O chão nos deixa mais expostos a poeira, ácaros, mofo e outros alérgenos. Como consequência, a qualidade do sono é afetada, porque vai atrapalhar sua respiração. Então, se você gosta de dormir no chão, mantenha a casa sempre limpa.
Embora não exista um conjunto de pesquisas que enumere os benefícios comprovados de se deitar no chão, os psicólogos dizem que é improvável que passar algum tempo no chão faça mal. Além disso, esta prática pode até ajudar a dar uma sensação de equilíbrio corporal e mental.
As principais vantagens de abandonar sua cama elevada e dormir no chão são: a melhora da circulação sanguínea geral; menos dores no pescoço e nas costas; menor risco de escoliose.
“O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr.
Dormir no chão é bom ou mal para sua Coluna Vertebral. Dr Prof Nelson Marques
Qual o melhor lado para dormir para o coração?
Melhora a circulação sanguínea
Dormir para o lado esquerdo ajuda a diminuir a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea durante a noite, devido ao fato de a gravidade ajudar o fluxo por meio da artéria aorta. Isso também ocorre pelo motivo de grande parte do coração estar localizada na área esquerda do corpo.
Se estiver deitado do lado direito, a posição pode levar a pessoa a sofrer de refluxo ácido. Isso ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago, que pode levar a desconfortos. Para reduzir o risco, é importante esperar um tempo após comer até a hora de ir deitar.
Já ao dormir no chão, ou em superfícies mais firmes, pode ficar mais fácil manter a coluna reta. O alinhamento da postura é importante porque evita dores nas costas.
Isso porque, o sistema de aquecimento das casas coreanas é pelo chão! Logo, eles se acostumaram a ficar perto do quentinho, já que lá pode fazer muuuuito frio. Algumas pessoas dormiam diretamente no chão, outras usavam colchonetes bem fininhos.
De forma resumida, humanos dormem melhor em ambientes de um quarto fresco. Outro ponto importante e até mesmo controverso é que dormir no chão pode te ajudar com certos problemas de coluna. Inclusive, muitas instituições sugerem que aqueles com dores nas costas durmam em superfícies firmes.
A ausência de uma estrutura elevada impede a circulação adequada de ar ao redor do colchão. Essa condição favorece a retenção de umidade, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de fungos e bactérias.
De maneira geral, dormir sem travesseiro não é indicado para ninguém. Isso porque sua ausência pode tencionar os músculos da cervical e até mesmo estirar a musculatura. Ainda assim, mesmo fazendo uso de travesseiros, algumas dores podem persistir caso a altura ou a qualidade esteja equivocada.
Mas as pessoas com labirintite devem evitá-las. Isso porque o balançar da rede para dormir pode acentuar os sintomas de tontura, vertigem e náuseas, sobretudo durante um momento de crise aguda.
Aspirar, varrer e passar pano no ambiente são atitudes fundamentais para remover poeira e partículas que podem agravar problemas respiratórios. O colchão no chão complica bastante a higienização do espaço. Se você não tem cama, precisará colocar o colchão em pé para limpar corretamente o cômodo.
Quando nos deitamos no chão, somos obrigados a soltar os músculos para o corpo se moldar ao piso. Isso já nos deixa em um estado mais descontraído. Além disso, de acordo com o Bustle, se deitar no chão ajuda a normalizar a respiração e diminuir a frequência cardíaca.
Cientistas afirmam que asiáticos daquela região do continente nasceram com variação genética que não tem a secreção específica nas axilas que atrai bactéria que produz cheiro de 'cê-cê'.
Se eles estiverem muito velhos, essa posição pode se tornar incômoda. Um estudo coreano mostrou que dormir de barriga para cima também alivia dores no pescoço.
Dormir de bruços (de barriga para baixo): é a posição menos indicada para dormir. Deitando dessa maneira, a coluna fica torta, pois é preciso virar o pescoço para poder respirar.
Embora as redes possam oferecer benefícios temporários, como um melhor alinhamento da coluna durante o sono, o uso prolongado sem suporte adequado pode levar a problemas musculares e nas articulações.
Porque não se deve dormir com os pés virados para a porta?
Por estar nesta posição, a cama recebe de forma imediata a energia vital da pessoa que entra, e essa energia pode não ser sempre 100% positiva. Por essa razão, devemos eleger um sítio para a cama que não esteja tão exposto à porta.
De acordo com as indicações da Unam, a posição de bruços é a pior posição para dormir que uma pessoa pode adotar. Ao dormir desta forma, com a cabeça inclinada para um lado, as curvaturas normais da coluna vertebral, especialmente da coluna lombar, são modificadas.
Dormir sobre o lado esquerdo ajuda também a manter constante o volume e a pressão sanguínea, assim como o melhor funcionamento do sistema imunológico”, comenta o fisioterapeuta da CPAPS.