☀️🚫 Nada de sol “O calor do sol não é suficiente para matar os ácaros dentro do colchão ou travesseiro e pode fazer justamente o oposto, ajudando na sua proliferação”, afirma Mayara Lorena, médica especialista em alergia e imunologia pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).
A elevação de temperatura favorece aumento da proliferação de ácaros, além de fungos e bactérias. Por isso, o ideal é sempre arejar e ventilar o travesseiro, protegido por uma fronha, sempre com luz indireta. Os raios ultravioletas do sol são capazes de eliminar os micro-organismos das superfícies a eles exposta.
Pode colocar travesseiro no sol para matar os ácaros?
Muitas pessoas colocam o travesseiro no sol com o intuito de matar bactérias, vírus e ácaros. No entanto, essa prática é contraindicada por especialistas. — O sol e o calor são propícios para a proliferação de ácaros e bactérias.
Sugiro que deixe o colchão no sol e passe uma mistura de 500 ml de álcool com 500 ml de vinagre branco e deixe ao sol por 2 horas. Após passe aspirador de pó no colchão para retirar ácaros mortos. não esqueça de lavar bem e deixar ao sol também toda roupa de cama.
Outra possibilidade é apostar na limpeza a seco. “Polvilhe bicarbonato de sódio no travesseiro e deixe o pó agir por 30 minutos. Depois, use um aspirador para retirar o bicarbonato e os resíduos de sujeira que ele absorveu”, explica Lúcio.
Água oxigenada e limão. Coloque 3 litros de água em um balde e adicione uma xícara de chá de água oxigenada e meia xícara de chá de limão. Mergulhe o travesseiro na mistura e deixe de molho por até 2 horas. Passado o tempo, é só enxaguar e deixar secar!
O ácaro costuma ser imperceptível, justamente por ser um animal microscópico, mas o mofo causa manchas no colchão. Pontinhos pretos e verdes na superfície e um cheiro forte de umidade podem ser um sinal de que o colchão está mofado.
“O calor do sol não é suficiente para matar os ácaros dentro do colchão ou travesseiro e pode fazer justamente o oposto, ajudando na sua proliferação”, afirma Mayara Lorena, médica especialista em alergia e imunologia pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).
espalhe bicarbonato de sódio na superfície do travesseiro; deixe agir por cerca de meia hora; remova o bicarbonato e as impurezas que ele absorveu com o auxílio do aspirador de pó.
Outra forma de tirar os ácaros do colchão é com vinagre. Misture 200 ml da substância com 4 litros de água e aplique na superfície. Passe suavemente uma escova de cerdas macias e depois um pano limpo e seco. Finalize com o aspirador de pó para remover os restos do parasita e suas fezes.
Pesar o travesseiro antes de lavar. Pesar após lavar e secar. A diferença é a quantidade de água que ainda permanece dentro dele. Esta água (umidade), vai fazer com que ácaros se reproduzam, o que vai gerar mais “bolotas fecais” e possibilidade de problemas alérgicos como rinite, asma e também dermatites .
“Primeiro, polvilhe o bicarbonato em um lado do travesseiro e deixe agir por uma hora. Depois, vire o travesseiro e repita o processo. Por fim, passe o aspirador de pó para tirar os ácaros e as sujeiras que caem da pele durante o sono”, garante Valéria.
Para iniciar a lavagem, utilize um sabão em barra, de preferência neutro, para esfregar a espuma de forma delicada. Depois, enxágue bem para retirar todos os produtos, sem deixar restos no travesseiro. Deixe secar em lugar bem arejado e sombreado, sem incidência direta do sol, até que seque totalmente.
São usados cremes corticosteroides ou anti-histamínicos tomados por via oral para controlar a coceira. São administrados antibióticos por via oral se os ácaros tiverem se enterrado sob a pele. A sarna é tratada com a aplicação de cremes contendo permetrina ou uma solução de lindano.
“No caso dos travesseiros, os ácaros e micro-organismos se localizam internamente e não na superfície. Se o travesseiro for exposto ao sol, ocorre um aquecimento no seu interior, que normalmente é úmido, repleto de resíduos de pele, e que serve de alimento para os ácaros.
Sempre que você se deita no colchão sente a pele formigar e uma irritação na pele e nos olhos além de crises de espirro e pigarros… Então, estes podem ser sintomas da presença de ácaros no seu colchão!
Muitas pessoas acreditam que colocar o colchão ao Sol é a melhor solução para ajudar na limpeza. No entanto, os especialistas alertam que fazer isso só atrapalha, já que aumenta a proliferação de ácaros— insetos microscópicos que transmitem doenças aos animais e humanos com os quais entram em contato.
Uma forma menos comum, mas que também funciona, é colocar o travesseiro no congelador por 24 horas. O congelamento mata os ácaros efetivamente, mas o procedimento teria que ser feito semanalmente, assim como a lavagem em casa.
“Após dois anos de uso, a peça pode acumular até um trilhão de fungos e desencadear alergias, problemas respiratórios, além de influenciar negativamente em uma boa noite de sono”, explica. Por isso, o ideal é trocar o travesseiro a cada ano, para evitar esses problemas.
Lavar o travesseiro é importante para mantê-lo limpo, fresco e livre de ácaros e alérgenos e sua máquina de lavar pode ser uma grande aliada para melhorar suas noites de sono. Mas é importante lembrar de verificar as instruções do fabricante antes de iniciar a lavagem na máquina.
Se sua dúvida é como acabar com ácaros no colchão, o nosso conselho é sempre utilizar capas antiácaros. Mas, se você quiser eliminar o ácaro já existente, você pode primeiramente passar um aspirador de pó no colchão e depois polvilhar bicarbonato em cima e deixar agir por algumas horas e por fim retirar com aspirador.
Apesar de muitos não terem consciência disso, devido ao tamanho microscópico desses aracnídeos, quase todos os humanos transportam ácaros. Eles medem cerca de 0,3 milímetro de comprimento e são encontrados nos folículos pilosos, incluindo os cílios e sobrancelhas.
Exponha travesseiros, almofadas e outros itens ao sol periodicamente, pois a luz solar pode ajudar a eliminar os ácaros. A exposição à luz solar direta não apenas reduz a umidade que favorece a proliferação dos ácaros, mas também tem propriedades desinfetantes naturais.