A chama olímpica, referência ao fogo que queimava em homenagem à deusa Hera (Juno) durante os jogos de Olímpia não surgiu nos Jogos de Atenas. Somente em 1928, nos Jogos de Amsterdã, foi que o fogo olímpico ressurgiu. A primeira pira olímpica manteve o fogo aceso durante toda a duração da Olimpíada.
A tocha dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 foi acesa na antiga Olímpia em uma cerimônia tradicional nesta terça-feira, marcando a reta final dos sete anos de preparativos para o início dos Jogos em 26 de julho.
Segundo o especialista, a tocha olímpica permanece acesa através da combustão a gás. O mecanismo da pira conta com quatro lampiões que contém a chama, capazes de mantê-la acesa por até 15 horas.
“Durante o transporte da tocha, a chama se mantém acesa com a ajuda de camadas de proteção em seu interior contra o vento e a chuva. Em conjunto, uma mistura de gases de propano e butano alimenta o fogo durante todo o trajeto”, explicou Favaro.
No entanto, não é somente a tocha que é acesa nessa cerimônia, o fogo também é transferido para uma espécie de lampião que tem combustível para durar 15 horas.
Tocha olímpica foi acesa na Grécia a 101 dias dos Jogos Olímpicos de Paris
Quem apagou a tocha olímpica?
O primeiro dia do revezamento da chama olímpica teve um pequeno contratempo no fim da tarde desta terça-feira. Durante a passagem por Taguatinga, no Distrito Federal, o fogo apagou, e a tocha precisou ser trocada. O incidente aconteceu quando Lucimara Batista, funcionária dos Correios se preparava para participação.
Pela primeira vez na história dos Jogos, a cada dia do Revezamento da Tocha Olímpica e Paralímpica, equipes de 24 pessoas formadas por campeões, atletas do dia a dia, voluntários, árbitros, técnicos e membros das federações espalharão a energia do esporte e do trabalho em equipe por toda a França.
Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa. Primeiro, é necessário frisar que, no caso, o termo correto é Dano Qualificado na forma tentada, já que não houve consumação do objetivo, que era apagar a tocha olímpica.
Com o objetivo de ser um símbolo sustentável, o balão foi aceso por meio de eletricidade e água. Ou seja, foram 40 lâmpadas de LED associadas a 200 vaporizadores fortes de água. Assim, criaram o efeito de fogo e elevaram o balão no caso com uso de CO2.
O que acontece com a tocha olímpica depois das Olimpíadas?
Ela é acesa logo depois da Chama Olímpica e sai para o revezamento, até chegar na cidade sede dos jogos. Quando a tocha chega no local dos jogos, ela é levada até a Pira Olímpica, que é acesa na cerimônia de abertura dos jogos.
No fim, após um extenso revezamento entre os atletas icônicos da França, os dois atletas negros Teddy Rinner, do judô, e a corredora Marie-José Perec, tricampeã olímpica, acenderam a tocha olímpica. O fogo foi feito em um balão — uma homenagem a Paris, que protagonizou o primeiro voo de balão da história.
Em 2016, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, no Brasil, o responsável por acender a pira olímpica foi o maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima. Ele está marcado na história do esporte brasileiro, sobretudo pelas Olimpíadas de 2004, em Atenas.
Símbolo percorrerá a França por 67 dias até a cerimônia de abertura. Desenhada pelo designer francês Mathieu Lehanneur, a tocha olímpica das Olimpíadas de Paris 2024 estará nas ruas entre 8 de maio e 26 de julho.
Apesar da expectativa de que a pira olímpica fosse instalada na emblemática Torre Eiffel, a tocha de Paris ficará no parque parisiense Jardin des Tuileries, outro endereço icônico da capital francesa.
A Cerimônia de Abertura aconteceu pela primeira vez fora de um estádio, sendo realizada ao longo do Rio Sena. Diversos momentos emocionantes marcaram o evento, incluindo a lista de atletas históricos que carregaram a tocha rumo à pira Olímpica, acesa por Teddy Riner e Marie-José Perec.
A tocha olímpica é acesa em uma cerimônia nas ruínas de Olímpia na Grécia. Raios de sol refletidos por um espelho dão origem à chama. Mulheres vestindo túnicas no estilo grego antigo conduzem todo o ritual e passam a tocha ao primeiro corredor. A tradição é mantida desde os Jogos de 1952 em Helsinque.
A Cerimônia de Abertura de Paris 2024 contou com um dos momentos mais emblemáticos da história dos Jogos. Os franceses Teddy Riner, do judô, e Marie-José Perec, do atletismo, foram os responsáveis por acender a pira olímpica após todo mistério feito durante o evento.
Rapper americano fez parte do revezamento e carregou a tocha em Saint-Denis, nos arredores da capital francesa. O rapper Snoop Dogg já fez a sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Em Paris-2024, nesta sexta-feira (26), não será diferente. Aparecem entre os cotados a tricampeã olímpica Marie-José Pérec, ex-corredora, o ex-jogador de futebol Zinedine Zidane e o judoca Teddy Riner, tricampeão olímpico.
Na atualidade, a chama olímpica é acesa 100 dias antes da realização dos Jogos, em Olímpia, junto às ruínas do templo de Hera, em cerimônia que recria o ritual da antiguidade para dar início aos Jogos.
Manter a chama acesa é uma preocupação que vem desde a Antiguidade. Por conta da importância do fogo, muitas chamas eram acesas. Assim, se uma tocha apagasse, não haveria problemas. Por isso, o comitê viaja com quatro chamas mantidas seguramente em lamparinas douradas.