de informações de alcance mundial, e um meio para a interação e colaboração entre pessoas e entre computadores, independente de localização ...
Jornais e cartas foram os principais veículos de comunicação desde o surgimento da escrita. Depois, apareceu o telégrafo, capaz de enviar mensagens a longas distâncias. Após o telégrafo, foi inventado o telefone. Passamos dos meios de comunicação escritos para aqueles que enviavam sinais sonoros à distância.
A tecnologia e as telecomunicações mexeram na forma como lidamos com as coisas, como nos comunicamos, nossos relacionamentos, a maneira de trabalharmos e de fazermos negócios. Essas mudanças já estão tão presentes em nossas vidas, que é impossível imaginá-las sem.
Em tempos remotos, os meios de comunicação eram sustentados no papiro, nos pergaminhos, depois nos livros, no jornal, nas revistas e nas cartas que migraram para o mundo digital; o correio, o telégrafo, a máquina de escrever; apareceram posteriormente, já no século XX, seguido do rádio, do telefone, e já neste século, ...
O que mudou na tecnologia dos tempos antigos aos tempos atuais?
Biometria, reconhecimento facial, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e outras tecnologias deixaram de ser "coisas futuristas" e passaram a fazer parte no nosso dia a dia.
Cientistas alertam que o mundo pode ficar sem internet em 2024. Segundo o professor e cientista Peter Becker, a internet e os sistemas de comunicação via satélite e de geolocalização (GPS) deixarão de funcionar por meses, e as redes elétricas sofrerão panes constantes.
Cientistas alertam que o mundo pode ficar sem internet em 2024. Segundo o professor e cientista Peter Becker, a internet e os sistemas de comunicação via satélite e de geolocalização (GPS) deixarão de funcionar por meses, e as redes elétricas sofrerão panes constantes.