Consuma-a junto com alimentos ricos em vitamina C para potencializar a absorção do ferro. Baixa em calorias e rica em fibras, a beterraba ajuda a controlar o diabetes e regular o intestino. Além disso, possui outros nutrientes como magnésio, cobre, potássio e manganês, que trazem diversos benefícios para a saúde.
Não é todo mundo que pode consumir a beterraba sem moderação devido a uma substância chamada oxalato que contribui para a piora no caso de pedras nos rins, ou seja, quem já apresenta problemas renais ou possui um histórico familiar de doenças renais, é ideal que evite ingerir esse legume.
De acordo com um estudo britânico da Universidade Rainha Mary, em Londres, um copo por dia e/ou a ingestão de uma beterraba pequena diariamente é o suficiente para ter todos os benefícios. "O ideal é consumi-la crua ou cozida e, de preferência, com a casca, que conserva melhores os nutrientes", lembra Valéria.
A beterraba auxilia no combate à hipertensão, tem propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimento celular e trata problemas na vesícula, próstata, fígado, pulmão e pedras nos rins.
O Que Acontece Com Seu Corpo Se Você Comer Beterraba Todos Os Dias
O que o excesso de beterraba pode causar?
No entanto, o consumo excessivo de beterraba crua pode trazer alguns riscos, principalmente para pessoas com predisposição à formação de cálculos renais. A beterraba crua contém uma substância chamada ácido oxálico, que pode se ligar ao cálcio presente no organismo e formar cristais.
A beterraba é um vegetal rico em vitamina C, nutriente importante para a manutenção e fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, suas propriedades antioxidantes ajudam a fortificar as células de defesa do organismo.
A combinação de nutrientes da beterraba é capaz de aumentar a elasticidade e melhorar o funcionamento dos vasos, permitindo que o sangue circule com menos dificuldades. Porém, nesse caso a substância que se destaca mesmo é o nitrato, que dá origem ao óxido nítrico.
Comer a beterraba crua é a forma de melhor usufruir dos seus nutrientes – e podemos usá-la em saladas e sumos, por exemplo. Se a quisermos cozinhar, pode ser cozida, assada ou grelhada, usada em sopas, purés ou como acompanhamento de pratos.
Para otimizar os benefícios do suco de cenoura com beterraba, o ideal é consumi-lo em jejum, cerca de uma hora antes do café da manhã. Ao ingerir o suco nesse horário, o organismo aproveita melhor os nutrientes, como vitaminas, minerais e antioxidantes, presentes nessas raízes.
Pesquisas também mostraram que a beterraba pode ter um efeito na pressão arterial já dentro de algumas horas após a ingestão. Isso acontece porque o óxido nítrico provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, fazendo com que o sangue flua mais facilmente.
Se você tem histórico de cálculos renais, modere o seu consumo de beterraba. Problemas gastrointestinais: Para algumas pessoas, o consumo excessivo de beterraba pode causar desconforto gastrointestinal, como inchaço, gases ou diarreia, devido ao seu alto teor de fibras e carboidratos fermentáveis.
A melhor forma de consumi-la é crua, ralada ou batida em sucos e vitaminas, garantindo assim todas as suas propriedades para a saúde. Já se você prefere a versão cozida, o indicado é que esse processo seja mais curto e tenha menos contato com o calor, para preservar os nutrientes.
Além disso, é rica em antocianina, (um antioxidante que age na prevenção de câncer e doenças cardíacas), e em fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino, evitando a constipação. É rico em vitamina C, cálcio, vitamina A, ácido fólico, potássio e fibras.
Com isso, ela evita o entupimento dos vasos sanguíneos e previne doenças cardiovasculares. A vitamina C — encontrada abundantemente no alimento — tem participação ativa no colágeno, proteína que garante sustentação à pele.
A beterraba é um vegetal que se destaca por ser rico em açúcar e ferro. Ela atua no combate à anemia, problemas de baço e fígado, prisão de ventre, entre outros.
A cercosporiose da beterraba causado por Cercospora beticola Saac. é a principal doença da cultura por causar a destruição a área foliar e redução na produção ( 5. Cultura da beterraba: recomendações gerais. Guaxupé, Cooxupé, 1989, 14p.
O que acontece com seu corpo se você comer beterraba todos os dias?
A beterraba é uma boa fonte de vitaminas e minerais, incluindo vitamina C, folato, potássio, manganês e ferro. Ela também conta com as fibras, que são essenciais para a saúde digestiva. Esse composto ajuda a regular o funcionamento do sistema gastrointestinal, promovendo a regularidade intestinal.
Um estudo australiano avaliou que um único copo de suco de beterraba é capaz de reduzir a pressão arterial em poucas horas – o nitrato presente nela é o responsável por essa ação de relaxar os vasos e fazer o sangue fluir melhor.
Suas fibras também colaboram para o bom funcionamento do intestino devido à presença de glutamina, um aminoácido essencial para a saúde do trato intestinal, o que pode prevenir a constipação e ajudar a reduzir os níveis de colesterol. O melhor é consumi-la crua, ralada como salada, ou cozida na água ou no vapor.
A beterraba é um vegetal nutritivo e pode ser incluída em sua dieta regularmente. Não há uma quantidade exata de vezes por semana que seja considerada ideal para consumir beterraba, mas ela pode ser incorporada de forma variada na sua alimentação.
Promoção da saciedade e emagrecimento: As fibras na composição da beterraba aumentam a saciedade, reduzindo a ingestão calórica. Com baixo teor calórico e alta quantidade de água, seu consumo, seja crua ou em sucos sem coar, pode auxiliar no processo de emagrecimento.