A dermatologista informa que a vaselina entope os poros e pode desencadear o surgimento de cravos, pois há uma mistura da oleosidade natural da pele com as células que já estão mortas. Além disso, bloqueia as espinhas – impede que elas melhorem de forma espontânea –, o que também pode levar a piora da acne.
Ajuda a acabar com as olheiras e inchaço nos olhos. A vaselina também pode ser usada para hidratar a região em redor dos olhos, ajudando a prevenir o surgimento de olheiras e inchaço nos olhos. Além disso, também ajuda a evitar o aparecimento de rugas, pois atenua as linhas de expressão e mantém a hidratação.
Tendência de passar vaselina no rosto antes de dormir pode causar também efeitos colaterais raros se for combinada com esteroides. Com a promessa de uma pele mais macia e saudável a partir do uso da vaselina, uma prática de beleza coreana viralizou no TikTok nos últimos meses e ganhou até adesão de redes de farmácias.
Onde Não Usar Vaselina? Evite usar vaselina em áreas propensas à acne, como o rosto, especialmente se você tem pele oleosa, pois ela pode obstruir os poros. Além disso, não aplique vaselina em feridas abertas ou infecções sem consultar um médico.
Hidrata, ilumina o rosto , reduz as rugas e obviamente melhora. A técnica consiste em aplicar vaselina rotineiramente à noite , antes de dormir. Você lava o rosto e aplica vaselina . Você coloca uma quantidade suficiente para atingir todo o rosto .
Principais Sintomas: o contato prolongado e freqüente do produto pode causar o eventual aparecimento de dermatites. O contato direto com os olhos pode causar irritação ocular. Se ingerido ou inalado em grande quantidade pode causar náuseas, vômitos e dores abdominais.
Derivada do petróleo, a vaselina é considerada amiga da beleza por criar uma fina película sobre a pele, evitando o ressecamento. A substância está presente na composição de cosméticos, mas também pode ser usada em sua fórmula pura, seja no estado líquido, seja no sólido.
Depois de lavar a queimadura, o médico aconselha ainda a colocar um pouco de vaselina líquida e não expor a área da lesão à luz do sol. Enquanto a vaselina funciona como um umectante, ajudando a hidratar a pele da região afetada, os raios solares podem piorar a queimadura e a dor e devem ser evitados.
Qual a diferença entre vaselina sólida e vaselina líquida? Ambas possuem a mesma composição, o que muda é o estado físico. É recomendado o uso de vaselina para tratar estrias? Apenas como base cosmética, já que a vaselina pura não possui propriedades terapêuticas para estrias.”
“Parece lubrificante, mas produtos à base de petróleo podem levar à infecção”, diz Whelihan. Um estudo publicado na revista Obstetrics and Gynecology descobriu que mulheres que usaram vaselina como lubrificante tinham duas vezes mais chances de ter vaginose bacteriana do que as não usuárias.
“Já a vaselina auxilia na retenção da hidratação dos fios, melhora a lubrificação e reduz o atrito na hora de pentear, melhorando assim o frizz e disfarçando as pontas duplas”, comenta. A trend serve para todos os tipos de cabelo e não há contraindicações.
A vaselina pode ser usada na cicatrização de feridas simples como arranhões e escoriações. Ela age mantendo a ferida hidratada, impedindo o ressecamento e a formação de crostas que atrasam a cicatrização. Ela também ajuda na prevenção da formação de cicatrizes largas e profundas.
⚜️ Uma alternativa válida é combinar a vaselina e HIRUDOID®️, aplicando suavemente sobre as pálpebras inferiores. ⚜️ A vaselina proporciona barreira cutânea, enquanto o HIRUDOID®️, contendo heparina, favorece a microcirculação, minimizando a aparência de olheiras de origem vascular.
Sim, a vaselina é um hidratante para peles, utilizados em diversos hidratantes e muitas vezes puro. O melhor depende do seu tipo de pele e se tem alguma doença associada. Procure seu médico e se informe qual o melhor tratamento para você.
A dermatologista informa que a vaselina entope os poros e pode desencadear o surgimento de cravos, pois há uma mistura da oleosidade natural da pele com as células que já estão mortas. Além disso, bloqueia as espinhas – impede que elas melhorem de forma espontânea –, o que também pode levar a piora da acne.
Indica-se usar debaixo das axilas, entre os dedos dos pés, nos mamilos, nas virilhas, nas coxas e no pescoço. Ou em qualquer região que o corredor sinta mais atrito de seu corpo e que provoque algum desconforto.
A prática consiste em aplicar uma gelatina ou creme à base de petróleo, geralmente vaselina, no rosto antes de dormir. O objetivo é evitar que a hidratação da pele evapore durante a noite, e ela tenha uma aparência macia.
A vaselina é ótima para remover manchas que respingam nas roupas ou na pele. Acredite, aquelas manchas de tinta difíceis de sair da pele podem ser removidas facilmente com a vaselina.
Ela possui ação emoliente que pode ser usada também para a remoção de resíduos em ferimentos e também em rachaduras na derme. Multifuncional, o produtinho pode ser utilizado para remoção de pomadas e produtos gordurosos da pele, além de lubrificante puro ou como base e preparações farmacêuticas e cosméticas.
Daniela Lemes, diretora médica da Slim Clinique, indica o uso de cremes hidratantes que levam vaselina em sua composição ou apostar na dobradinha hidratante + vaselina, que protege a pele contra a perda de água excessiva.
Se há um produto que qualquer mulher deve ter é, sem dúvida, a vaselina. Além de ser muito útil no alívio de irritações, queimaduras, ressecamentos, também ajuda, aparentemente, no crescimento dos pêlos das sobrancelhas.
Qual o tipo de Vaselina se usa para lubrificar? Para a lubrificação de peças e equipamentos que necessite de um produto que não escorra, qualquer tipo de vaselina pode ser utilizada, inclusive a vaselina sólida farmacêutica, apesar do custo mais elevado deste produto.