Pode-se dizer mais pequeno?
Tem dois comparativos: menor (forma erudita); mais pequeno (forma popular). Em Portugal é mais corrente mais pequeno. Note-se: não são superlativos, são comparativos.É correto falar mais menor?
O uso de "mais pequeno" e "mais grande" na comparação de qualidade de objetos diferentes, pessoas diferentes, situações diferentes, é errado. O correto, pela gramática da língua, tanto em Portugal como no Brasi, Angola, Moçambique, e em quaquer país lusófono, é usar "menor" e "maior".É correto falar mais grande?
No caso do comparativo de superioridade, quatro adjetivos não aceitam o uso do advérbio “mais”. São eles: “grande”; “pequeno”; “bom”; “ruim” (não se fala “mais grande” nem “mais bom”, por exemplo).É errado falar mais alto?
A recomendação é que você fale um pouco mais alto do que seria suficiente para que as pessoas possam ouvir.Mais grande / Mais pequeno
É errado falar mais melhor?
Sabendo que "melhor" e "pior" são comparativos ou superlativos relativos de superioridade, entendem-se por redundantes construções como "mais melhor" ou "mais pior". Mas há quem se esqueça de que "menos pior", construção que vez ou outra se insurge até em bons textos, também não se sustenta de um ponto de vista lógico.É correto dizer "muito maior"?
4 – grande → maior [e não "mais grande"] → «muito maior»*. Por outras palavras, é sempre possível usar o advérbio muito com qualquer forma que os adjetivos tomem no grau comparativo. * Em relação a pequeno, em Portugal, usa-se o comparativo «mais pequeno».É errado falar menos pior?
Grato desde já! Segundo a norma-padrão da língua portuguesa, não se usa menos ou mais antes de pior ou melhor. É importante lembrar que, nas construções de grau comparativo dos adjetivos, melhor é a forma sintética de «mais bom»; e pior, de «mais mau/ruim».É correto falar muito mais?
Muito mais, 1 - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Dei-lhe «muito mais coisas» ou dei-lhe «muitas mais coisas»? Tanto é correcto dizermos muito mais coisas, como muitas mais coisas. a) Em muito mais coisas, o elemento muito encontra-se ligado ao advérbio mais para o intensificar.É certo falar maior de idade?
“Menor de idade” e “maior de idade” são consideradas formas completas enquanto “menor” e “maior” são consideradas formas reduzidas. Já as expressões “de menor” e “de maior” são consideradas formas populares, pois são consideradas inadequadas por muitos gramáticos embora seu uso entre os falantes seja comum.É correto chamar menor?
Termo de sentido vago, utilizado para definir a pessoa com menos de 18 anos. Desde que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) entrou em vigor, é considerado inapropriado para designar crianças e adolescentes, pois tem sentido pejorativo.Está correto falar de menor?
Evidentemente, isso vale para menores de qualquer idade, e os 14 anos mencionados por Edilson servem apenas como exemplo. “De menor” é uma expressão popular brasileira que deve ser evitada.O que significa mais pequeno?
Usa-se «Mais pequeno» com o que é mensurável metricamente ou palpável, «menor» com o que não é.Quando usar a palavra mais grande?
Depende do contexto. Quando se comparam qualidades ou atributos, é essa a forma: A casa é mais grande que pequena. O auditório é mais pequeno que grande.Qual é a palavra mais menor?
Já a respeito da menor palavra, podemos citar o artigo definido: a. Como dito, trata-se de uma vogal que tem função de artigo definido feminino, por exemplo, na frase: “A menina estuda muito”, podemos ter noção do emprego da palavra.É correto falar mais perfeito?
As duas formas são corretas.É correto falar mais bem?
A gramática normativa recomenda que, antes dessa forma nominal do verbo, deve-se utilizar “mais bem” e “mais mal”.É correto dizer "mais bom"?
MAIS BOM? / MAIS MAU? Sim. Dependendo do contexto, o uso dessas duas formas é correto.É errado falar bem melhor?
O advérbio bem permite usar estes os dois comparativos. Melhor é utilizado com formas verbais em geral, mais bem com o particípio passado ou adjetivo verbal.É errado falar muito pouco?
'Muito pouco' ou 'pouquíssimo'?O professor Pasquale destaca que é perfeitamente possível usar 'muito pouco'. Ele acrescenta que, nesse caso, o 'muito' reforça o 'pouco'. É possível usar a forma composta 'muito pouco' ou a forma sintética 'pouquíssimo'.