A definição do tipo sanguíneo é herdado dos pais, sendo que cada um deles doa um dos genes ABO para o filho. O gene A e B são dominantes e o gene O é recessivo, ou seja, se forem doados genes O e A, o tipo sanguíneo será A, porque ele é o dominante.
A definição do tipo sanguíneo de uma criança depende de quais genes ela herda dos pais. As possibilidades são as seguintes: Ambos os pais com sangue Tipo O: filhos terão sangue tipo O. Um progenitor com sangue tipo O e outro com tipo A: filhos podem ser tipo A ou O.
É possível um bebê nascer com tipo sanguíneo diferente dos pais?
Pode um filho nascer com o sangue diferente dos pais? Há uma exceção interessante, que pode estar por trás de casos em que um filho O de fato tenha nascido de pais AB – ou de outras combinações de pais e filhos que pareceriam geneticamente impossíveis a um primeiro olhar.
Pais O+ e A+ Filhos de pais com tipo sanguíneo O e A podem ter os dois tipos sanguíneos, podem tanto nascer com tipo sanguíneo O, quanto com o tipo sanguíneo A. Existem duas composições genéticas possíveis para o sangue tipo A, uma em que existem apenas genes dominantes e outra em que existe também um gene recessivo.
É possível o filho ter o mesmo tipo sanguíneo da mãe?
O fato do casal ter o mesmo tipo de sangue normalmente não afeta a possibilidade de ter filhos nem aumenta o risco de problemas no bebê. Pode ser mais preocupante se os tipos sanguíneos dos pais são diferentes.
Sou A+ e minha esposa A+ meu filho O+ é normal? Agradeço desde já a resposta. Sim, é possível que um casal com tipo sanguíneo A+ tenha um filho com tipo sanguíneo O+. Isso ocorre porque os pais podem transmitir diferentes combinações de genes para seus filhos, resultando em diferentes tipos sanguíneos.
Acredita-se que uma criança possua 50% do DNA de cada um dos pais. No entanto, os genes masculinos são mais agressivos que os femininos. Portanto, normalmente, existem 40% de genes da mãe e 60% do pai.
O que acontece quando o bebê nasce com o sangue diferente da mãe?
A incompatibilidade de Rh pode resultar na destruição de glóbulos vermelhos do feto, por vezes, causando anemia, o que pode ser grave. O feto de uma mulher com sangue Rh negativo e de um homem com sangue Rh positivo é examinado periodicamente para detectar sinais de anemia.
O gene A e B são dominantes e o gene O é recessivo, ou seja, se forem doados genes O e A, o tipo sanguíneo será A, porque ele é o dominante. Isso não significa que o filho não possa nascer com o gene não dominante, apenas é maior a probabilidade de ser do gene dominante.
Sim. Os irmãos, inclusive gêmeos, podem ter tipos sanguíneos diferentes, dependendo da combinação entre os genes recebidos dos pais, em cada gestação. Isso ocorre porque o tipo sanguíneo é sempre composto por dois genes.
Uma das possibilidades é procurar a defensoria pública e, em comum acordo com a mãe, pedir a realização gratuita do exame de DNA. Outra possibilidade é realizar um exame de DNA sem o conhecimento da mãe, para evitar constrangimentos.
Quando os pais têm diferentes tipos sanguíneos, o filho pode herdar uma combinação de alelos de ambos os pais. Neste caso, há uma possibilidade de 50% do filho herdar um alelo A da mãe e um alelo O do pai, resultando no tipo sanguíneo A.
Seria possível um casal de sangue o ter um filho de sangue A?
O tipo sanguíneo dos filhos varia de acordo com os tipos sanguíneos do pai e da mãe e as combinações possíveis são: O com O = filho pode ser apenas do tipo O. Nunca será A, B ou AB. O com A = filho pode ser dos tipos O e A.
Como explicamos, o filho receberá dois genes que controlam a produção dos antígenos do sistema ABO, sendo um da mãe e outro do pai. Para descobrir as possibilidades do tipo sanguíneo de um filho, basta saber que os genes A e B são dominantes. Por outro lado, o O é o recessivo.
Quando o sangue da mãe é positivo e do pai positivo?
O seu bebê tem mais possibilidades de herdar o mesmo fator sanguíneo que o pai. Portanto, se você e o pai do bebê são ambos Rh positivo, ou ambos Rh negativo, não afetará em nada a sua gravidez.
Qual a combinação de sangue que não pode ter filhos?
Ainda assim, o RH pode interferir durante a gestação do bebê em alguns casos específicos. Quando a mãe tem o RH negativo e o pai tem o positivo, o organismo da mulher fica sensibilizado ao fator RH positivo e começa a produzir anticorpos contra essa hemácia.
É possível o bebê nascer com o tipo sanguíneo diferente dos pais?
Existem alguns tipos de incompatibilidade sanguínea. O principal deles é a incompatibilidade do sistema ABO, quando o sangue da mãe é diferente do sangue do pai, independente do fator Rh. Nesse caso, não há muito com o que se preocupar.
Considerado o tipo sanguíneo mais raro do mundo, estima-se que o RH nulo ou, como é conhecido, sangue dourado, acomete menos de 50 pessoas em todo o mundo. No Brasil, há conhecimento de pelo menos dois casos, segundo dados do Ministério da Saúde.
Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte (UNC), afirmam que, apesar do feto receber a mesma quantidade de material genético dos pais, ele sofre maiores influências dos genes paternos.
O que determinará o tipo de cabelo da criança é o gene dominante, ou seja, qual dos dois genes, da mãe ou do pai, prevalecerá. E ainda que no início os fios sejam bem fininhos, o cabelo do bebê já vem carregado de herança genética dos pais.
Estudo revela que crianças herdam inteligência a partir das mães e não dos pais. Estima-se que 40 a 60 por cento da inteligência seja hereditária. Existe atualmente uma explicação científica que mostra que a inteligência é herdada pelas crianças através dos genes das mães.