Usar aditivos de qualidade na gasolina que você põe no tanque pode garantir motor mais limpo, maior durabilidade dos componentes e maior eficiência do veículo, com menos consumo. Os aditivos trazem detergentes que ajudam a remover impurezas e a evitar a formação de resíduos carbônicos naturais da queima da gasolina.
A maior finalidade da gasolina aditivada ou dos aditivos em frascos é evitar que os resíduos da queima dos combustíveis se acumulem, para não obstruir os injetores nem gerar carbonização na câmara e nas válvulas. Eles “limpam” as partes internas do motor, protegendo o sistema de admissão e aumentando a sua vida útil.
Não é recomendável adicionar absolutamente coisa nenhuma no tanque de gasolina. A única exceção é para caso o motorista não tenha absoluta confiança no posto e abastecer com gasolina comum ao invés de aditivada, ele mesmo deve colocar um frasco de aditivo do tipo detergente e dispersante no tanque.
Antes de mais nada, os aditivos de combustível são substâncias que evitam o depósito de sujeira comum após a queima de gasolina. Isso é possível, porque adicionam algumas propriedades no líquido modificando suas características. Entretanto, tal alteração não prejudica o abastecimento ou qualquer outro componente.
Para encerrar o assunto: entenda qual aditivo recomendo!
É recomendado usar aditivo na gasolina?
Usar aditivos de qualidade na gasolina que você põe no tanque pode garantir motor mais limpo, maior durabilidade dos componentes e maior eficiência do veículo, com menos consumo. Os aditivos trazem detergentes que ajudam a remover impurezas e a evitar a formação de resíduos carbônicos naturais da queima da gasolina.
Quanto em quanto tempo posso usar aditivo na gasolina?
Mesmo fazendo o uso frequente da gasolina aditivada, é recomendado que a cada 5 mil km seja usado também um frasco de aditivo. Os aditivos para combustíveis em frascos possuem uma fórmula concentrada que intensifica a ação dos detergentes e dispersantes por todo o caminho que o combustível percorre dentro do motor.
Sim, esse é o objetivo principal das gasolinas aditivadas comercializadas no Brasil. Portanto, sempre que você abastece seu veículo com uma gasolina aditivada de qualidade, você estará contribuindo para a limpeza dos bicos do seu veículo, assim como com a limpeza do motor e dos pistões também.
Para isso, existem produtos específicos, como o aditivo para motor flex, que pode ser usado tanto para o etanol quanto para a gasolina, sem prejudicar o funcionamento do motor.
O aditivo é um produto que se usa para que o carro siga funcionando bem, especialmente o motor, para que a temperatura não altere o bom funcionamento dele e, portanto, do carro.
O que colocar na partida a frio? O sistema de partida a frio só é acionado caso o veículo esteja abastecido com etanol e as temperatura externa seja baixa. Por isso, os manuais recomendam gasolina aditivada ou premium.
Somente o aditivo puro e concentrado, não pode mesmo! O que deve ser utilizado no sistema é “líquido de arrefecimento”. O “líquido de arrefecimento” é composto por água (desmineralizada) e aditivo. O aditivo é aquele recomendado pelo fabricante do veículo e deve ser adicionado na proporção recomendada pelo manual.
A mistura de gasolina comum e aditivada é permitida, mas pode causar problemas no motor do seu carro. Isso ocorre porque os aditivos presentes na gasolina aditivada são diluídos pela gasolina comum, o que reduz sua eficácia.
O Aditivo STP Fuel Injector Cleaner é ideal para a limpeza dos bicos injetores. Usando o Aditivo STP Fuel Injector Cleaner, você ajuda a limpar os bicos injetores do seu carro, o que pode melhorar o desempenho do motor.
É melhor abastecer com gasolina comum ou aditivada?
É melhor abastecer o carro com gasolina comum ou aditivada? Escolher entre a gasolina aditivada e a comum pode depender de diversos fatores relacionados ao veículo ou seu uso: de maneira geral, os aditivos de limpeza na aditivada são o que as diferencia da comum e, de certa forma, podem ser considerados uma vantagem.
Na verdade, os aditivos recomendados para a gasolina são detergentes e dispersantes, que evitam a formação de resíduos carboníferos na câmara, prejudicando a combustão, reduzindo a potência e aumentando o consumo. A aditivação evita estes dois fenômenos por manter limpo o motor.
Tem problema misturar etanol e gasolina no carro flex?
Para adiantar, a resposta para quem se questiona se carro flex pode misturar álcool e gasolina no tanque é sim! Ainda que haja quem não recomende essa prática, os motores desse tipo de veículo foram desenvolvidos para suportar não apenas o funcionamento com cada um desses combustíveis, mas também para a mistura.
Pode colocar descarbonizante no tanque de combustível?
Indicado Para Limpeza De Bicos Injetores, Descarbonizacao De Motores, Pre-ignicao, Detonacao E Falhas De Motor Ocasionados Por Combustivel Adulterado. Sua Aplicacao Deve Ser Realizada Diretamente No Tanque De Combustivel, Obedecendo As Isntrucores De Uso.
Qual o produto que coloca na gasolina para limpar os bicos?
ORBI LBG – LIMPA BICO, é um produto pronto para uso, foi especialmente desenvolvido para a limpeza e descarbonização do sistema de injeção de gasolina, etanol e flex via tanque.
É verdade que a gasolina aditivada limpa os bicos do carro?
Gasolina aditivada “limpa os bicos do motor”? Sim, as gasolinas aditivadas vendidas no país limpam bicos injetores, motor, pistões, entre outros componentes do veículo.
A aplicação dos aditivos deve ser feita apenas em trocas e nunca no formato de “completar”. Ou seja, a maioria das empresas irá pedir para que você aplique o produto com o tanque vazio e na sequência abasteça até o encher.
O aditivo tem um papel extremamente importante no funcionamento do sistema de arrefecimento: ele compõe, da melhor maneira, juntamente com a água, o fluido do radiador. Conforme acontece a circulação da água pelo motor, ela esquenta e pode entrar em ebulição.
As próprias montadoras indicam realizar a troca nos intervalos de 30 mil quilômetros ou a cada um ano. Isso porque, assim como a maioria dos produtos químicos, o aditivo também possui validade limitada. Então, ainda que seu carro rode menos de 30 mil quilômetros, a troca deve ser feita.