1 - Diminui o cansaço visual e ajuda no sono. Os pesquisadores também recomendam que smartphones e dispositivos não sejam utilizados três horas antes de dormir. No entanto, se o aparelho estiver no modo escuro, o sono não será tão prejudicado quanto se estivesse sendo usado no modo claro — pois emitirá menos luz azul.
Segundo pesquisas feitas pela Google, foi confirmado que usar o Dark Mode em telas OLEDs é uma grande ajuda para uma maior vida útil da bateria dos smartphones.
Economia de energia em telas OLED: Em dispositivos com telas OLED ou AMOLED, o modo escuro pode ajudar a economizar energia, já que os pixels escuros consomem menos energia do que os pixels claros. Isso pode resultar em uma vida útil da bateria prolongada em dispositivos móveis.
Telas com o fundo predominantemente branco e com texto em preto proporcionam melhor leitura, independentemente do ambiente. Isso acontece porque a cor branca faz com que a íris se contraia para permitir menor passagem de luz, o que torna o conteúdo da tela mais nítido.
Isso porque a luz azul emitida normalmente por esses dispositivos, atrapalha a produção de melanina e, portanto, o sono. Entretanto, um estudo publicado recentemente por pesquisadores da Universidade de Manchester revela que o “modo noturno” é ainda pior quando se trata de ajudar a adormecer.
Resumo: Em pessoas com visão normal (ou visão corrigida para normal), o desempenho visual tende a ser melhor no modo claro, enquanto algumas pessoas com catarata e distúrbios relacionados podem ter melhor desempenho no modo escuro. Por outro lado, a leitura longa no modo claro pode estar associada à miopia.
Uma vez ativado, o "Modo noturno" escurece interfaces de aplicativos que são compatíveis com esse visual e oferece economia de energia em comparação ao modo normal. No Android, o "Modo noturno" pode ser acessado nas "Configurações".
Os benefícios que listamos neste artigo mostram o potencial desse modo Dark, enfatizando a acessibilidade aprimorada para cores de baixo contraste com fundos mais claros, melhor foco e atenção, fadiga ocular reduzida e sono ainda melhor. Com todos esses pontos, se bem aplicados, você só pode se beneficiar do modo Dark.
Depois do branco, as cores que mais gastam bateria ao serem exibidas extensivamente na tela de um celular são: azul, verde e vermelho. O preto vem bem atrás dessas, consumindo seis ou sete vezes menos energia que o branco.
Tanto no iOS como no Android é possível fazer essa alteração. Essa configuração pode ser útil para pessoas daltônicas, por exemplo, ou para quem deseja forçar menos os olhos. As cores fazem com que nossa visão “trabalhe” mais. Enxergar em cinza, preto e branco, deixam os olhos bem menos cansados, especialmente à noite.
O azul pode ser uma ótima alternativa para aqueles que trabalham muitas horas seguidas, já que, quando aplicada em seus tons mais claros, não cansa os olhos. O branco é uma boa opção se o seu objetivo é dar a sensação de amplitude a um espaço pequeno e permitir a complementação com outras cores.
Lentes azuis – são ideias para locais onde há muita interferência de cores quentes como o vermelho e o laranja. Elas quebram um pouco a agressividade das cores quentes e promovem uma sensação de descanso aos olhos.
O que é melhor para os olhos, modo claro ou escuro?
Lembrando que todo excesso de luminosidade é prejudicial para os olhos, e ao adotar os tons mais escuros, diminui o estímulo visual, o que especialmente à noite é bom para não prejudicar a produção dos hormônios responsáveis pelo sono. Então, sim, seus olhos agradecem quando você usa o modo escuro do seu celular.
Mas o modo noturno funciona? A principal vantagem é permitir uma leitura mais confortável aos nossos olhos. “O modo noturno diminui o brilho da tela para você ter menos despertar. A luz intensa estimula o despertar e você pode perder o sono”.
Exposição dos olhos a menos brilho na tela – a luz da tela configurada pelo padrão do celular pode causar um brilho excessivo. Usar o modo escuro diminui o brilho da tela, deixando a visualização mais confortável.
É melhor deixar o celular no modo escuro ou claro?
Os defensores do fundo escuro argumentam que ele é mais suave para os olhos e pode contribuir para a qualidade do sono. Já aqueles que preferem o claro afirmam que ele oferece uma experiência de leitura superior e causa menos fadiga visual em ambientes iluminados.
De acordo com pesquisadores da Universidade de Purdue (Em Indiana, nos EUA), o modo escuro não oferece grandes ganhos de autonomia, a não ser em cenários específicos. Além disso, os ganhos de vida útil da bateria são mais proveitosos ao alternar do modo claro com brilho total para o modo escuro.
A pesquisa, que foi divulgada em Julho de 2021 durante a conferência MobiSys '21, indicou que o gasto de energia de telas OLED varia entre 44% e 73% da carga total quando o dispositivo está no modo claro e com o brilho no nível máximo. Contudo, no modo escuro foi registrado um gasto médio de 42%.
A bateria descarrega muito mais rápido quando está quente, mesmo quando não está em uso. Esse tipo de descarga pode danificar a bateria. Não é necessário ensinar a capacidade da bateria ao seu smartphone passando de carga completa a zero ou de zero a completa.