Para fazer essa descontaminação, Schwarz recomenda misturar um copo de 200 ml de vinagre 6% (que não é o de cozinha) à água da lavagem. “O ácido acético tem um grande poder de eliminar fungos”, completa. As meias também requerem um cuidado especial para não contaminar as outras roupas na lavagem.
Os antifúngicos atacam os principais tipos de fungos que causam a infecção, são fáceis de aplicar e penetram rápido na pele para alívio dos sintomas. Clotrimazol é um dos princípios ativos que podem ser usados para tratar frieira ou pé de atleta.
O vinagre de maçã é outra boa opção de remédio caseiro para micose de pele, pois por ser uma substância ácida, ajuda a eliminar fungos que causam a micose de pele, além de ter ação anti-inflamatória, aliviando os sintomas de coceira, vermelhidão e inchaço na pele.
Frieira ou pé de atleta é uma infecção de pele muito comum causada por fungos, que você pode tratar facilmente com um medicamento antifúngico aplicado diretamente na região afetada. Há vários produtos Canesten® (clotrimazol) disponíveis para tratar o frieira ou pé de atleta.
FRIEIRA ACABE COM ELA USANDO APENAS ISSO POR ATÉ 7 DIAS
O que piora a frieira?
Coçar a pele afetada. Isso pode transmitir a infecção para outras partes do corpo. Andar descalço, especialmente em vestiários, piscinas e chuveiros públicos. Compartilhar toalhas, meias ou sapatos com outras pessoas.
Canesten ataca com eficácia os principais tipos de fungos que causam micoses e frieira. É fácil de aplicar e penetra rápidamente na pele, aliviando os sintomas desde a primeira aplicação.
Bicarbonato. O bicarbonato de sódio é mais um dos produtos indicados por ter o mesmo efeito alcalinizante. Ele pode ser misturado com vinagre ou limão para ser aplicado sobre a micose. Se preferir, deixe os pés de molho na solução de vinagre com água e adicione bicarbonato.
Cremes. Os cremes à base de antifúngicos são uma opção eficaz para tratar frieiras, combatendo diretamente os responsáveis pela infecção. Esses medicamentos contêm ingredientes ativos, como clotrimazol, miconazol ou terbinafina, que têm propriedades antifúngicas.
A causa da frieira é a micose, ou seja, uma infecção ocasionada por fungos que podem prejudicar regiões como pele, unhas, couro cabeludo e áreas do corpo com muita umidade.
A melhor forma de preparar um remédio caseiro para frieira é utilizar óleos essenciais, pois várias plantas, especialmente as aromáticas como alecrim e tomilho, possuem óleos com forte ação antisséptica, capaz de eliminar vários tipos de microrganismos, incluindo fungos, que são os causadores da frieira nos dedos do pé ...
Basta preparar uma solução com meia xícara de lysoform, duas xícaras de álcool, 1 litro de água. Coloque em um borrifador e espirre no sapato por dentro. Só use novamente este calçado quando estiver completamente seco.
O que passar em frieira entre os dedos do pé caseiro?
O vinagre de maçã é outro germicida comumente utilizado em casos de frieira. Para utilizá-lo, dilua 50 ml de vinagre em 200 ml de água e aplique a solução diretamente na ferida algumas vezes ao dia.
Além disso, o tratamento da frieira pode ainda ser complementado com remédios caseiros, como aplicar sobre a pele o óleo essencial de melaleuca (tea tree) ou o óleo essencial de hortelã-pimenta, por exemplo.
A exposição constante à água fria retira a hidratação natural da pele, tornando-a mais propensa a irritações. Atividades profissionais que exigem o manuseio prolongado de água ou o contacto com gelo e produtos congelados podem aumentar o risco de desenvolver frieiras.
"No caso da micose, por exemplo, são comuns o descolamento na unha, manchas e riscas nas extremidades e a aparência mais grossa e espessa. Já a frieira é muito conhecida pela coceira na região afetada. O famoso 'pé de atleta' incomoda bastante e pode provocar fissuras, inchaço, ardor local e mau cheiro.
O ácido acético presente no vinagre de maçã ajuda a combater os fungos que causam a micose nas unhas, já que suas propriedades alcalinas neutralizam o pH da pele. Para usar esse remédio caseiro, deixe as unhas infectadas de molho em uma bacia com meio copo de vinagre de maçã e meio copo de água por 15 a 20 minutos.
Tendo em vista os resultados obtidos, o vinagre de maçã apresenta-se como agente fungicida e fungistático, o que nos fornece indicativos para avaliação deste quando em contato com bases de próteses dentárias e combate a infecções micóticas que acometem a cavidade bucal, havendo, ainda, a necessidade de realização de ...
O ideal é lavar o local com água salgada e fazer compressas de vinagre por 30 segundos para aliviar a dor causada pelas toxinas. Nunca passe água doce, urina, sabonete ou álcool nesse ferimento, pois essas substâncias vão estimular a liberação do veneno e causar mais dor.
Nos casos mais sérios, as fissuras que aparecem podem minar um líquido e a pele torna-se mais fina e dolorida no local. Algumas vezes, infecções bacterianas secundárias podem complicar o quadro.
O melhor jeito de usar é colocando os pés de molho na solução de água e vinagre de maçã (aprenda mais abaixo, ainda nesse texto). Outro jeito de usar é molhando um algodão em uma mistura de 1 xícara de água e 1 colher (de chá) de vinagre de maçã. Em seguida, aplicar sobre a irritação.
As pomadas com antifúngicos são frequentemente indicadas para o tratamento da frieira, podendo ser recomendado pelo médico o uso de pomadas contendo cetoconazol, fluconazol ou isoconazol, que devem ser aplicadas 2 a 3 vezes por dia durante 4 semanas, ou de acordo com a recomendação médica.