A palavra grama é um substantivo que se encaixa nesse caso. Quando grama tiver sentido de gramínea cultivada em áreas como jardim, tratar-se-á de um substantivo feminino. Quando grama tiver sentido de unidade de medida de peso, tratar-se-á de um substantivo masculino.
Grama pode ser tanto aquela planta verdinha e “curta” usada nos gramados, campos de futebol e jardins, como um peso, uma unidade de massa (um quilo, por exemplo, é constituído por mil gramas).
A rigor e pela norma culta, usa-se o masculino: "um grama, dois gramas, duzentos gramas", porque a palavra "grama", no seu significado como unidade de medida de massa, é masculina em razão de sua origem grega, língua em que o A final não designa necessariamente o feminino.
Essa unidade de medida é sem dúvida a mais presente em nossas vidas, o que não quer dizer que não existam outras, apenas medimos a massa em grama na maioria das vezes. Essa medida tem várias razões, como relações comerciais, realização de experimentos na química, física e biologia, entre outras.
No programa de hoje da R.T.P. " Bom Dia Portugal" na rubrica "Em bom português", questiona-se se deve dizer: duzentas gramas ou duzentos gramas? Afirma-se que a resposta correcta é: "duzentos gramas" porque grama é um submúltiplo do quilograma.
Por extenso, costumo fazer a concordância do nome da unidade com o numeral que quantifica a grandeza (ex.: um grama, meio grama, seis décimos de grama; um e meio gramas, vinte e dois gramas). Note que grama nesta acepção é um substantivo masculino.
[O grama representa sensivelmente a massa de um centímetro cúbico de água pura a 4°C.] Origem etimológica:grego grámma, -atos, o que é desenhado, carácter , letra.
5. O tapa OU a tapa? A forma masculina é aceita por todos os dicionários: "Recebeu UM TAPA no rosto". A forma feminina é considerada regionalismo pelo dicionário Aurélio e pelo Vocabulário Ortográfico da ABL.
Poaceae é uma família de plantas das angiospermas da classe Liliopsida (Monocotiledôneas), subclasse Commelinidae, também conhecidas como capins, gramas ou relvas.
1 – substantivo feminino, em que grama é a erva, a relva, a grama (do campo ou do jardim) – do latim gramina, plural de gramen, com significado idêntico; 2 – substantivo masculino, em que o grama (note bem: o grama!)
O correto é duzentos gramas, porque a palavra grama só é feminina. quando faz referência a grama em que você pisa, por exemplo, a grama do vizinho, que é sempre mais verde.
Qual é o correto: 200 g de carne ou 200 g de carne?
Qual forma você usa? Grama, quando se refere a peso, é um substantivo masculino. Duzentos é um numeral e concorda com o substantivo. Assim, quando se refere a peso, o correto é: Comprei duzentos gramas de queijo.
O grama provém do substantivo masculino quilograma, que faz referência à unidade de medida em quilos, em maior escala, e em gramas, em menor escala. Entre quilograma e grama, houve o processo de redução da palavra, porém o gênero masculino da palavra de origem deve ser mantido.
Qual é o certo: duzentos gramas ou duzentas gramas?
No entanto, no próprio dicionário (Houaiss, mas também em outros), encontramos uma ressalva: na gramática de uso, no Brasil, é comum dizer-se quantas gramas, duzentas gramas. Assim, se quisermos ser rigorosos, digamos duzentos gramas, trezentos gramas, quinhentos gramas e assim por diante.
Após a extinção dos dinossauros, a vida começa um novo capítulo. Há 50 milhões de anos ocorre a propagação de uma nova planta: a grama. Ela atrai os mamíferos da floresta durante os seguintes 45 milhões de anos.
O grama, cujo símbolo é g, consiste numa unidade da grandeza física massa. No sistema internacional de unidades (SI), a massa vem expressa em quilogramas pelo que para converter gramas em quilogramas é necessário reduzir gramas a quilogramas, isto é, 1 g = 0,001 kg.