Além do Conselho Tutelar, a direção da escola deve acionar, quando necessário, o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e o Sistema Único de Saúde (SUS). Após esgotadas todas as ações de “Busca Ativa”, as escolas podem fazer uso do dispositivo que registra o Não Comparecimento (NCOM) de estudantes.
Acompanhar os(as) estudantes (re)matriculados(as) para que prossigam em seus estudos. Realizar diagnósticos sobre as causas da exclusão escolar. Ajudar o município a entender melhor sua realidade e orientar as políticas públicas para a infância e a adolescência.
Quais são os as profissionais responsáveis por fazer o alerta na Busca Ativa Escolar?
São cinco atribuições: Agente Comunitário, Técnico Verificador, Supervisor Institucional, Coordenador Operacional e Gestor Político. Cada um desses atores exerce um papel fundamental no fluxo da Busca Ativa.
Qual a função do gestor político na Busca Ativa Escolar?
Em resumo, o(a) gestor(a) político(a) deve: Analisar os relatórios gerados e refletir sobre as políticas públicas necessárias para o enfrentamento da exclusão escolar de forma intersetorial. Confirmar sua inscrição e cadastrar o(a) coordenador(a) operacional no sistema.
Busca Ativa Escolar: o que é? | E aí, Professor? - Busca Ativa Escolar
De quem é a responsabilidade do portão para fora da escola?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) trata desse assunto em seu artigo 14 e indica que todos os profissionais da Educação devem participar da elaboração do PPP. Entre eles estão os vigias, porteiros e seguranças que cuidam da entrada e saída dos estudantes.
Um gestor público é o profissional responsável pela administração de recursos e políticas públicas. Sua função é planejar, organizar, coordenar e controlar atividades e projetos que visam o bem-estar da população e o desenvolvimento do país ou região onde atua.
Qual o papel do Assistente Social na Busca Ativa Escolar?
“O profissional vai identificar, na sua área, crianças e adolescentes em idade escolar e que estejam fora da escola, em situação de abandono ou de evasão.
Para implementar a Busca Ativa Escolar, o município deve fazer a adesão ao projeto e organizar uma equipe de representantes de diferentes áreas, que podem ser da educação, saúde, assistência social, planejamento e entre outras.
Para participar, é necessário criar uma conta no AVA. Com ela, você terá acesso não apenas ao Busca Ativa Escolar na Prática, mas a vários outros cursos oferecidos pelo UNICEF, sobre diversos temas.
Qual a diferença entre Visita domiciliar e busca ativa?
Aqui a busca ativa pode ser confundida com a visita domiciliar*, mas não se trata da mesma coisa. Quem realiza a busca ativa? Se você compreendeu que através da busca ativa realiza-se ações do trabalho social com famílias, então ela é de atribuição da equipe técnica dos serviços.
Recebem os alertas sobre crianças e adolescentes fora da escola, fazem os encaminhamentos necessários para garantir a (re)matrícula e a permanência na escola, e cadastram os Técnicos Verificadores e os Agentes Comunitários que terão ligação com a sua área.
Para se tornar um gestor público, é necessário ter formação superior em cursos como Gestão Pública, Administração, Economia, Direito, Ciências Sociais, entre outras áreas relacionadas. Além disso, é importante que o profissional tenha conhecimentos em finanças públicas e políticas públicas.
Qual o salário de um Gestor público? O salário médio de um Gestor público no Brasil é de R$ 5.580,55. As especialidades com os melhores salários são Especialista de Políticas Públicas e Gestão Governamental - Eppgg e Analista de Planejamento e Orçamento - Apo.
O que a escola não pode fazer é promover qualquer tipo de constrangimento ou violência psicológica, como impedir o estudante de frequentar as aulas e atividades durante o período letivo, muito menos proibir que o aluno realize provas.
De quem é a responsabilidade social pela educação?
Ao explicitar que a Educação Superior é responsável por formar profissionais comprometidos com o meio social em que estão inseridos, a LDB (1996) aponta para a responsabilidade social das instituições que a concretizam, uma vez que esse meio social extrapola o contexto da IES e se estende para o conjunto de pessoas, ...
Quando a escola aciona o Conselho Tutelar o que acontece?
O Conselho Tutelar atua com o objetivo de garantir os direitos de crianças e adolescentes ameaçados ou violados. Segundo Alex Bahia, quando a escola aciona o conselho, ele entra em contato com a família para saber qual o motivo das faltas do estudante, mas não pode executar essas medidas.
Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de: I - maus-tratos envolvendo seus alunos; II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares; III - elevados níveis de repetência (Estatuto da Criança e do Adolescente, 1990).
As visitas domiciliares podem ser realizadas por equipe multidisciplinar como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e outros.
A atenção domiciliar (AD) é indicada para pessoas que, estando em estabilidade clínica, necessitam de atenção à saúde em situação de restrição ao leito ou ao lar de maneira temporária ou definitiva ou em grau de vulnerabilidade na qual a atenção domiciliar é considerada a oferta mais oportuna para tratamento, paliação, ...
A visita domiciliar do assistente social é uma atividade essencial na sociedade que por meio dela é possível estabelecer uma conexão mais próxima entre os serviços e a família atendida. Com isso, estudos tem mostrado que as visitas domiciliares são efetivas e estabelecem um ambiente para a intervenção social.
Quem pode ser supervisor do Programa Criança Feliz?
Para os cargos de Coordenador e Supervisor do Programa, Criança Feliz é obrigatório ter formação de nível superior completo, preferencialmente: Psicólogo, Assistente Social, Sociólogo, Antropólogo, Economista Doméstico, Terapeuta Ocupacional, Pedagogo e Musicoterapeuta, entre outros. II.