É cabível a Arguição de Descumprimento a Preceito Fundamental mesmo quando houver outra medida eficaz para sanar a lesividade?

A Lei 9.882/1999, no § 1º de seu art. 4º, disciplinou: “Não será admitida arguição de descumprimento de preceito fundamental quando houver qualquer outro meio eficaz de sanar a lesividade”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em enciclopediajuridica.pucsp.br

Quando cabe arguição de descumprimento de preceito fundamental?

Ou seja, cabe ADPF quando não houver outro meio eficaz de sanar a lesividade a preceito da constituição. Nesse sentido, existem dois entendimentos jurídicos: O primeiro, é a corrente restritiva que diz que a subsidiariedade da ADPF abarca a impossibilidade de qualquer meio processual existente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Quando é cabível a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental?

O uso da ADPF é subsidiário: ela tem cabimento quando não for o caso de ADI, ADC ou ADO. As decisões definitivas de mérito nessa ação têm eficácia contra todos e efeito vinculante no âmbito dos demais órgãos do Poder Público (cf.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Quais são os requisitos da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental ADPF segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal?

O objeto da argüição de descumprimento de preceito fundamental há de ser 'ato do Poder Público' federal, estadual, distrital ou municipal, normativo ou não, sendo, também, cabível a medida judicial 'quando for relevante o fundamento da controvérsia sobre lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, incluídos os ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Qual a finalidade da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental?

Proposta perante o Supremo Tribunal Federal, tem por objetivo evitar ou reparar lesão a preceito fundamental, resultante de ato do Poder Público. Ver a Lei nº 9.882/99 e Constituição Federal, art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnmp.mp.br

AGU Explica - Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental

Para que serve a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental?

O que é uma ADPF? A Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) é um instrumento jurídico previsto na Constituição Federal Brasileira de 1988, e regulamentada pela Lei n. 9.882/1999, que permite ao Supremo Tribunal Federal (STF) atuar como guardião dos princípios mais essenciais da ordem constitucional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

O que significa a arguição de descumprimento?

Uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) é proposta ao Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de garantir a efetivação dos preceitos fundamentais estabelecidos pela Constituição Federal e combater, reaver ou evitar atos que os desrespeitem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em alana.org.br

Quais são os preceitos fundamentais?

Para Alexandre de Moraes, “os preceitos fundamentais englobam os direitos e garantias fundamentais da Constituição, bem como os fundamentos e objetivos fundamentais da República, de forma a consagrar maior efetividade às previsões constitucionais”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em enciclopediajuridica.pucsp.br

Quando é cabível a ADO?

Uma Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) é proposta ao Supremo Tribunal Federal (STF) para efetivar as normas estabelecidas pela Constituição Federal quando há omissão de algum dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário ou de órgãos administrativos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em alana.org.br

Quando é cabível a ADC?

A ADC (Ação Declaratória de Constitucionalidade), prevista no art. 103 da Constituição Federal de 1988, é um instrumento essencial para o controle concentrado de constitucionalidade. Ela é utilizada quando há uma controvérsia judicial em relação à constitucionalidade de um ato normativo federal, ou parte dele.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.grancursosonline.com.br

Quem pode entrar com a ADPF?

Os legitimados especiais são A Mesa de Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Governador de Estado ou do Distrito Federal e a confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional (incisos IV, V e IX do artigo 103).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que o STF entende como preceito fundamental?

176/STF). Valemo-nos, então, de algumas sugestões da doutrina: Para o Professor Cássio Juvenal Faria, preceitos fundamentais seriam aquelas “normas qualificadas, que veiculam princípios e servem de vetores de interpretação das demais normas constitucionais, por exemplo, os 'princípios fundamentais' do Título I (arts.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É cabível ADPF contra súmula vinculante?

Por maioria, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é possível o ajuizamento de arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) contra súmula de jurisprudência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Quais as hipóteses de cabimento da ADPF?

Quando uma ADPF é cabível? Além de ser utilizada em casos de descumprimento de preceito fundamental, a ADPF também é considerada um instrumento de ação subsidiário, residual, pois, via de regra, quando não couber uma ADI, ADC ou qualquer outro mecanismo de controle concentrado, pode ser utilizada a ADPF.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnnbrasil.com.br

Quem tem legitimidade para propor ação de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental?

A lei que dispõe sobre a ADPF, a Lei 9.882/99, traz que os legitimados para propor a arguição de descumprimento de preceito fundamental são aqueles que podem propor a ação direta de inconstitucionalidade (ADI), e que estão presentes na Constituição Federal Brasileira.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em estrategiaconcursos.com.br

Qual é a interpretação da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 54 ADPF 54 em relação ao aborto de fetos anencéfalos?

Com efeito, em recente decisão na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 54, o Supremo Tribunal Federal estabeleceu que é inconstitucional a interpretação segundo a qual a interrupção da gravidez de feto anencéfalo constitui aborto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em legis.senado.leg.br

Quando cabe ADI ado ADC e ADPF?

A ADPF é considerada uma ação residual, ou seja, caberá quando não couber ADI, ADC, ADO ou Adin. Em suma: visa impedir ou suprimir a violação à preceito fundamental ocasionada por ato do poder público.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é ADO e ADPF?

Os instrumentos processuais que viabilizam o controle concentrado são as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs), as Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs), as Ações Diretas de Inconstitucionalidade por Omissão (ADOs) e as Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Onde cabe ado?

A ADO tem cabimento quando o poder público se abstém de um dever que a Constituição lhe atribuiu (STF, ADO 53 AgR, Rel.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cj.estrategia.com

Quais os requisitos para ajuizar uma ADPF no STF?

Para o cabimento da ADPF, no entanto, a lei prevê o cumprimento do requisito da subsidiariedade, ou seja, a ação somente deve ser admitida quando não houver outro meio eficaz capaz de sanar a lesividade apontada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Quais são os cinco preceitos?

Fundamento da moralidade budista e ponto de partida para o verdadeiro crescimento do ser humano, os Cinco Preceitos são:
  • Não matar.
  • Não roubar.
  • Não mentir.
  • Não ter má conduta sexual.
  • Não se entorpecer com álcool ou drogas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em templozulai.org.br

É verdade que a ADPF pode ser autônoma ou incidental?

É incidental porque a controvérsia só pode ser aquela que se apresenta em juízo, e a prévia demonstração deste requisito (controvérsia constitucional relevante) é exigida apenas nesta modalidade, não sendo necessária para a propositura da arguição autônoma.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que significa Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental?

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) é uma ação de controle concentrado de constitucionalidade que tem por objetivo o controle de atos do Poder Público que possam ser contrários à ordem constitucional. Como veremos, não é qualquer ato do Poder Público que pode ser objeto de análise em uma ADPF.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cj.estrategia.com

O que é processo de arguição?

Processo utilizado para afastar de causa um juiz, membro do Ministério Público ou servidor da Justiça sobre o qual haja uma desconfiança de parcialidade ou envolvimento com a causa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnmp.mp.br

Quando cabe a ADI?

Ação que tem por objeto principal a declaração de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo. É proposta perante o Supremo Tribunal Federal quando se tratar de inconstitucionalidade de norma ou ato normativo federal ou estadual perante a Constituição Federal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnmp.mp.br