Jean Grey já foi desejo de alguns X-Men famosos como Anjo e Wolverine. Durante muito tempo foi esposa de Scott Summers, com quem teve Rachel Summers, uma filha num futuro alternativo.
O fato de Jean Grey ter cedido a seu lado selvagem há muito tempo e, não tendo ficado com Ciclope, não hesitou em ceder à sua atração por Logan. A série limitada “Arma X” de 1995 é uma boa forma de ver esses dois como casal.
De volta a X-Men '97, o relacionamento entre os dois causou estranhamento entre os espectadores por conta da diferença de idade entre eles, especialmente porque a Vampira costuma ser retratada como adolescente em outras adaptações.
O relacionamento entre Jean Grey e a Força Fênix (e a natureza dos poderes que ela possui) é retratado de várias maneiras ao longo da história do personagem.
Além de terem uma relação de amor e ódio, eles ainda sofrem com o fato da mutante quase matar Gambit toda vez que ela o toca. Depois de muitas idas e vindas, eles finalmente ficaram juntos no recém-lançado Astonishing X-Men e ganharam uma HQ juntos.
Devido à intervenção telepática de Jean em um futuro alternativo, em uma tentativa de que o tal futuro não venha a acontecer, Ciclope e Emma Frost estão envolvidos romanticamente, um fato com o qual vários de seus colegas de equipe não estão muito felizes.
Mística viveu um caso amoroso com sua companheira de equipe Irene Adler, também conhecida como Sina, e as duas adotaram uma jovem que mais tarde seria uma integrante de sua equipe, a mutante Vampira. Portanto, Mística é bissexual.
Alguns apontaram que o relacionamento pode ser o resultado da influência telepática de Xavier. Embora isso possa ser verdade, é mais provável que, após décadas ocultando seus sentimentos – entre si e entre si – Logan, Scott e Jean finalmente tenham se unido em um relacionamento poliamoroso saudável.
Noturno teve um longo relacionamento amoroso com Amanda Sefton a quem conhecia desde criança. Eles se separaram quando Kurt virou um X-men, e mais tarde voltaram a se reencontrar, mas não permaneceram juntos por muito tempo.
Eles se conheceram quando Gambit virou um X-Men, e começaram um relacionamento quase platônico, sem nenhum tipo de consumação física. Por anos, os dois ficaram tendo idas e vindas, mas aos poucos, o romance foi consolidado como o grande relacionamento da vida de Vampira.
Todavia, o alvo na trama era a Vampira. O arco dá origem ao relacionamento entre Tempestade e Forge, um mutante nativo-americano que, na verdade, foi o criador desta arma especial.
No começo dos anos 2000, Grant Morrison decidiu matar a Jean Grey do universo principal da Marvel. Desde então, a personagem teve breves aparições em flashbacks ou alucinações, mas nunca pisou de novo no mundo dos vivos.
Pouco depois de ela se juntar à equipe, Jean se apaixonou por Ciclope, também conhecido como Scott Summers, mas era tímida demais para se confessar. Scott rapidamente se tornou um líder para os X-Men.
Vampira e Gambit ficaram imediatamente atraídos um pelo outro e rapidamente se apaixonaram. O relacionamento de Vampira e Gambit muitas vezes teve dificuldades, grande parte devido a incapacidade dela de controlar seu poder de absorção e a desonestidade dele.
O triângulo amoroso entre Wolverine, Ciclope e Jean Grey transita nas páginas dos X-Men há décadas, e, na recente Era Krakoana iniciada pela fase de Jonathan Hickman em 2019, esse relacionamento até formou um aparente “trisal” — sim, todo mundo se pegando entre si.
Para quem não sabe, depois que a Segunda Guerra Mundial acabou, Magneto se mudou para a Ucrânia, onde se casou com uma mulher chamada Magda. Juntos, eles tiveram uma filha, Anya.