Tinha pago é errado?
Eu tinha pagado aquela conta, eu havia pagado aquela conta. E o pago não existe existe. Quando você usar os verbos ser e estar, o boleto foi pago, o boleto está pago, ser, estar, mas com os verbos ter e haver, você usará pagado, tinha pagado, havia pagado você, minha cara, ganhou.Foi pago está certo?
A preferência pela forma "pago" pela força do usoEmbora existam as regras gramaticais explicadas acima, atualmente há preferência pelo emprego da forma pago com todos os auxiliares: tem pago, havia pago, foi pago, estava pago.
Será paga ou pago?
Note, nos exemplos a seguir, que “pago” é sempre usado com os verbos auxiliares “ser” e “estar”: O salário é pago mensalmente. Até o fim do dia o valor precisa estar pago. Ele será pago assim que finalizar a tarefa.Tinha pago ou tinha pegado?
Na tradição da língua, o particípio passado de pegar é pegado, não ocorrendo jamais a forma pego. Por analogia com verbos que têm duas formas de particípio passado, uma regular e outra irregular (como pagar: pagado e pago), criou-se a forma irregular pego.TINHA PAGO ou PAGADO: QUAL É O CORRETO? - Profa. Pamba
Quando usar pago?
Pago é usado com os verbos auxiliares ser e estar: – O valor é pago mensalmente. A regra é igual para todos os verbos com particípio duplo, como é o caso de aceitar, acender, eleger, limpar, matar, ganhar, entre outros.Foram pagos ou foi pago?
Caso o verbo esteja no plural, aludindo aos formadores do conjunto (“pessoas”), ocorre a concordância siléptica ou lógica. Portanto, as duas formas estão corretas.Sou eu quem paga ou pago?
Quando o sujeito de um verbo for um pronome relativo "quem", o verbo concordará com o antecedente ou ficará na 3º pessoa do singular concordando com o sujeito quem. Sou eu quem paga (pago).Tinha ganho ou tinha ganhado?
Ganhado se usa com os auxiliares ter e haver:tinha ganhado, havia ganhado. Ganho tem a vez com ser e estar: é ganho, está ganho. Modernamente, há forte preferência pelo emprego de ganho com todos os auxiliares: tem ganho, havia ganho, foi ganho, estava ganho.Foi pagado está correto?
Pago ou pagado: verbos abundantes.Muitos podem se surpreender, mas o correto nesse caso era usar o verbo na forma PAGADO – “Ele já tinha pagado a conta”. Vamos te explicar o porquê: O verbo pagar, assim como o verbo morrer, é um verbo abundante (aquele que tem duas formas de particípio).
Quem pagou foi eu ou fui eu?
Em primeiro lugar, é importante que você saiba que o correto será sempre “fui eu”, não “foi eu”, isso porque o verbo precisa concordar com o sujeito da oração e, como o sujeito está expresso no pronome pessoal “eu”, a concordância adequada será feita com o verbo fazer no pretérito perfeito do indicativo, ou seja, “fui” ...Como é que eu escrevo pago?
As duas usaram o verbo “ter” antes do particípio de “pagar”, mas cada uma empregou esse particípio de forma diferente – “pago” e “pagado”.Como conjugar o verbo pagar?
pagar
- Presente. eu. pago. tu. pagas. ele/ ela/ você paga. nós. ...
- Pretérito Perfeito. eu. paguei. tu. pagaste. ele/ ela/ você pagou. nós. ...
- Pretérito Imperfeito. eu. pagava. tu. pagavas. ele/ ela/ você pagava. nós. ...
- Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. pagara. tu. pagaras. ele/ ela/ você pagara. nós. ...
- Futuro. eu. pagarei. tu. pagarás. ele/ ela/ você pagará nós.
Como se escreve pagar?
Explicando: o verbo “pagar” requer complemento sem a preposição A se se referir ao objeto que vai ser quitado.Está pagando ou estar pagando?
Sim! Pois o verbo está encontra-se flexionado no presente do indicativo, demonstrando uma constatação no momento da fala. Já o verbo estar é o verbo principal da locução verbal deve estar.Quando usar havia ou tinha?
De acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa, não há diferença entre havia ou tinha. Ambos os termos estão corretos e podem ser utilizados, pois possuem o mesmo significado. É bastante comum usar o verbo ter no lugar de haver, e essa substituição não atrapalha o entendimento da frase.Que pagar ou de pagar?
Então, todas as vezes que houver a necessidade de retomar um antecedente, use “que” e não “de”. Logo, em frases que não há necessidade de retomar algo, ou seja, não há um antecedente, use “de”. Exemplos: Tenho de pagar meu amigo.É correto dizer quem sou eu?
Quem, como pronome relativo, equivale a o que, aquele que. O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu). Como pronome interrogativo, quem admite verbo no singular ou plural: Quem chegou? Quem são os interessados.Sou eu quem fala ou falo?
2) SE TIVERMOS O “QUEM”Não sou apenas eu quem fala isso! É importante destacar aqui que é abonada também a concordância com o elemento que precedo pronome “quem”, de modo a pôr em relevo o agente do processo verbal: Não sou apenas eu quem falo isso!
Tinha pago está correto?
– Ele já tinha pagado a conta. Pago é usado com os verbos auxiliares ser e estar: – O valor é pago mensalmente. A regra é igual para todos os verbos com particípio duplo, como é o caso de aceitar, acender, eleger, limpar, matar, ganhar, entre outros.Faz ou faz 10 anos?
A construção correta é faz dez anos.Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo.