Devido à composição em minerais como cálcio, magnésio e outros oligoelementos, a água do mar melhora os sintomas de todas as doenças articulares, já que é capaz de reduzir a inflamação. Além disso, o fato de a pessoa se movimentar no mar, também contribui para a saúde muscular e das articulações.
Além de melhorar nossa imunidade, a água salgada ajuda também na melhor cicatrização de feridas. Os sais minerais presentes na água têm efeito antibiótico, ajudando no alívio e cicatrização de vários casos de doenças cutâneas, desde simples feridas ou inflamações, até algumas as mais sérias como dermatites.
Um dos benefícios mais perceptíveis de uma temporada no litoral é a melhora na respiração. O ar marítimo funciona praticamente como uma nebulização, aliviando sintomas de doenças como sinusite, rinite, alergias e outros problemas das vias respiratórias, uma vez que hidrata as mucosas e diminui o muco nasal.
O ambiente marinho contém elementos essenciais para reforçar o sistema imunitário do corpo humano, como sais minerais e vitaminas. E o melhor? Estes elementos são facilmente absorvidos através da pele, quando nada ou, até, num mero passeio à beira mar.
A água do mar é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, o que a torna uma excelente opção para combater diversas doenças de pele, como acne, psoríase e eczema.
Na água do mar, de fato, existe uma concentração considerável de sais minerais. E isso, devido a um mecanismo físico chamado osmose, favorece a eliminação, através da pele, dos líquidos que haviam acumulado nos tecidos.
A proximidade com o mar tem sido associada a uma redução nos níveis de estresse e ansiedade. Para fomentar ainda mais a sensação de tranquilidade e conexão com a natureza, faça uma caminhada pela praia e explore todos os efeitos positivos na saúde mental.
Devido à sua composição em magnésio, que tem uma ação relaxante, a água do mar ajuda a aliviar a tensão muscular, o estresse e a ansiedade. Assim, uma forma de diminuir o estresse e promover a sensação de bem estar é através da prática de exercícios ou de atividades no mar, como o nado, por exemplo.
A recomendação médica é frequentar locais expostos ao sol no início da manhã ou no fim da tarde. “Devemos evitar a exposição solar no período entre 10h e 15h”, afirma a dermatologista Ana Carolina Sangenetto Fernandes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Isso acontece porque a água marinha ajuda os nossos músculos a relaxarem. Desse modo, nadar no mar gaúcho depois de um longo dia de trabalho pode gerar a sensação de bem-estar e ainda ajudá-lo a dormir melhor.
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) recomenda que os banhistas esperem, pelo menos, 48 horas após as chuvas para entrar no mar com certa segurança para a saúde, evitando contaminação pela água suja.
Na banheira coloque um punhado de sal grosso junto com os produtos para o banho. Pode-se também fazer um escalda-pés com sal grosso. Outro efeito é o de eliminar a energia negativa que acumulamos no dia a dia, e talvez este seja o mais aplicado na utilização do sal grosso no banho.
Por um lado, a água salgada é mais densa que a água doce. Isto requer menos esforço muscular para nos manter à tona. Ou seja, nadamos mais relaxados no mar porque flutuamos mais. Por outro lado, os sais são absorvidos pela pele.
"Não é aconselhável lavar sistematicamente o cabelo após cada banho, mas devemos limpá-lo pelo menos uma vez por dia se tivermos estado na água do mar ou numa piscina", clarifica Adrien Coelho, cabeleireiro em Paris, ao site da Madame Fígaro.
É normal sentir o cabelo mais ressecado e opaco depois de tomar um banho de mar. Isso porque a água salgada é rica em cloreto de sódio e essa substância faz com que as cutículas dos fios se abram, deixando-os mais porosos.
Até mesmo visualmente o mar é capaz de transmitir calma e sensação de segurança, uma vez que sua superfície plana transmite estabilidade, afastando a preocupação e o estresse causados pela imprevisibilidade do ambiente.
O mar e toda sua imensidão, tem o poder de nos reconectar com nossa essência. Mas além dos benefícios metafísicos, é importante citar também os benefícios físicos que o contato com o oceano, nossa maior fonte natural, pode nos proporcionar.
Um bom banho de mar consegue realmente limpar e purificar as energias de uma pessoa, além de promover relaxamento e bem-estar. A explicação para tantos benefícios é o portal espiritual presente nos mares.
O banho de mar, em particular, carrega consigo uma carga simbólica que vai além do ato de se refrescar nas ondas salgadas. Associado a rituais de purificação espiritual, essa prática muitas vezes é acompanhada pela superstição do uso de sal grosso.
A água salgada ajuda também na cicatrização de feridas. Os sais minerais presentes na água, como o iodo e o cloreto de sódio, têm efeito antisséptico e cicatrizante, contribuindo com a cura de ferimentos e machucados.